Carreira
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — São Paulo

Estar atualizado pode ser a chave para aqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho. E é possível encontrar em grandes universidades internacionais várias opções de cursos online gratuitos, com certificado e, em alguns casos, em português.

Instituições de ensino que compõem a conhecida Ivy League, grupo com as oito melhores universidades dos Estados Unidos, e do Russell Group, associação que reúne as 24 maiores universidades de investigação intensiva do Reino Unido, oferecem treinamento para linguagens de programação, especialização em Inteligência Artificial e Segurança Cibernética. Tudo isso de graça e online, segundo a "Forbes".

Veja abaixo dez cursos de tecnologia, ciência e negócios que você pode fazer para obter certificado de universidades internacionais:

1. Introdução do CS50 à Ciência da Computação, Harvard

O curso pode ser acessado através da plataforma edX, que foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Universidade de Harvard. É gratuito, não tem pré-requisito e está disponível em vários idiomas, inclusive em português.

2. Machine learning, Stanford

O programa foi criado em uma parceria entre DeepLearning.AI e a Universidade de Stanford. De acordo com o site, através do curso, o aluno poderá dominar os conceitos fundamentais de IA e desenvolver habilidades práticas sobre o assunto.

O curso oferece três módulos e está disponível através da plataforma Coursera, também em português.

3. Programação para todos (Introdução ao Python), Michigan

Na mesma plataforma, a Universidade de Michigan disponibilizou o curso para introdução ao Phyton, linguagem de programação utilizada para desenvolver programas para coletar, limpar, analisar e visualizar dados.

4. Introdução e Especialização em Segurança Cibernética, Universidade de Nova York

A escola de engenharia Tandon da Universidade de Nova York disponibilizou o curso de Introdução e Especialização em Segurança Cibernética gratuitamente pela internet. De acordo com o programa, o curso busca resumir os conceitos básicos de identificação e autenticação em segurança cibernética e auxiliar o aluno para que ele desenvolva "um plano de aprendizagem ao longo da vida para possíveis carreiras em segurança cibernética".

5. Big Data, Inteligência Artificial e Ética, Universidade da Califórnia/Davis

O curso é parte de programa de Cursos Integrados Ciências Sociais Computacionais da Universidade da Califórnia. Através dele, o aluno poderá aprender como a IA é usada, por meio de estudos de caso, e discutir as funções que a ética desempenha na IA e no Big Data.

6. Especialização em IA para negócios, Universidade da Pensilvânia

A Universidade da Pensilvânia é a primeira da IVY League a estruturar um curso de bacharelado em IA. Na plataforma Cousera, a instituição disponibilizou um curso para auxiliar aqueles que desejam desenvolver uma estratégia de implantação para incorporar IA, ML e Big Data em seu negócio.

7. Introdução ao Marketing, da Universidade da Colúmbia Britânica

O curso promete trazer um viés de marketing para desafios complexos de negócios e organizações e "ajudar na tomada de decisões holísticas que se alinham aos objetivos do cliente e da empresa". As aulas são voltadas para qualquer pessoa interessada em marketing, sem pré-requisitos.

8. A Ciência do Bem-Estar, Yale

Neste curso, disponível também para adolescentes, o aluno será envolvido em uma série de desafios criados para "aumentar sua produtividade e criar hábitos mais produtivos". O curso foi dividido em 10 módulos e está disponível em 23 diferentes idiomas.

9. Certificado Profissional em Marketing Digital, Maryland

O curso da Universidade de Maryland ensina como aproveitar estratégias de SEO, incluindo análise da web, machine learning e aplicativos que usam de inteligência artificial e big data. Também promete ensinar a como aproveitar o poder dos conceitos de valor vitalício do cliente, aplicando-os ao valor da empresa, à seleção de clientes e à programação de fidelidade.

10. Introdução às Finanças Corporativas, Universidade de Pensilvânia

O curso de introdução às finanças corporativas é dividido em quatro módulos: valor temporal do dinheiro; taxas de juros; análise de fluxo de caixa descontado e retorno sobre o investimento. As aulas oferecem uma breve introdução aos fundamentos de finanças, enfatizando sua aplicação a uma ampla variedade de situações do mundo real, abrangendo finanças pessoais, tomada de decisões corporativas e intermediação financeira.

Mais recente Próxima Fórum de presidentes fomenta inclusão nas companhias

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais de Carreira

Carreira

Dos 5.178 respondentes na faixa etária entre 19 e 29 anos, 55,1% têm essa propensão

Profissionais mais jovens apresentam maior risco para questões de saúde mental

Carreira

Pesquisa nacional com 1.054 trabalhadores indica que mais da metade deseja atuar com CEOs que estão em campo ideológico semelhante

Profissionais preferem lideranças com as mesmas opiniões políticas

Carreira

Pesquisa com 56 mil profissionais em 50 países indica que 86% dos profissionais nacionais dizem se sentir prontos para se adaptar às mudanças

Brasileiro está mais aberto para novas formas de trabalho

Carreira

A colunista Pilita Clark escreve sobre um experimento realizado por um grupo de mulheres pesquisadoras

A ciência de saber dizer não ao trabalho

Carreira

Jorge Reis, que assumiu a plataforma após a pandemia e reestruturou a organização, é o convidado do podcast CBN Professional

Como o CEO da Eventim lidera mudanças em série

Carreira

Especialistas em saúde mental explicam como conquistar a concentração

Como lidar com as distrações no ambiente de trabalho

Carreira

Levantamento com 1,2 mil lideranças e funcionários de empresas que sofreram invasões on-line mostra perda de produtividade e aumento do estresse no trabalho

Ciberataques afetam a saúde emocional das equipes de TI

Carreira

Quem vai trabalhar no exterior tem entre 35 e 45 anos, curso superior e experiência relevante

Brasileiros qualificados escolhem deixar o país

Carreira

Pode-se esperar um investimento mínimo de US$ 10 mil a US$ 20 mil, incluindo despesas com vistos, passagens aéreas, moradia temporária, seguro saúde e custos iniciais