Criptomoedas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Allyson Versprille, Bloomberg

Os principais republicanos da Câmara dos Representantes dos EUA divulgaram formalmente um projeto de lei para estabelecer regras para a supervisão dos mercados de criptoativos após uma recente decisão judicial, que é vista como favorável ao setor.

A proposta de legislação, visualizada como um rascunho em junho, deixa claro quando e como as empresas de criptomoedas devem se registrar na SEC (CVM dos EUA) ou na CFTC (Commodity Futures Trading Commission), que ganhariam novos poderes para supervisionar diretamente a negociação de certos tokens.

O projeto de lei também prevê um caminho para que os ativos digitais que começam como valores mobiliários sejam eventualmente regulamentados como commodities. A medida para quando um ativo é uma commodity depende em grande parte se a rede blockchain à qual ele está afiliado é suficientemente descentralizada.

Os copatrocinadores do projeto de lei incluem o presidente do Comitê de Agricultura da Câmara, Glenn Thompson, da Pensilvânia, e os deputados republicanos French Hill e Dusty Johnson, que dirigem os subcomitês de ativos digitais nos painéis de Serviços Financeiros da Câmara e Câmara Agrícola, respectivamente. O presidente do Comietê de Serviços Financeiros, Patrick McHenry, da Carolina do Norte, também está apoiando a legislação.

O projeto de lei “marca um marco significativo nos esforços dos Comitês de Agricultura e de Serviços Financeiros da Câmara para estabelecer uma estrutura regulatória muito necessária que proteja consumidores e investidores e promova a liderança americana no espaço de ativos digitais”, disse Thompson em comunicado.

No início desta semana, ele expressou expectativa de que uma decisão recente no caso da SEC contra a Ripple Labs Inc. - na qual um juiz concluiu que algumas ofertas do token XRP da empresa estavam sujeitas a regras de valores mobiliários e outras não - convencesse mais democratas a apoiar o esforço dos legisladores.

Os legisladores planejam avançar com a análise da proposta por meio de seus comitês na próxima semana.

A versão mais recente do projeto de lei faz várias alterações em relação ao rascunho de junho. Por exemplo, ajusta uma medida anterior sobre registros provisórios na SEC ou na CFTC. De acordo com o projeto de lei divulgado na quinta-feira, as empresas poderão apresentar um aviso de intenção de registro nas agências. Contanto que cumpram os requisitos de proteção e divulgação dos ativos do cliente, eles não enfrentarão ações de fiscalização sobre registro ou listagem de tokens. Os reguladores, no entanto, manterão o direito de perseguir as empresas por fraude ou manipulação.

Além disso, o projeto de lei inclui uma nova disposição que exige que as empresas de criptoativos registradas na SEC mantenham e apliquem políticas e procedimentos escritos para reduzir conflitos de interesses com afiliados.

A legislação também orientaria a SEC e a CFTC a realizar um estudo conjunto para “avaliar se são necessárias orientações ou regras adicionais para facilitar o desenvolvimento de valores mobiliários tokenizados e produtos derivativos”. Os reguladores teriam que considerar como tais regras afetariam o equilíbrios de negociação dos mercados, o interesse público e a proteção do investidor.

Até agora, o projeto de lei ainda é um esforço liderado pelos republicanos. Ele precisará de apoio democrata - particularmente no Senado - para ser aprovado no Congresso. Parlamentares importantes, incluindo Maxine Waters, a principal democrata do Comitê de Serviços Financeiros, expressaram preocupação com o projeto de lei. Enquanto isso, a SEC disse repetidamente que novas regras não são necessárias para definir quando um token está sob sua alçada.

Os republicanos dizem que a decisão de Ripple mostrou que a clareza é necessária e esperam influenciar os democratas a se juntarem à sua causa. Ainda assim, eles têm muito pouco tempo para fazê-lo antes das votações do comitê, planejadas para a próxima semana.

Se o projeto de lei for aprovado na Câmara, caberá ao Senado, liderado pelos democratas, decidir se o levará adiante.

Mais recente Próxima Bitcoin: como comprar e transferir a moeda digital?

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Processo foi iniciado por entidade que pretendia ser coletiva ao tentar englobar todos os acionistas da Petrobras que tiveram ações da empresa entre 2010 e 2015; termos da arbitragem são confidenciais

Petrobras obtém decisão arbitral favorável em processo movido por associação

Bank of America vê risco inflacionário no curto prazo para serviços de utilidade pública

Forte onda de calor no país pode afetar ‘utilities’, agricultura e transporte

Índice de preços reforça apostas de corte de 0,25 ponto percentual pelo Fed na semana que vem

Dólar ronda a estabilidade após divulgação de inflação ao produtor nos EUA; juros futuros sobem

Segundo a companhia, a conversão irá melhorar a liquidez de suas ações e aprimorará os padrões de governança

DexxosPar quer converter ações preferenciais em ordinárias

Até o pedido de vista, havia cinco votos defendendo a legitimidade desse tipo de contrato, e dois contrários

STF: Julgamento de trabalho intermitente é suspenso por pedido de vista de Zanin

Em julho, 37% avaliavam a gestão do petista como ótima ou boa e 31% como ruim ou péssima; variações ocorrem dentro da margem de erro

Ipec: 35% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; 34% acham ruim ou péssimo

Resultado superou a expectativa de alguns economistas

Pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA ficam em 230 mil

No acumulado em 12 meses, o índice de preços ao produtor americano subiu 1,7%

PPI dos EUA tem alta de 0,2% em agosto, em linha com o esperado

Em 2023, a empresa adquirida registrou receita operacional líquida de US$ 70 milhões, com uma margem Ebitda de 18,5%

WEG compra fabricante de motores turca Volt Electric Motor por US$ 88 milhões

BCE reitera que manterá as taxas de juros suficientemente restritivas pelo tempo necessário para alcançar a meta de inflação de 2% no médio prazo de forma oportuna

Banco Central Europeu corta juros em 0,25 ponto percentual, de 3,75% para 3,50%