Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Valor — São Paulo


As exportações alemãs para a China em maio sofreram uma de suas maiores quedas, refletindo a relação comercial vacilante entre os dois países, informou hoje o escritório nacional de estatísticas alemão, o Destatis. Enquanto isso, o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, chega a Pequim para acalmar a disputa comercial com a União Europeia (UE).

Segundo o Destatis, as exportações da Alemanha para a China caíram 14%, para 7,5 bilhões de euros em maio, em comparação ao ano anterior, ressaltando como uma fonte de crescimento importante para a maior economia da Europa se tornou uma fonte de vulnerabilidade.

Leia também

A queda nas exportações alemãs para a China compensou um aumento de 4,1% nas remessas do país para os Estados Unidos, que assume como seu maior mercado de exportação, e levou a uma queda geral de 6,4% nas exportações para países fora da UE.

O declínio foi anunciado enquanto o ministro da Economia alemão inicia sua visita de três dias à China para conversas com seus principais líderes. Ele é o primeiro alto funcionário europeu a visitar a China desde que a UE anunciou, no início deste mês, seu plano de impor tarifas de até 48% sobre os veículos elétricos chineses, no qual a Alemanha foi contra.

Habeck busca acalmar a disputa comercial entre Pequim e o bloco europeu, temendo que a vasta indústria automobilística da Alemanha, que depende fortemente do mercado chinês, a torne particularmente vulnerável a qualquer medida retaliatória por parte da China.

Segundo o ministro, como uma das principais economias da Europa e seu maior produtor de automóveis, a Alemanha está em uma "situação especial" nas atuais tensões comerciais.

"Decidi incentivar os chineses a discutir isso conosco, para não simplesmente deixar as coisas seguirem seu curso e escalarem", acrescentou ao falar com jornalistas antes de embarcar em um voo para a China a partir da Coreia do Sul.

No entanto, Habeck minimizou as chances de sua visita resolver a disputa comercial. "Não há chance de o conflito ser resolvido na China. Espero que seja possível estabelecer formatos orientados para a solução no futuro próximo. Se minha viagem puder contribuir para isso, seria bom", completou.

A mídia estatal chinesa retratou a visita do funcionário alemão como um sinal da "atitude aberta da China e de alguns políticos na UE em buscar diálogo e cooperação".

"Espera-se que a visita de Habeck possa levar a discussões mais produtivas sobre questões econômicas e comerciais, particularmente no campo dos veículos elétricos, e infundir nova energia no desenvolvimento contínuo das relações econômicas e comerciais China-UE", escreveu o jornal estatal “Global Times” em um editorial.

Primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, ao lado do ministro da Economia do país, Robert Habeck — Foto: Michael Sohn/AP
Primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, ao lado do ministro da Economia do país, Robert Habeck — Foto: Michael Sohn/AP
Mais recente Próxima China ameaça aplicar pena de morte contra defensores de Taiwan

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Konotop fica na região de Sumy, que tem sido particularmente alvo de ataques russos nas últimas semanas

Drones russos danificam infraestrutura de energia na cidade de Konotop

Processo foi iniciado por entidade que pretendia ser coletiva ao tentar englobar todos os acionistas da Petrobras que tiveram ações da empresa entre 2010 e 2015; termos da arbitragem são confidenciais

Petrobras obtém decisão arbitral favorável em processo movido por associação

Bank of America vê risco inflacionário no curto prazo para serviços de utilidade pública

Forte onda de calor no país pode afetar ‘utilities’, agricultura e transporte

Índice de preços reforça apostas de corte de 0,25 ponto percentual pelo Fed na semana que vem

Dólar ronda a estabilidade após divulgação de inflação ao produtor nos EUA; juros futuros sobem

Segundo a companhia, a conversão irá melhorar a liquidez de suas ações e aprimorará os padrões de governança

DexxosPar quer converter ações preferenciais em ordinárias

Até o pedido de vista, havia cinco votos defendendo a legitimidade desse tipo de contrato, e dois contrários

STF: Julgamento de trabalho intermitente é suspenso por pedido de vista de Zanin

Em julho, 37% avaliavam a gestão do petista como ótima ou boa e 31% como ruim ou péssima; variações ocorrem dentro da margem de erro

Ipec: 35% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; 34% acham ruim ou péssimo

Resultado superou a expectativa de alguns economistas

Pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA ficam em 230 mil

No acumulado em 12 meses, o índice de preços ao produtor americano subiu 1,7%

PPI dos EUA tem alta de 0,2% em agosto, em linha com o esperado

Em 2023, a empresa adquirida registrou receita operacional líquida de US$ 70 milhões, com uma margem Ebitda de 18,5%

WEG compra fabricante de motores turca Volt Electric Motor por US$ 88 milhões