Empresas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — São Paulo

A Federação Canadense de Futebol, Canada Soccer, comunicou que está ciente e "profundamente perturbada" pelos comentários racistas que foram feitos a um dos jogadores da seleção canadense, após o jogo de abertura da Copa América 2024, na quinta-feira (20). O Canadá não revelou o nome, mas segundo o "The Athletic" , os comentários foram direcionados para o zagueiro do time, Moise Bombito.

Os comentários racistas foram feitos dez dias após três torcedores serem condenados pela Justiça da Espanha a oito meses de prisão por proferir ofensas racistas contra o brasileiro Vini Jr.

De acordo com o site, os comentários vieram após uma entrada dura que Bombito deu no craque argentino, Lionel Messi, que chegou a ficar alguns minutos caído no chão, mas logo voltou para o jogo. A partida terminou com Argentina ganhando de 2 a 0 contra o Canadá.

A nota da federação destaca que o time está em contato com a Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), organizadores do evento, para que todas as medidas sejam tomadas.

A Concacaf e a Conmebol ainda não fizeram nenhum pronunciamento sobre o assunto. O Valor entrou em contato com as organizações mas, até o momento, não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Após o ocorrido, Bombito publicou em seu Instagram fotos da partida e afirmou que não há espaço para comentários. “Meu lindo Canadá. Não há espaço para besteiras”, escreveu. O zagueiro, inclusive, tem uma foto jogando com Messi fixada em seu perfil. Bombito joga pelo Colorado Rapids, time americano da cidade de Commerce City, no estado do Colorado.

Segundo o "The Athletic", essa não é a primeira vez que os torcedores argentinos fazem comentários racistas contra o time adversário. Em 2022, após a final da Copa do Mundo, o trio francês Aurelien Tchouameni, Kingsley Coman e Randal Kolo Muani passou por situação similar à de Bombito, quando a Argentina venceu a França nos pênaltis.

Caso Vini Jr.

Em 2023, o jogador Vinicius Junior passou por um episódio similar. O jogo entre Valencia e Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol, chegou a ser interrompido após parte da torcida chamar o brasileiro de "mono" (macaco, em espanhol).

Um ano depois, a justiça espanhola condenou três torcedores do time adversário a oito meses de prisão. Além disso, eles foram proibidos de entrar em qualquer estádio de futebol por dois anos.

Em seu "X, antigo Twitter, o brasileiro afirmou que muitos pediram para que ele ignorasse e que deveria "apenas jogar futebol", mas que ele afirmou que "estará ali para cobrar a liga espanhola".

"Como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras", escreveu.

Mais recente Próxima FT: Airbus e Boeing estão perto de acordo para dividir Spirit AeroSystems

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Maneira como as relações internacionais foram formatadas no século passado não reflete mundo de hoje, defende estudante

Cobrança por reformas de órgãos multilaterais

Grupo defende organização das cidades de forma que tudo possa ser alcançado a pé ou de bicicleta

Defesa de subsídios para a transição energética

Além da busca por sinergias, a queda dos papéis de parte dessas companhias também tem ajudado a impulsionar uma série de negócios

Varejista teve prejuízo líquido de R$ 1,8 bi no 2º trimestre, aumento de 48% em relação a 2023, quando a empresa enfrentava a maior crise de sua história após a descoberta de uma fraude contábil

Após investimento de R$ 150 milhões para reerguer edifício parcialmente destruído em 2008, Teatro Cultura Artística reinaugura sua sala de concertos

Cultura reaberta

Presidente afirmou que líder venezuelano deve uma explicação para o mundo e sugeriu a realização de nova eleição, sob acompanhamento internacional

Amazon, Meta e Google vêm financiando um lobby no órgão supervisor de contabilidade de carbono e financiaram pesquisas que apoiam suas posições, mostram documentos

Escassez de trabalhadores qualificados tende a provocar gargalos nas obras, principalmente com o andamento do PAC, dizem empresários e executivos ouvidos pelo "Valor"

Vitória de cantora de 24 anos como artista revelação do Grammy 2023 destaca a crescente valorização de jovens talentos e o reconhecimento da indústria ao potencial inovador do gênero

As novas vozes do jazz

Candidaturas reveem estratégia para enfrentar nível de agressividade promovida por Marçal