A inflação ao consumidor dos Estados Unidos é o principal destaque da agenda desta quinta-feira e deve servir como base para apostas quanto ao rumo das taxas de juros no país. No Brasil, o desempenho das vendas do comércio varejista em maio também deve seguir no radar dos investidores. Veja, abaixo, os principais destaques da agenda desta quinta-feira:
IBGE divulga Pesquisa Mensal de Comércio de maio – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h, a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de maio. O volume de vendas no varejo restrito deve ter caído 0,5% em maio, ante abril, segundo mediana de 25 projeções de consultorias e instituições financeiras compiladas pelo Valor Data. Para o varejo ampliado, a projeção é de alta de 0,6% Em abril, o volume de vendas do varejo restrito havia crescido 0,9%, na comparação com março. O ampliado havia recuado 1,0% em abril.
IBGE divulga LSPA de junho – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho. Em maio, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2024 foi de 296,8 milhões de toneladas, 5,9% menor que a obtida em 2023 (315,4 milhões de toneladas). Em relação a abril, houve queda de -0,9%, com declínio de 2,8 milhões de toneladas. A área a ser colhida é de 78,3 milhões de hectares, aumento de 0,6% frente à área colhida em 2023, e aumento de 0,6% em relação a abril.
Conab divulga 10º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresenta, às 9h, o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23. No levantamento anterior, a produção de grãos no ciclo 2023/2024 estava estimada em 297,54 milhões de toneladas, volume 7% menor do que o obtido na temporada anterior, o que representa menos 22,27 milhões de toneladas a serem colhidas.
Tesouro realiza leilão tradicional de LTN e NTN-F – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h45 leilão tradicional de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F). As LTN que serão ofertadas têm vencimentos nos dias 1º de abril de 2025; 1º de outubro de 2026; 1º de julho de 2028 e 1º de janeiro de 2030. As NTN-F vencem em 1º de janeiro de 2031 e 1º de janeiro de 2035. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na sexta-feira.
EUA divulgam inflação ao consumidor – Às 9h30, a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (BLS) divulga índice de preços ao consumidor (CPI) de junho. Em maio: 0,0% m/m e +3,3% a/a. Em relação ao núcleo, em maio houve um aumento de 0,2% na base mensal e de 3,4% na comparação anual.
EUA divulgam pedidos de seguro-desemprego – Às 9h30, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulga o número de pedidos de seguro-desemprego na semana até 5 de julho. Na semana anterior: 238 mil pedidos.
Presidente do Fed de Atlanta participa de evento – Às 12h30, o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participa de evento.
Tesouro dos EUA faz leilão – Às 14h, Departamento do Tesouro dos Estados Unidos faz leilão de T-bonds de 30 anos.
Presidente do Fed de St. Louis participa de evento – Às 14h, o presidente do Fed de St. Louis, Alberto Musalem, participa de evento.
Lula recebe atletas no Planalto - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe às 9h o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Às 10h, tem reunião com Nísia Trindade, ministra da Saúde. Às 11h recebe atletas olímpicos e paralímpicos. Ele participará às 11h de solenidade para celebrar 20 anos do Bolsa Atleta, na qual deverá firmar decreto concedendo reajuste para o auxílio. Às 14h40 recebe o secretário substituto especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogerio de Souza. Às 15h tem reunião com a ministra da gestão, Esther Dweck. E, às 16h, se reúne com o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Todas as agendas serão no Palácio do Planalto.
Haddad recebe ministro Márcio França - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reunião às 9h com Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, na sede do Ministério da Fazenda.
Galípolo tem agenda com mercado financeiro em São Paulo - O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, segue em férias e é substituído pelo diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo. Nesta quinta-feira, Galípolo despacha de São Paulo pela manhã e, à tarde, tem dois compromissos, ambos no escritório do BC na capital paulista. Das 14h às 15h, tem reunião com David Beker, Head of Macro Economy & Strategy, Ricardo Diniz, Chairman, e Eduardo Alclay, Country Executive, do Bank of America, para tratar de assuntos institucionais. Em seguida, das 15h às 16h, reúne-se com representantes da Genoa Capital para tratar de conjuntura econômica. Os diretores Ailton Aquino Santos (Fiscalização) e Otavio Damaso (Regulação) cumprem agendas em Rondônia nesta quinta. Das 12h às 13h30, participam de almoço com a representantes do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB) Central Norte, em Cacoal (RO), sobre assuntos institucionais. À tarde, os dois diretores fazem visita institucional ao SICOOB Credisul, promovida pelo SICOOB Norte, em Villhena (RO). O compromisso ocorre das 15h às 18h. Por fim, participam à noite, das 19h30 às 21h, do Sicoob Sabor Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, patrocinado pelo SICOOB Central Norte, em Vilhena. Já o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Gomes, cumpre agenda no exterior. Ele participa do Committee on Payments and Market Infrastructures (CPMI) Conference e da CPMI Meeting, promovidos pelo Bank for International Settlements (BIS), em Florença, Itália. Os demais diretores têm despachos internos ou estão em férias.