Netanyahu vê combate intenso perto do fim

Primeiro-ministro israelense ressalta que guerra não terminará até que Hamas deixe de controlar enclave palestino

Por — De Jerusalém


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse no domingo que a fase de combates intensos contra o Hamas na Faixa de Gaza está chegando ao fim, mas que a guerra não terminará até que o grupo islâmico deixe de controlar o enclave palestino.

Uma vez que os combates intensos acabem na Faixa de Gaza, segundo Netanyahu, Israel terá condições de deslocar mais forças ao longo da fronteira norte, com o Líbano, onde as lutas contra o Hezbollah, apoiado pelo Irã, têm se intensificado.

“Depois que a fase intensa estiver terminada, teremos a possibilidade de transferir parte das forças para o norte. E faremos isso. Primeiramente, para fins defensivos. E, em segundo lugar, para levar nossos residentes [evacuados] de volta para casa”, disse Netanyahu, em entrevista à rede de TV israelense Channel 14. “Se pudermos, faremos isso diplomaticamente. Se não, faremos de outra maneira. Mas levaremos [os residentes] de volta para casa”, disse. Muitas cidades israelenses próximas à fronteira com o Líbano foram evacuadas durante os combates.

Questionado sobre quando a fase de combates intensos contra o Hamas terminará, Netanyahu respondeu: “Muito em breve”. No entanto, os militares ainda continuarão na Faixa de Gaza. “Não pretendo terminar a guerra e deixar o Hamas como está”, disse.

Netanyahu também reiterou sua oposição à ideia de que a Autoridade Palestina, com sede na Cisjordânia, governe a Faixa de Gaza em vez do Hamas.

Também no domingo, testemunhas palestinas disseram que oito palestinos foram mortos por um ataque aéreo israelense a uma escola técnica perto da cidade de Gaza que está sendo usada para distribuir ajuda. “Algumas pessoas estavam vindo receber cupons e outras tinham sido desalojadas e estavam abrigadas aqui”, disse Mohammed Tafesh, uma das testemunhas. Um fotógrafo da Reuters viu um prédio completamente demolido e corpos cobertos ao lado da estrada.

(Tradução de Sabino Ahumada)

Mais recente Próxima China: Investimento estrangeiro direto recua 28,2% em maio, pelo 12º mês seguido

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!