Criptomoedas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Muyao Shen, Bloomberg

À medida que as especulações sobre a iminente aprovação ou rejeição de fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin (BTC) à vista atingem um nível febril, um grupo de ex-executivos do Citigroup está começando a oferecer ativos lastreados na criptomoeda mais antiga que, segundo eles, não precisam da aprovação dos reguladores dos EUA.

A nova oferta, chamada de recibos de depósito de bitcoin, será semelhante aos recibos de depósito americanos que representam ações estrangeiras. A startup, chamada Receipts Depositary Corporation, ou RDC, disse que planeja emitir os primeiros recibos de depósito bitcoin para investidores institucionais globais qualificados em transações isentas de registro sob a Lei de Valores Mobiliários de 1933.

Conhecida como BTC DRs, a oferta dará às instituições acesso a títulos bitcoin através da infraestrutura de mercado regulamentado dos EUA e compensados ​​através da Depository Trust, de acordo com um comunicado da empresa.

“Somos realmente uma ferramenta de conversão para proprietários de ativos hoje, sejam eles fundos de hedge, escritórios familiares, corporações, ou grandes investidores institucionais que desejam pegar seu bitcoin e convertê-lo em um título elegível ao DTC e desfrutar de propriedade direta nas autorizações dos EUA", disse Ankit Mehta, cofundador e executivo-chefe da RDC e ex-executivo do Citigroup, em entrevista.

A Broadridge Corporate Issuer Solutions servirá como agente de transferência e a Anchorage Digital Bank National Association cuidará da custódia do bitcoin subjacente. A RDC é apoiada por investidores como Franklin Templeton, BTIG e Broadhaven Ventures, de acordo com seu comunicado à imprensa.

O bitcoin ultrapassou esta semana os US$ 45.000 pela primeira vez em quase dois anos, à medida que crescia o otimismo sobre a probabilidade de a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aprovar em breve fundos negociados em bolsa que investem diretamente na criptomoeda original. A oferta da RDC fornecerá um produto “complementar” aos ETFs Bitcoin, de acordo com Mehta. Ele e seus cofundadores Bryant Kim e Ishaan Narain trabalharam para a equipe de recibos de depósito do Citi antes de iniciar a RDC.

Em comparação com os ETFs de bitcoin, que serão resgatados em dinheiro, Mehta disse que os recibos de depósito oferecem propriedade direta de bitcoin para instituições qualificadas. Comprar bitcoin diretamente não é a opção preferida para algumas instituições regulamentadas, acrescentou, uma vez que os mercados de criptomoedas enfrentam desafios, incluindo riscos de segurança e incerteza regulatória. Alguns dos desafios são semelhantes aos que já foram observados para os americanos que investem em empresas estrangeiras, e que foram mitigados pelos American Depositary Receipts.

“Essas questões e desafios de infraestrutura de mercado obviamente levaram algum tempo para evoluir no mercado de ativos digitais”, disse Narain em entrevista, “é por isso que, quando criamos este produto, garantimos que estaríamos fazendo parceria com os parceiros certos para fornecer esses serviços segregados que essas instituições procuram.”

Para ser claro, supõe-se que a criptomoeda mais antiga elimine a necessidade de uma câmara de compensação centralizada, uma vez que utiliza uma cadeia de blocos descentralizada, ou livro-razão público, que verifica, registra e liquida automaticamente as transações entre os usuários. Os detentores de bitcoin também podem armazenar eles próprios os tokens, em vez de depender de um custodiante independente. No entanto, os cofundadores da RDC acreditam que os recibos de depósito de bitcoin serão algo com que as instituições se sentirão mais “confortáveis”.

“Trazer os padrões de mercado das finanças tradicionais – como os recibos de depósito – para o ecossistema de ativos digitais será um tema importante em 2024”, disse Diogo Mónica, cofundador e presidente da Anchorage Digital, por e-mail. “A maioria das instituições tradicionais deseja exposição direta ao bitcoin, mas algumas ainda estão à margem devido à incerteza regulatória. Para esses players, o uso de recibos de depósito bitcoin desbloqueia o melhor dos dois mundos.”

O Citigroup começou brevemente a desenvolver um produto semelhante em 2018, conforme informou a Bloomberg. Um representante do banco recusou-se a comentar sobre o projeto em 2018. Os três cofundadores faziam parte do grupo que desenvolvia os recibos de ativos digitais no Citi, enquanto a empresa explorava recibos de depósito para uma variedade de classes de ativos. Mehta disse que a oferta da RDC é “separada” do que foi explorado no Citi.

Mais recente Próxima Janeiro vai ser o início do verão no mercado cripto? Confira previsões dos especialistas

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Presidente do STF diz que intervenções contra decisões de ministros são excepcionais, e que essas circunstâncias não estão presentes

Barroso rejeita pedido do Congresso para suspender decisões de Dino que barraram emendas parlamentares

Ministro do Supremo manifestou-se no plenário virtual a favor dos diálogos que estão ocorrendo entre os poderes para que suspensão possa ser reavaliada

Com aceno para acordo, STF começa a julgar se mantém liminares de Dino sobre emendas parlamentares

Mesmo com a mudança, o candidato ainda é o mais rico entre os postulantes à Prefeitura de São Paulo

Marçal muda declaração de bens à Justiça Eleitoral e reduz patrimônio em R$ 24 milhões

Candidatos à Prefeitura de São Paulo miram na periferia no início da disputa

Datena começa a campanha pela Prefeitura de SP em Aparecida, a 180 km da capital paulista

Oito homens e duas mulheres disputam o comando da capital mais importante do país

Quem são os candidatos à Prefeitura de São Paulo