Eu &
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Agência O Globo

O escritor albanês Ismail Kadaré, autor de uma obra monumental sobre a tirania comunista de Enver Hoxha, faleceu nesta segunda-feira aos 88 anos, anunciaram sua editora e um hospital de Tirana à AFP. Kadaré não resistiu a um ataque cardíaco, informou o hospital de Tirana. Ele chegou “sem sinais de vida” e os médicos fizeram uma massagem cardíaca, mas “ele morreu por volta das 8H40” (horário local, 3H40 de Brasília), segundo o centro médico.

Etnógrafo e romancista sarcástico que alternava entre o grotesco e o épico, Kadaré explorou os mitos e a história de seu país para dissecar os mecanismos do totalitarismo, um mal universal. A Albânia viveu durante décadas sob a ditadura de Enver Hoxha, um dos regimes mais fechados do mundo.

Kadaré construiu uma obra monumental ao utilizar a literatura como um instrumento da liberdade sob a tirania comunista de Enver Hoxha, uma das piores ditaduras do século XX. Sua obra foi traduzida para mais de 40 idiomas.

A Albânia viveu durante décadas sob a ditadura de Enver Hoxha, um dos regimes mais fechados do mundo.

“O inferno comunista, como qualquer outro inferno, é sufocante”, disse o escritor à AFP em uma das suas últimas entrevistas, em outubro.

“Mas na literatura, isto se transforma em uma força vital, uma força que ajuda você a sobreviver, a vencer a ditadura com a cabeça erguida”, disse.

A literatura “me deu tudo o que tenho, foi o sentido da minha vida, deu a coragem de resistir, a felicidade, a esperança de superar tudo”, explicou, já debilitado, em sua casa em Tirana.

Nascido em 28 de janeiro de 1936 em Gjirokaster, no sul do país, Ismail Kadaré estudou em Tirana e depois no Instituto Gorky, em Moscou. Ele mencionou os anos de aprendizado em “Crepúsculo dos Deuses das Estepes” (1978).

Um dos romances que o tornou famoso foi “O General do Exército Morto” (1965), episódio tragicômico da Segunda Guerra Mundial, que conta a história de um general italiano que pretende buscar os restos mortais de seus soldados.

Ele trata da ocupação otomana em “Os tambores da chuva” (1970) e “A Ponte dos Três Arcos” (1978), entre outros. A ocupação italiana é abordada em “Crônica na Pedra” (1970). Outras obras foram inspiradas em tradições e lendas albanesas.

Mais recente Próxima O 7 de Setembro foi um golpe publicitário que a monarquia fez de si mesma, diz autor de livro

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Em um dia de agenda esvaziada tanto de direcionadores tanto locais quanto no exterior, a moeda brasileira apresenta comportamento similar ao de pares globais

Real segue bom humor global com sinalização do BoJ e dólar inicia sessão em queda

Uma menor pressão cambial também pode, na visão dos agentes, evitar que o Banco Central tenha que retomar o aperto monetário no Brasil

Juros futuros se ajustam em queda com recuo do dólar e melhora no sentimento global

Na medida em que os mercados “limpam” apostas mais agressivas na alta dos juros japoneses, ao menos no curto prazo, operações de “carry-trade” voltam a ficar atraentes

Dólar e juros futuros abrem em queda com sinalização do Banco do Japão

É a segunda baixa consecutiva, com temores por menor demanda da China, enquanto os estoques nos portos chineses seguem elevado

Minério de ferro cai 2% na Bolsa de Dalian

Já as importações superaram as expectativas do mercado, aumentando 7,2% em relação ao ano anterior em julho

Exportações na China crescem 7,0% em julho em base anual; mercado esperava 9,4%

O mercado global de edtech dobrará de US$ 404 bilhões em 2025 para US$ 800 bilhões em 2030, de acordo com a Samil PwC da Coreia do Sul

LG e Samsung investem em IA em escolas da Coreia do Sul de olho em mercado global

Brasil segue com 13 medalhas na 17º posição do ranking

Veja o quadro de medalhas das Olimpíadas 2024 | Completo e atualizado

Prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses

Ministério da Previdência é autorizado a realizar concurso com oferta de 175 vagas

O fortalecimento da moeda japonesa após o aumento da taxa de juros no país asiático na semana passada ajudou a desencadear a recente liquidação global em todas as classes de ativos de risco

Sinalização do BoJ impulsiona futuros de ações em Wall Street

Prisão foi denunciada pelo Comitê de Direitos Humanos do Partido Vente Venezuela, coordenado por Corina.

Oposição diz que chefe de campanha de Corina foi presa na Venezuela