Lula diz que não está conversando com Javier Milei porque espera pedido de desculpas

"Só quero que ele peça desculpas”, afirma o presidente

Por e , Valor — Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que “não está conversando” com o presidente da Argentina, Javier Milei, porque aguarda um pedido de desculpas do chefe de Estado vizinho. Na avaliação do presidente brasileiro, Milei falou “muita bobagem” durante a campanha eleitoral na Argentina.

“Não conversei com o presidente da Argentina porque acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim. Ele falou muita bobagem. Só quero que ele peça desculpas”, disse Lula em entrevista ao portal Uol.

“A Argentina é um país que eu gosto muito e é um país muito importante para o Brasil e o Brasil é muito importante para a Argentina. Não é um presidente da República que vai criar uma cisão [entre as duas nações]. O povo argentino e brasileiro é maior que os seus presidentes. E eles querem viver bem , viver em paz”, complementou.

Em seguida, Lula cutucou Milei ao dar a entender que o argentino tenta “governar o mundo” em vez de gerir seu próprio país. “O presidente da Argentina tem que governar a Argentina, não tem que governar o mundo”, explicou.

A afirmação do presidente brasileiro faz referência ao fato de que, por diversas vezes, Milei chamou Lula de ladrão, comunista furioso e ex-presidiário durante a campanha presidencial argentina. Além disso, no dia da vitória de Milei, o argentino ligou diretamente para o já ex-presidente Jair Bolsonaro para convidá-lo para a posse, o que foi compreendido como uma provocação.

O presidente da Argentina, Javier Milei — Foto: Natacha Pisarenko/AP
Mais recente Próxima Lula diz que Juscelino Filho será afastado se indiciamento for aceito

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!