Empresas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — São Paulo

A Embraer, companhia aérea brasileira, revelou nesta semana que avalia desenvolver aviões comerciais maiores. Esse plano, porém, ainda não tem qualquer prazo estabelecido. Por enquanto, o maior avião da companhia segue sendo o modelo E195-E2, que acomoda até 146 passageiros, com uma fuselagem de 41,5 metros.

Os planos para o futuro vêm diante de uma crise no setor aéreo, causada por atrasos nas entregas de aviões maiores pelas fabricantes Boeing e Airbus.

Executivos de companhias aéreas têm apontado atrasos de mais de seis meses nas duas fabricantes. Esse cenário tem complicado a vida das operadoras, que dependem da entrega de aeronaves para modernizar sua frota e ganhar eficiência diante do menor consumo de combustível das novas gerações de aeronaves.

Porém, Airbus e Boeing detêm, juntas, produções dos maiores aviões para transporte de passageiros em voos comerciais no mundo.

Os maiores aviões comerciais pelo mundo

O E195-E2 detém o título de maior avião já criado no Brasil, mas está longe do maior avião de passageiros do mundo, o A380, da europeia Airbus.

O icônico modelo pode transportar mais de 500 passageiros de uma só vez, dependendo da composição interna da aeronave.

Interior da aeronave A380, a com maior capacidade de transporte de passageiros do mundo — Foto: Divulgação/Airbus
Interior da aeronave A380, a com maior capacidade de transporte de passageiros do mundo — Foto: Divulgação/Airbus

A aeronave tem 72 metros de comprimento e usa 20% menos querosene em comparação com as aeronaves menores atualmente em uso. É utilizado por companhias aéreas internacionais como Delta Airlines, Qatar Airways, Korean Air, Air France e British Airways.

"O A380 – que normalmente acomoda mais de 500 passageiros – proporciona alívio imediato do congestionamento em alguns dos aeroportos mais movimentados do mundo, oferecendo maior capacidade de passageiros", descreve a Airbus.

Apesar de sua grandeza, a Airbus garante que o A380 é "altamente compatível" com a infraestrutura aeroportuária existente. Além disso, "ele foi projetado para reduzir o tempo no portão durante etapas críticas para as companhias aéreas: embarque e desembarque de passageiros e reabastecimento das cozinhas para o próximo voo".

Aeronave A380, a com maior capacidade de transporte de passageiros do mundo — Foto: Divulgação/Airbus
Aeronave A380, a com maior capacidade de transporte de passageiros do mundo — Foto: Divulgação/Airbus

Outro modelo da Airbus entre aqueles que têm as maiores capacidades de transporte de passageiros é o A340-600. Com comprimento total de 75,36 metros, as acomodações podem comportar até 475 passageiros em assentos de alta densidade. No entanto, as composições mais comuns dão conta de 320 a 370 passageiros.

A340-600 — Foto: Divulgação/Airbus
A340-600 — Foto: Divulgação/Airbus

O A340-600 opera em diversas companhias internacionais, como Qatar Airways, Emirates, Etihad Airways e Lufthansa. Foram cerca de 370 aeronaves entregues até o fim de sua produção, em 2011, encerrada pela baixa demanda.

Modelos da Boeing

A americana Boeing também tem modelos que levam um alto número de passageiros de uma só vez.

É o caso do Boeing 747-8, que mede 76,3 metros de comprimento, e é "a família de alta capacidade" da companhia, pois tem versão para transporte de passageiros (Intercontinental) e para carga (Freighter). A aeronave está em operação desde 2010, e é o maior avião comercial já construído nos Estados Unidos.

Boeing 747-8 Intercontinental — Foto: Kiefer via Wikimedia Commons
Boeing 747-8 Intercontinental — Foto: Kiefer via Wikimedia Commons

O Boeing 747-8 Intercontinental tem 66 assentos adicionais em relação aos modelos anteriores e acomodam no total 410 passageiros na configuração típica de três classes. O modelo, segundo a Boeing Brasil, não está mais sendo produzido, mas segue em operação para algumas companhias aéreas.

O segundo maior da companhia aérea americana é o modelo Boeing 777-300, com capacidade entre 368 e 550 passageiros, a depender da configuração. O modelo, que entrou em serviço pela primeira vez em 1995, mede 73,9 metros de comprimento e utiliza somente dois motores.

Atualmente, o 777 é um dos modelos mais vendidos da Boeing.

Boeing 777 — Foto: Adrian Pingstone via Wikimedia Commons
Boeing 777 — Foto: Adrian Pingstone via Wikimedia Commons
Mais recente Próxima Randon sobe 8,75% e fecha entre empresas mais negociadas da bolsa
Tudo sobre uma empresa
Acesse tudo o que precisa saber sobre empresas da B3 em um único lugar! Dados financeiros, indicadores, notícias exclusivas e gráficos precisos - tudo para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento
Conheça o Empresas 360

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Presidente do STF diz que intervenções contra decisões de ministros são excepcionais, e que essas circunstâncias não estão presentes

Barroso rejeita pedido do Congresso para suspender decisões de Dino que barraram emendas parlamentares

Ministro do Supremo manifestou-se no plenário virtual a favor dos diálogos que estão ocorrendo entre os poderes para que suspensão possa ser reavaliada

Com aceno para acordo, STF começa a julgar se mantém liminares de Dino sobre emendas parlamentares

Mesmo com a mudança, o candidato ainda é o mais rico entre os postulantes à Prefeitura de São Paulo

Marçal muda declaração de bens à Justiça Eleitoral e reduz patrimônio em R$ 24 milhões

Candidatos à Prefeitura de São Paulo miram na periferia no início da disputa

Datena começa a campanha pela Prefeitura de SP em Aparecida, a 180 km da capital paulista

Oito homens e duas mulheres disputam o comando da capital mais importante do país

Quem são os candidatos à Prefeitura de São Paulo