Legislação
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — São Paulo

Os vales-refeição e alimentação estão na lista de benefícios previstos por diversas empresas aos trabalhadores contratados em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Mas, afinal, eles podem ser descontados do salário? A resposta é simples: não.

Em geral, o vale-refeição é aceito em estabelecimentos que vendem produtos para consumo imediato, como restaurantes ou padarias. Apesar de previsto na lista de benefícios de várias empresas, a concessão dele por parte do empregador não é obrigatória, e nem há um valor mínimo.

O que acontece é que muitas empresas disponibilizam o benefício. Uma norma coletiva firmada com os sindicatos também pode estabelecer a obrigatoriedade do pagamento e o seu respectivo valor mínimo. Em todos os casos, a CLT prevê que ele não ultrapasse 20% do salário do funcionário.

O vale-refeição não pode ser descontado do pagamento mensal, explica Aloísio Costa Junior, sócio do escritório Ambiel Advogados e especialista em Direito do Trabalho. "A lei não prevê, nem autoriza, qualquer desconto do salário do empregado por conta do vale-refeição ou alimentação. Nenhum desconto é autorizado caso não esteja previsto em lei ou norma coletiva", afirmou.

E o vale-alimentação?

O vale-alimentação, em geral, é usado nas compras em estabelecimentos como supermercados e/ou açougues. Como no caso do refeição, as empresas não têm obrigatoriedade de conceder o benefício aos seus colaboradores.

Sendo assim, o pagamento pode ser oferecido por iniciativa do empregador ou fixado pelos sindicatos por meio de norma coletiva.

Não há um valor mínimo definido por lei para o vale-alimentação. A depender da profissão, o sindicato pode estabelecê-lo. Também como no vale-refeição, o valor do alimentação não pode ultrapassar 20% do salário do colaborador.

O que fazer se a empresa descontar o vale-refeição ou vale-alimentação do salário?

Caso haja o desconto indevido de qualquer valor não previsto em norma coletiva, o primeiro passo é resolver a questão internamente com o setor de Recursos Humanos. Se não houver acordo, segundo Costa Junior, o empregado poderá pedir a devolução na Justiça.

"Eventualmente, o colaborador também pode pedir a rescisão do contrato de trabalho por descumprimento de obrigação [da empresa] e o pagamento das verbas rescisórias, que são as mesmas no caso de dispensa sem justa causa", apontou.

*Estagiária sob supervisão de Diogo Max

Mais recente Próxima Prescrição intercorrente e multas aduaneiras

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

A colunista Isis Borge aconselha leitor que acabou de se formar e está em dúvida sobre qual caminho seguir na carreira

É melhor ser especialista ou generalista?

Projeto “A Casa que Anda” propõe reflexões infantojuvenis sobre os sentimentos evocados pela obra da escritora

Casa de Clarice Lispector é reproduzida em caminhão baú que vai percorrer o Brasil

Desindustrialização precoce e doença holandesa não explicam o fenômeno: é necessário buscar uma explicação alternativa

Edmar Bacha: Por que a indústria brasileira encolheu tanto?

Japão deve muito às exposições mundiais, e agora se prepara para voltar a abrigar uma

Técnica que pode possibilitar a reversão de envelhecimento e devolver visão a cegos é um dos destaques da Expo 2025 no Japão

Diretor americano faz uma homenagem profunda e pessoal a Michael Powell e Emeric Pressburger em ‘Feito na Inglaterra’

 Amir Labaki: A dupla de cineastas que influenciou os anti-heróis de Martin Scorsese

A opção legislativa de incidência da Selic, que é um índice altamente variável, pode resultar em discussões sobre segurança jurídica, proporcionalidade e equivalência material das prestações

Dois acórdãos recentes da 1ª e 11ª Câmaras de Direito Público entenderam ser permitido vender participações societárias por um valor inferior ao de mercado

Decisões do TJSP anulam cobranças de ITCMD

Avisos alegam simulação de venda de cotas ou ações de empresas para transmitir herança

São Paulo notifica milhares de contribuintes por falta de pagamento do imposto sobre doações

Tecnologia leva educação financeira para comunidades de desenvolvedores