Soluções Confiáveis Lenovo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Lenovo

O mercado está convencido de que não há mais espaço para tomada de decisão que não seja baseada em dados. Ultrapassada essa etapa, o movimento que se mostra como tendência é o alcance da decisão baseada em dados com sua gestão em tempo real. Olhando para as tecnologias disponíveis, o grande aliado nessa jornada é o edge computing, uma tecnologia que muda a dinâmica e descentraliza a computação, facilitando o processamento de dados, que acontece no local em que as informações são geradas ou muito próximo a ele. Ou seja, os dados não precisam atravessar a rede para serem enviados à nuvem.

As altas expectativas em relação à computação de borda se justificam em diversas frentes. Com a redução da latência, poder acessar imediatamente dados e informações relevantes possibilita uma atuação instantânea que evita problemas, gera intervenções assertivas no momento ideal, culminando no impulsionamento do crescimento do negócio.

Essas vantagens estão atreladas ao funcionamento da tecnologia: como os dados são coletados na borda, pula-se a etapa de transmissão para um data center distante, diminuindo a quantidade de dados circulando dentro da rede, evitando sobrecarga e permitindo respostas sem atraso.

Além disso, a gestão dos dados fica mais eficiente, e os custos são possivelmente reduzidos, permitindo um planejamento mais inteligente da infraestrutura de TI. A Lenovo, que conta com um portfólio robusto de servidores de borda, ainda lista entre as vantagens do edge computing: menor latência para informações acionáveis; gerenciamento avançado para ambientes hostis; menor tráfego de rede; controle maior sobre dados confidenciais; uso de servidor robusto e compacto; restrição de falhas no serviço; e manutenção de baixo toque.

Para a empresa, essa nova forma de computação chega para trazer maior inteligência de maneira mais ágil e em qualquer lugar. Nesse sentido, a aposta no modelo é confirmada pelas expectativas do mercado – o Gartner prevê que, até 2025, 75% dos dados mundiais serão produzidos e consumidos fora da nuvem pública ou data center, sendo gerados na borda.

CIO: protagonista da transformação

Uma pesquisa da Intel mostrou que um dos principais desafios para a evolução das empresas apontados pelos CIOs (76%) é a localização ideal para o processamento de dados. Nesse contexto, o papel do líder de TI é enxergar a oportunidade como estratégica para a transformação digital do negócio e entender como aproveitar os dados da borda à nuvem.

O processo envolve a mudança da arquitetura clássica de data center para um ambiente centrado em dados. O papel do CIO é de extrema importância para apresentar aos líderes de negócio os desafios e vantagens do processo de gestão de dados em uma estratégia de edge à nuvem.

Nesse sentido, a defesa do uso do edge computing pode se pautar em três pilares relevantes para qualquer negócio: a eficiência, já que não é preciso esperar a transferência de dados para o processamento; a redução de custos operacionais; e o aumento da confiabilidade.

Além disso, a incorporação de novas tecnologias, como inteligência artificial e IoT, fica mais rica, já que elas precisam de dados em grande volume e com rapidez para gerar melhores resultados. A Lenovo destaca seu ThinkEdge SE450, um servidor para ser usado nas bordas da computação que consegue acelerar a inteligência artificial e garantir a segurança física e de software.

O cenário é favorável, já que o mundo está cada vez mais mergulhado em uma avalanche de dados. Segundo o IDC, até 2025 as pessoas conectadas terão pelo menos uma interação de dados digitais a cada 18 segundos de dispositivos IoT que devem gerar mais de 90ZB de dados. E cada dispositivo pode se transformar em uma potente fonte de dados na computação de borda.

A Lenovo reforça que todo o seu portfólio ThinkEdge permite a navegação da borda à nuvem com confiança, pois as soluções de infraestrutura contam com alto nível de segurança e proteção de dados.

Cidade inteligente com edge computing

Para entender a potência dessa tecnologia, empregando a versatilidade e a sofisticação do edge computing, basta olhar para a cidade de Barcelona, que se transformou em uma smart city. As soluções de computação de borda usadas vêm do portfólio de edge da Lenovo.

A transformação veio de uma demanda das operadoras de rede móvel: como os dispositivos IoT e as redes inteligentes geram uma quantidade maior de dados, as operadoras sentiam uma pressão adicional para melhorar a largura de banda e a latência, além da necessidade de uma infraestrutura que reduzisse custos e gerasse novas fontes de receita.

Nesse sentido, a Lenovo apoiou a criação de uma arquitetura de rede de computação de borda de acesso múltiplo. Combinando o edge computing com outros serviços que criam um ecossistema de inovação aberta, foi possível impulsionar a transformação nas experiências diárias em Barcelona.

Para se ter uma ideia, ao apontar um celular para um ponto turístico, como a Sagrada Família, já se tem acesso imediato a um vídeo turístico. E experiências simples e eficientes como essa estão sendo programadas em diversos cantos da cidade. Os servidores de borda da Lenovo serão espalhados por toda a área de Barcelona e devem expandir as funções e usos inteligentes, como no auxílio ao gerenciamento do tráfego e na contribuição com a segurança.

A computação de borda está presente em todas as esferas e, independentemente do uso e do tipo de negócio, possibilita um futuro mais inteligente e assertivo. A Lenovo oferece um portfólio completo com serviços e soluções para implementar o edge computing e ajudar empresas de todos os setores a transformarem dados em insights valiosos para seu crescimento.

Mais recente Próxima Quem é o novo CIO e qual é o papel desse profissional na estratégia do negócio
Lenovo

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Executivo se encontra em liberdade, em sua residência em Madri, capital da Espanha, segundo informou a Defesa

Ex-CEO da Americanas foi solto, diz colunista; defesa confirma que Gutierrez está em casa

Ganhou corpo um movimento para tentar emplacar um nome do Nordeste como sucessor da dirigente

Saiba quem está cotado para suceder Gleisi Hoffmann no PT

Quase toda a sua riqueza irá para um novo fundo de caridade

Warren Buffett revela o que acontecerá com seu dinheiro após sua morte

Eduardo Viola acredita que o presidente americano deveria renunciar imediatamente à candidatura para dar tempo para outro nome decolar e vencer Donald Trump

"Biden tem que desistir rápido", diz especialista em política externa americana

Anna Ramos Saicali comandava a B2W, braço de varejo digital do grupo

Americanas: Foragida em Portugal, ex-diretora vai se entregar, diz fonte

Premiação faz parte de um programa em desenvolvimento para que as mulheres advogadas possam atuar profissionalmente em condições de igualdade em todo o Estado

OAB-SP premia 19 escritórios por promoverem mulheres advogadas

O renascimento fugaz do Le Gavroche é parte de um esforço de Wimbledon

FT: O famoso restaurante Le Gavroche ressurge nas quadras de Wimbledon

País está hoje em um nível similar ao da Argentina em 1993 e inferior ao da Coreia do Sul daquela época

Nos 30 anos do Real, Brasil cai em ranking do IDH global, apesar da melhora de indicadores

Setor formal em alta é destaque nos indicadores

5 sinais que confirmam o bom momento do mercado de trabalho no Brasil

Mercado doméstico sofreu duras perdas sem sinais concretos do governo quanto a medidas de contenção de despesas

Crise de confiança gera pânico nos mercados e dólar encosta em R$ 5,60 com risco local em alta