Lula diz que bolsonarismo 'tem condições' de ter quatro candidatos em 2026

Presidente citou Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Ratinho Jr

Por e , Valor — Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26), que o bolsonarismo "tem condições" de ter quatro candidatos nas eleições presidenciais de 2026. "Não é só o Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo]", disse em entrevista ao Uol.

Lula citou, além de Tarcísio, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, de Goiás, Ronaldo Caiado; e do Paraná, Ratinho Jr. "Isso não é uma sacada inteligente minha, são governadores de Estados importantes que podem ser candidatos", complementou durante a entrevista.

Sobre o governador de São Paulo, especificamente, Lula afirmou não ter uma relação próxima, mas disse que eventualmente os dois estarão juntos em alguns eventos.

"Eu espero que ele não tenha preocupação de estar comigo. Eu tenho que ir para São Paulo sábado anunciar a faculdade da Zona Leste, anunciar o instituto da cidade Tiradentes, o instituto federal em Santo Amaro, universidade em Osasco, instituto em Mauá, Cotia, Franco da Rocha, Ribeirão Preto e se quiser estar junto, será convidado", disse.

Bolsonaro

Lula também afirmou, na entrevista, que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser considerado inocente até que se apresentem provas. Bolsonaro é investigado como suspeito de falsificação em seu cartão de vacina e também por supostamente tentar vender joias que ganhou enquanto esteve na Presidência.

"O que eu defendo [para o Bolsonaro] é o que eu defendo pra mim, que ele tenha presunção de inocência, que ele tenha direito de se defender e que ele seja ouvido. É só isso que eu defendo porque eu não tive. Eu fui condenado por um fato indeterminado, esse é o crime que eu cometi. Eu quero que ele [Bolsonaro] seja julgado corretamente, com direito de defesa e que prevaleça aquilo que a Justiça encontrar, mas que ele tentou dar um golpe, ele tentou", declarou o presidente.

Mas também alfinetou: "presidente da República não ganha joia, ganha presente. Eu estou com 12 contêineres que eu ganhei e que estão apodrecendo porque não tem [onde colocar]. Agora se o cara ganhou joia, joia não é presente, tem alguma coisa errada", acrescentou Lula.

Presidente Lula — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo.
Mais recente Próxima Lula diz que não está conversando com Javier Milei porque espera pedido de desculpas

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!