Finanças
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por e , Valor — São Paulo

Após apresentar viés negativo durante a manhã, em linha com com a piora no sentimento interno, o Ibovespa ganhou algum fôlego com a ajuda de ações de empresas exportadoras, que são beneficiadas pela alta do dólar. Ainda assim, o giro financeiro do índice segue em patamares baixos.

Às 13h55, o índice exibia alta de 0,05%, aos 122.390 pontos, após registrar 121.402 pontos nas mínimas intradiárias. Entre as maiores altas do dia, Prio ON subia 2,93%, Usiminas PNA tinha ganhos de 2,65%, Suzano ON avançava 2,39% e Vale ON apresentava alta de 1,24%.

Mais cedo, o índice operava em queda, em uma sessão de perdas gerais para os ativos domésticos após comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afastou as expectativas em torno de uma maior disposição em realizar ajustes fiscais e cortes de gastos. No exterior, a alta dos rendimentos dos Treasuries também pesa negativamente na bolsa.

O mercado segue com foco nas falas do presidente Lula, em entrevista ao UOL nesta manhã. O chefe do Executivo voltou a afirmar que o governo precisa saber se cortes de gastos são realmente necessários ou se é preciso o aumento da arrecadação, além de descartar a desvinculação de benefícios do salário-mínimo.

Segundo o estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, as declarações demostram falta de disposição do presidente de realizar algum ajuste fiscal. “Não faltam ideias, pode ser feita muita coisa para reequilibrar as contas fiscais, mas falta protagonismo do Executivo”, afirmou. “A ideia dele é de aumentar os impostos sobre alguma frente econômica, mas não de alguma coisa relacionada a eliminação de despesas.”

Para ele, as falas de Lula se sobrepuseram ao IPCA-15, que veio levemente abaixo das expectativas de consenso do mercado. A entrevista do presidente começou poucos minutos depois da divulgação do dado e tomou as atenções de agentes econômicos, evitando que a inflação mais amena tivesse efeito mais relevante nos preços de ativos.

Os juros futuros trabalham em alta firme após a entrevista do presidente, pressionando para baixo papéis sensíveis a essas taxas.

No exterior, o rendimento dos Treasuries tem alta expressiva após falas mais conservadoras de dirigentes do Federal Reserve (Fed), o que também pressiona para baixo a bolsa brasileira. Ao longo dos próximos meses, Cruz avalia que possíveis sinais acerca do início do ciclo de flexibilização monetária pelo Fed podem dar “algum respiro” à bolsa brasileira. Por aqui, diz ele, faltam gatilhos.

“Quem vai puxar a bolsa brasileira é o externo, o investidor estrangeiro, porque não tem disposição para a pessoa física e os fundos de pensão investirem na bolsa. O que chama a atenção desse tipo de investidor é o Tesouro Direto”, completa.

Mais recente Próxima Estrangeiros aportam R$ 377,8 milhões na B3 em 24 de junho

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

O S&P 500 registrou uma valorização de 33% desde a mínima observada no fim de outubro de 2023, alcançando o recorde histórico em 18 de junho.

Rali do S&P 500 freia e julho deve ser mês crítico para índice

Em seu discurso, o presidente exaltou a ex-prefeita Marta Suplicy, que será vice na chapa, e destacou os números positivos de queda do desemprego no país

Em evento em SP, Lula exalta Marta e evita citar campanha de Boulos

Na decisão, a prisão preventiva de Saicali foi substituída por “medida cautelar de proibição de ausentar-se do país” desde que cumpridas determinadas condições

Justiça do Rio revoga prisão de ex-diretora da Americanas e pede que se apresente às autoridades portuguesas

Resultado reflete um cenário de preços e custos mais estáveis, tanto para o consumidor final quanto para os estabelecimentos

Faturamento de bares e restaurantes avança 5,2% até abril, mas cenário ainda é de cautela

Ela é um dos alvos de mandado de prisão da “Operação Disclosure”, deflagrada na última quinta-feira (27) pela Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF/RJ)

Ex-diretora da Americanas foragida deve retornar ao Brasil na segunda-feira, diz fonte

Sistema passará, a partir do ano que vem, a mirar uma meta contínua de 3%, e não mais um objetivo estabelecido a cada ano

Para Arminio, meta contínua para inflação coroa êxito do sistema

Executivo se encontra em liberdade, em sua residência em Madri, capital da Espanha, segundo informou a Defesa

Ex-CEO da Americanas foi solto, diz colunista; defesa confirma que Gutierrez está em casa

Ganhou corpo um movimento para tentar emplacar um nome do Nordeste como sucessor da dirigente

Saiba quem está cotado para suceder Gleisi Hoffmann no PT

Quase toda a sua riqueza irá para um novo fundo de caridade

Warren Buffett revela o que acontecerá com seu dinheiro após sua morte

Eduardo Viola acredita que o presidente americano deveria renunciar imediatamente à candidatura para dar tempo para outro nome decolar e vencer Donald Trump

"Biden tem que desistir rápido", diz especialista em política externa americana