Saint Joseph Group adquire empresa de tokenização ByeBnk

Como parte da operação, o ByeBnk será incorporado ao SJG e seus quatro sócios-fundadores

Por , Valor — Belo Horizonte


O Saint Joseph Group (SJG), multi-family office que administra US$ 1,3 bilhão em ativos, fechou um acordo para adquirir o ByeBnk, empresa de tokenização fundada por mineiros com sede em Nassau, nas Bahamas. O valor da operação foi mantido em sigilo pelas companhias.

Como parte da operação, o ByeBnk será incorporado ao SJG e seus quatro sócios-fundadores - Bruno Capelão, Rodrigo Carneiro, Matheus Cansian e Theo Lamounier - receberão uma participação minoritária no SJG. Com isso, o Saint Joseph Group passa a ter sete sócios.

O ByeBnk é uma fintech criada em 2020, em Belo Horizonte, como plataforma de gestão de investimentos em ativos digitais. Em 2021, a fintech recebeu um investimento minoritário da Via, ex-Via Varejo, por meio da sua subsidiária CNova. A empresa possui dez funcionários e atende em torno de 1 mil clientes, entre instituições financeiras e family offices brasileiros que buscam ter presença no exterior.

O Saint Joseph Group é um multi-family office criado em 2015, com operação em Montevidéu, São Paulo, Miami e Sioux Falls (em Dakota do Sul, nos EUA). O grupo, com 46 funcionários, presta serviços de planejamento tributário, gestão de investimentos, proteção de ativos, trust (planejamento patrimonial e sucessório), entre outros. Atualmente, possui sob gestão US$ 1,3 bilhão em ativos e pouco mais de 2 mil clientes.

Emílio Volz, CEO do Saint Joseph Group, diz que a união das empresas levou em conta a perspectiva de reorganização da indústria financeira com o processo de tokenização, reduzindo a concentração em alguns competidores e criando novos líderes de mercado. O objetivo do grupo é ter uma plataforma capaz de integrar bancos e outras instituições do sistema financeiro com o mundo das finanças descentralizadas, com a tokenização de ativos.

“A união vai permitir ao grupo criar ferramentas de proteção de ativos mais avançadas [para atuar no sistema blockchain], o que deve impulsionar o crescimento do grupo. Queremos ser líderes no mercado de tokenização de investimentos offshore”, afirmou Volz.

Bruno Capelão, CEO do ByeBnk, considerou que o fato do SJG já ter licenças para atuar como trust company nos Estados Unidos, no Uruguai e no Brasil vai permitir ampliar a oferta dos serviços de tokenização internacionalmente.

Os serviços e produtos de tecnologia do SJG serão transferidos para uma nova empresa (“spin-off”) que está sendo criada, a Advent Prime.

A expectativa dos sócios é que a operação seja concluída até novembro.

CEO do ByeBnk, Bruno Capelao, e CEO do Saint Joseph Group, Emilio Volz — Foto: Divulgação/Saint Joseph Group
Mais recente Próxima Bitcoin segue negativo após chegar a cair 6% com notícia da Mt. Gox ontem

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!