Finanças
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — São Paulo


A inflação ao consumidor dos Estados Unidos é o principal destaque da agenda desta quinta-feira e deve servir como base para apostas quanto ao rumo das taxas de juros no país. No Brasil, o desempenho das vendas do comércio varejista em maio também deve seguir no radar dos investidores. Veja, abaixo, os principais destaques da agenda desta quinta-feira:

IBGE divulga Pesquisa Mensal de Comércio de maio – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h, a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de maio. O volume de vendas no varejo restrito deve ter caído 0,5% em maio, ante abril, segundo mediana de 25 projeções de consultorias e instituições financeiras compiladas pelo Valor Data. Para o varejo ampliado, a projeção é de alta de 0,6% Em abril, o volume de vendas do varejo restrito havia crescido 0,9%, na comparação com março. O ampliado havia recuado 1,0% em abril.

IBGE divulga LSPA de junho – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho. Em maio, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2024 foi de 296,8 milhões de toneladas, 5,9% menor que a obtida em 2023 (315,4 milhões de toneladas). Em relação a abril, houve queda de -0,9%, com declínio de 2,8 milhões de toneladas. A área a ser colhida é de 78,3 milhões de hectares, aumento de 0,6% frente à área colhida em 2023, e aumento de 0,6% em relação a abril.

Conab divulga 10º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresenta, às 9h, o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23. No levantamento anterior, a produção de grãos no ciclo 2023/2024 estava estimada em 297,54 milhões de toneladas, volume 7% menor do que o obtido na temporada anterior, o que representa menos 22,27 milhões de toneladas a serem colhidas.

Tesouro realiza leilão tradicional de LTN e NTN-F – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h45 leilão tradicional de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F). As LTN que serão ofertadas têm vencimentos nos dias 1º de abril de 2025; 1º de outubro de 2026; 1º de julho de 2028 e 1º de janeiro de 2030. As NTN-F vencem em 1º de janeiro de 2031 e 1º de janeiro de 2035. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na sexta-feira.

EUA divulgam inflação ao consumidor – Às 9h30, a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (BLS) divulga índice de preços ao consumidor (CPI) de junho. Em maio: 0,0% m/m e +3,3% a/a. Em relação ao núcleo, em maio houve um aumento de 0,2% na base mensal e de 3,4% na comparação anual.

EUA divulgam pedidos de seguro-desemprego – Às 9h30, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulga o número de pedidos de seguro-desemprego na semana até 5 de julho. Na semana anterior: 238 mil pedidos.

Presidente do Fed de Atlanta participa de evento – Às 12h30, o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participa de evento.

Tesouro dos EUA faz leilão – Às 14h, Departamento do Tesouro dos Estados Unidos faz leilão de T-bonds de 30 anos.

Presidente do Fed de St. Louis participa de evento – Às 14h, o presidente do Fed de St. Louis, Alberto Musalem, participa de evento.

Lula recebe atletas no Planalto - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe às 9h o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Às 10h, tem reunião com Nísia Trindade, ministra da Saúde. Às 11h recebe atletas olímpicos e paralímpicos. Ele participará às 11h de solenidade para celebrar 20 anos do Bolsa Atleta, na qual deverá firmar decreto concedendo reajuste para o auxílio. Às 14h40 recebe o secretário substituto especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogerio de Souza. Às 15h tem reunião com a ministra da gestão, Esther Dweck. E, às 16h, se reúne com o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Todas as agendas serão no Palácio do Planalto.

Haddad recebe ministro Márcio França - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reunião às 9h com Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, na sede do Ministério da Fazenda.

Galípolo tem agenda com mercado financeiro em São Paulo - O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, segue em férias e é substituído pelo diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo. Nesta quinta-feira, Galípolo despacha de São Paulo pela manhã e, à tarde, tem dois compromissos, ambos no escritório do BC na capital paulista. Das 14h às 15h, tem reunião com David Beker, Head of Macro Economy & Strategy, Ricardo Diniz, Chairman, e Eduardo Alclay, Country Executive, do Bank of America, para tratar de assuntos institucionais. Em seguida, das 15h às 16h, reúne-se com representantes da Genoa Capital para tratar de conjuntura econômica. Os diretores Ailton Aquino Santos (Fiscalização) e Otavio Damaso (Regulação) cumprem agendas em Rondônia nesta quinta. Das 12h às 13h30, participam de almoço com a representantes do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB) Central Norte, em Cacoal (RO), sobre assuntos institucionais. À tarde, os dois diretores fazem visita institucional ao SICOOB Credisul, promovida pelo SICOOB Norte, em Villhena (RO). O compromisso ocorre das 15h às 18h. Por fim, participam à noite, das 19h30 às 21h, do Sicoob Sabor Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, patrocinado pelo SICOOB Central Norte, em Vilhena. Já o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Gomes, cumpre agenda no exterior. Ele participa do Committee on Payments and Market Infrastructures (CPMI) Conference e da CPMI Meeting, promovidos pelo Bank for International Settlements (BIS), em Florença, Itália. Os demais diretores têm despachos internos ou estão em férias.

 — Foto: Ana Branco/Agência O Globo
— Foto: Ana Branco/Agência O Globo
Mais recente Próxima O que observar na temporada de balanços de bancos americanos

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Contrato deve ampliar liquidez e possibilidades de estratégia com bitcoin

Nasdaq inicia negociação de opções de ETF de bitcoin à vista da BlackRock

Decisão, unânime, é dos desembargadores da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial

TJSP reconhece direito de uso de marca por restaurante após utilização prolongada sem oposição

Ministro do STF afirma que, quem quer paz, luta diariamente pela democracia

Após atentado a bomba, Flávio Dino fala em ciclo de violência e em quebra de cultura de paz

Outras divisas pares e também ligadas à commodity se valorizam; por aqui, agentes seguem à espera do pacote fiscal, após piora de projeções do Focus

Dólar tem queda firme e Ibovespa ronda a estabilidade com alta do petróleo no radar

Prazo para entrega da documentação necessária para participar da concorrência é 13 de janeiro de 2025 e a expectativa é que, até 3 de abril, todo o processo seja concluído

Governo de SP publica edital para escolher gestora do Finaclima

A expectativa do governo brasileiro é de iniciar a importação 2 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) no início do ano que vem

Brasil sela parceria com Argentina para garantir importação de 30 milhões de m³/dia de gás até 2030

Presidente da COP29 pede sinal positivo sobre compromisso com a crise climática

Brasil e Reino Unido são convidados a ajudar a presidência da COP 29

Para reforçar sua ameaça nuclear, o governo de Pyongyang testou no mês passado o que descreveu como um novo míssil balístico intercontinental que alcançou um voo recorde

Líder da Coreia do Norte promete expansão “sem limites” das capacidades nucleares do país

O presidente eleito indicou lunáticos para cargos-chave que estão dispostos a virar as instituições americanas ponta-cabeça em busca de vingança

FT/ANÁLISE: Ao mirar o inimigo interno, Trump fortalece Rússia e China, os verdadeiros inimigos dos EUA

"Devemos defender o sistema internacional centrado na ONU, a ordem internacional sustentada pelo direito internacional e as normas básicas das relações internacionais baseadas nos propósitos e princípios da Carta da ONU”, destaca Xi Jinping

Presidente da China defende 'menos quintais com cercas altas' e mais cooperação entre países