Criptomoedas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por — De São Paulo

O Banco do Brasil (BB) indicou dois casos de uso para serem testados na segunda fase do projeto do Drex, a iniciativa de tokenização do real brasileiro promovida pelo Banco Central (BC), e já permite que funcionários treinem o uso da infraestrutura da moeda digital em uma plataforma simulada.

Segundo Julierme de Souza, executivo de tecnologia, os casos propostos pelo BB são a realização de pagamentos off-line (solução construída em conjunto com a empresa alemã Giesecke & Devrient) e a tokenização das Cédulas de Produtor Rural (CPRs). “Estamos focando mais em tokenização de ativos para investimento e no uso de ‘token money’ para pagamentos offline”, afirma. O executivo lembra que terminou na semana passada o período para que os 16 consórcios da iniciativa privada que participam do projeto piloto do Drex submetessem suas sugestões para casos de uso em que o real digital seria mais eficiente.

Além disso, o banco de economia mista também disponibilizou uma plataforma para que seus funcionários testem o funcionamento do Drex na prática, podendo simular transferências e a compra de títulos do Tesouro Nacional com a rede de registro distribuído (DLT) Hyperledger Besu por trás. “Todas as áreas-meio e o pessoal de algumas agências podem testar se quiserem. É um treinamento mão na massa para que nossos times saibam atender aos clientes quando o Drex estiver funcionando”, explica Rodrigo Mulinari, diretor de tecnologia do BB.

De acordo com Mulinari, a ideia é que a experiência do usuário final não mude apesar da alteração na infraestrutura das operações. Isso significa que o cliente não precisará entender de blockchain ou tecnologia “cripto” para usar o Drex, mas sentirá os benefícios da mudança de trilho ao conseguir comprar um título público com liquidação instantânea, por exemplo. “Talvez a mudança com o Drex seja mais percebida em soluções que não existem no modelo atual.”

Desde o início do desenvolvimento do Drex, o BB tem sido pioneiro nos testes, realizando uma das primeiras transferências da moeda digital entre bancos ou ao completar a primeira transação com títulos públicos federais na plataforma do BC. Recentemente, o banco também foi o primeiro a testar a solução de privacidade Starlight, desenvolvida pela EY, em uma transação com o Itaú.

Para Souza, todo o esforço realizado no piloto do Drex se deve à visão de que há imensas oportunidades a se aproveitar em um ambiente regulado de rede de DLT. “Temos tanto um time de TI quanto membros de estratégia olhando de forma dedicada para a execução do piloto. O mais importante é que pensamos na arquitetura de negócios”, comenta.

Souza diz que a blockchain antigamente era tratada no banco como “tecnologia a ser adotada”, e hoje é vista como mais do que isso. “É uma tecnologia necessária. Não é mais ‘adote’, é uma ferramenta de prateleira, com inúmeras capacidades de transformar os serviços financeiros”, defende.

Mais recente Próxima Mineradora de criptomoeda Genesis estuda possibilidade de IPO
Tudo sobre uma empresa
Acesse tudo o que precisa saber sobre empresas da B3 em um único lugar! Dados financeiros, indicadores, notícias exclusivas e gráficos precisos - tudo para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento
Conheça o Empresas 360

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Konotop fica na região de Sumy, que tem sido particularmente alvo de ataques russos nas últimas semanas

Drones russos danificam infraestrutura de energia na cidade de Konotop

Processo foi iniciado por entidade que pretendia ser coletiva ao tentar englobar todos os acionistas da Petrobras que tiveram ações da empresa entre 2010 e 2015; termos da arbitragem são confidenciais

Petrobras obtém decisão arbitral favorável em processo movido por associação

Bank of America vê risco inflacionário no curto prazo para serviços de utilidade pública

Forte onda de calor no país pode afetar ‘utilities’, agricultura e transporte

Índice de preços reforça apostas de corte de 0,25 ponto percentual pelo Fed na semana que vem

Dólar ronda a estabilidade após divulgação de inflação ao produtor nos EUA; juros futuros sobem

Segundo a companhia, a conversão irá melhorar a liquidez de suas ações e aprimorará os padrões de governança

DexxosPar quer converter ações preferenciais em ordinárias

Até o pedido de vista, havia cinco votos defendendo a legitimidade desse tipo de contrato, e dois contrários

STF: Julgamento de trabalho intermitente é suspenso por pedido de vista de Zanin

Em julho, 37% avaliavam a gestão do petista como ótima ou boa e 31% como ruim ou péssima; variações ocorrem dentro da margem de erro

Ipec: 35% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; 34% acham ruim ou péssimo

Resultado superou a expectativa de alguns economistas

Pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA ficam em 230 mil

No acumulado em 12 meses, o índice de preços ao produtor americano subiu 1,7%

PPI dos EUA tem alta de 0,2% em agosto, em linha com o esperado

Em 2023, a empresa adquirida registrou receita operacional líquida de US$ 70 milhões, com uma margem Ebitda de 18,5%

WEG compra fabricante de motores turca Volt Electric Motor por US$ 88 milhões