Brazil China Meeting
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE


Executivos visitam a TCL, multinacional de eletrônicos, em Huizhou, China — Foto: Ding Hongzheng/Su Yi/LIDE
Executivos visitam a TCL, multinacional de eletrônicos, em Huizhou, China — Foto: Ding Hongzheng/Su Yi/LIDE

Com mais de dez horas de debates e visitas a empresas com tecnologia de ponta, cerca de 150 autoridades e representantes do setor privado e da academia do Brasil e da China se reuniram visando ampliar os negócios entre os dois países. Realizado na cidade chinesa de Shenzhen, o Brazil China Meeting - uma iniciativa Valor e Lide, com apoio institucional de “O Globo” e CBN - discutiu entre os dias 10 e 13 de janeiro investimentos em infraestrutura, mobilidade, agronegócio, energia renovável, tecnologia e indústria automobilística, além de práticas ESG.

Frederic Kachar, diretor-geral da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio, destacou a qualidade dos painéis. “Abordamos as frentes mais importantes da relação Brasil e China.” O co-chairman do Lide João Doria apontou as oportunidades para ampliar o intercâmbio comercial: “As relações entre Brasil e China estão hoje no seu melhor momento”

Representantes de companhias chinesas relataram investimentos já feitos aqui, projetos em andamento e manifestaram interesse em participar de novos leilões e parcerias público-privadas (PPPs) em áreas como infraestrutura, energias renováveis, mobilidade urbana, agronegócios, tecnologia e indústria automobilística. “O Brasil é a bola da vez para a BYD”, disse Marcelo Schneider, diretor institucional da empresa, que está dobrando a força de trabalho na instalação de sua fábrica na Bahia.

“Nossa empresa tem interesse em participar dos projetos no Brasil”, destacou Deng Young, presidente da CRCC, que venceu a licitação para a construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica. “Estamos dispostos a participar de projetos dos PACs [Programas de Aceleração do Crescimento], a oferecer projetos de mobilidade inteligente e fazer parcerias com universidades brasileiras”, afirmou Yin Xinglei, vice-presidente do grupo CREC, subsidiário da China Railway Group.

O governador Wilson Lima (Amazonas), o vice-governador Felício Ramuth (São Paulo) e Luis Felipe Arellano, secretário da Fazenda da capital paulista, apresentaram projetos que podem receber investimentos chineses.

O agronegócio continua a ser um dos maiores atrativos brasileiros. Quando painelistas como a ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu fizeram suas apresentações, uma já interessada plateia prestou ainda mais atenção. Surgiram, ainda, discussões sobre como juntar as forças do Brasil, que gera uma das energias mais limpas do mundo, e da China, que tem tecnologia em energia. O desenvolvimento de um centro de pesquisa e desenvolvimento de energia de matriz limpa no Brasil está entre os planos de uma das maiores empresas do setor energético do mundo. A inovação é discutida atualmente pela State Grid Brazil, disse Sun Tao, chairman da empresa. “Estamos trabalhando para a descarbonização do Brasil por meio da nossa cooperação internacional, participando da governança de energia no mundo inteiro.”

A necessidade de investir na transição para uma economia de baixo carbono foi destacada por Dauter Oliveira, diretor de desenvolvimento para a Ásia da Vale, e pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). “O Brasil tem posição estratégica para atender à demanda de minerais para produção de baterias, de aerogeradores, de minerais críticos para a transição energética, e temos que atrair investimentos para crescimento da produção”, disse Raul Jungmann, presidente do Ibram.

“A urgência e importância das questões ambientais são cada vez mais evidentes em um mundo onde as mudanças climáticas e o esgotamento dos recursos naturais se tornam desafios críticos”, afirmou o presidente da Paper Excellence Brasil, Cláudio Cotrim.

Veja a cobertura completa em Brazil China Meeting

Mais recente Próxima Em 40 anos, vila de pescadores se torna um ‘Vale do Silício’

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Índice de preços reforça apostas de corte de 0,25 ponto percentual pelo Fed na semana que vem

Dólar ronda a estabilidade após divulgação de inflação ao produtor nos EUA; juros futuros sobem

Ação visa combater possíveis crimes licitatórios e desvio de recursos públicos na obra de restauração da Alça Sudeste e da Avenida Manoel Mota

Município governado pelo pai do deputado Hugo Motta, cotado para suceder Lira na Câmara, é alvo de operação da PF

Momento é de volatilidade nos mercados, com investidores à espera das decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos na semana que vem

Ibovespa cai com Petrobras e bancos em meio à alta dos juros futuros

Festival de música começa amanhã e vai até 22 de setembro

No Rock in Rio, tecnologia ajuda a localizar amigos e mergulhar na história do festival

Segundo o ministro da Fazenda, "na falta de compensação" suficiente, o governo federal vai "voltar às negociações"

Haddad: PL que onera folha traz compensações suficientes pelo menos para 2024, talvez para mais

Konotop fica na região de Sumy, que tem sido particularmente alvo de ataques russos nas últimas semanas

Drones russos danificam infraestrutura de energia na cidade de Konotop

Processo foi iniciado por entidade que pretendia ser coletiva ao tentar englobar todos os acionistas da Petrobras que tiveram ações da empresa entre 2010 e 2015; termos da arbitragem são confidenciais

Petrobras obtém decisão arbitral favorável em processo movido por associação

Bank of America vê risco inflacionário no curto prazo para serviços de utilidade pública

Forte onda de calor no país pode afetar ‘utilities’, agricultura e transporte

Segundo a companhia, a conversão irá melhorar a liquidez de suas ações e aprimorará os padrões de governança

DexxosPar quer converter ações preferenciais em ordinárias

Até o pedido de vista, havia cinco votos defendendo a legitimidade desse tipo de contrato, e dois contrários

STF: Julgamento de trabalho intermitente é suspenso por pedido de vista de Zanin