Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — Rio


A redução das dúvidas sobre a magnitude da tragédia no Rio Grande do Sul foi o principal vetor para a queda do Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), que caiu 2,3 pontos em junho, para 110,6 pontos. A diminuição do impacto das chuvas no Estado do Sul do Brasil no noticiário levou à retração da incerteza no componente de mídia, que responde por 80% do IIE-Br.

"A princípio parecia que teria aumento [da incerteza] por conta das questões fiscais, que voltaram a ser o tema principal das discussões", diz Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). "Mas isso não se refletiu por causa do peso do componente mídia", acrescenta.

Ela frisa que as questões fiscais ainda trazem incerteza e podem ser média pelo Componente de Expectativas, que responde por 20% do IIE-Br. Em junho, enquanto o Componente de Mídia caiu 3,4 pontos entre maio e junho, para 110,8 pontos, o Componente de Expectativas subiu 2,8 pontos, para 105,1 pontos, maior nível desde agosto do ano passado.

Gouveia ressalta que as expectativas mostram dúvidas quanto à trajetória de juros, inflação e câmbio, apontando incertezas relativas ao futuro da política monetária não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos. Gouveia lembra que as decisões sobre taxas de juros nos EUA têm reflexos na economia brasileira.

"A sustentabilidade da dívida pública, os gastos do governo e a reformulação da meta de déficit. Tudo isso gera ruído nas contas públicas e reflete nas expectativas do mercado", pondera a economista.

Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu reiteradas declarações que acenderam no mercado a luz de alerta sobre possível aumento de gastos. Essas declarações suscitaram dúvidas sobre a capacidade de o governo de fato conseguir zerar o déficit primário via corte de custos em vez de tentar fazê-lo apenas pelo aumento das receitas.

Gouveia diz que é possível que nos próximos meses esse temor sobre as contas públicas se reflita também no Componente de Mídia, com aumento da incerteza. Por outro lado, não descarta a possibilidade de sinalizações mais concretas de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a necessidade de conter gastos.

"É possível que haja essa convergência. É um pouco imprevisível [a trajetória do IIE-Br] nos próximos meses", diz Gouveia.

A economista diz que o atual nível do IIE-Br, ao redor dos 110 pontos, é "desconfortável", mas lembra que entre 2015 e 2019, período imediatamente anterior à pandemia, a média do Indicador girou em torno de 115 pontos. Desde 2023, essa média é menor, de 109,3 pontos.

Em termos de média móvel trimestral, o indicador subiu 2,3 pontos em junho, para 110 pontos.

Vista de Porto Alegre durante a enchente  — Foto: Mauricio Tonetto/Secom
Vista de Porto Alegre durante a enchente — Foto: Mauricio Tonetto/Secom
Mais recente Próxima Ministério de Alexandre Silveira anuncia R$ 58 bilhões em transição energética em MG

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Aplicativos de conversão facilitam a compra e venda de dólares na palma da mão

5 apps para converter real para dólar (e vice-versa)

Alemanha, África do Sul e Afeganistão já ficaram de fora das Olimpíadas por questões geopolíticas

Quais países não participam das Olimpíadas?

Para participar das Olimpíadas, esporte precisa ter campeonatos mundiais masculino, feminino e juvenil

Por que futsal não é um esporte olimpico?

A colunista Isis Borge aconselha leitor que acabou de se formar e está em dúvida sobre qual caminho seguir na carreira

É melhor ser especialista ou generalista?

Projeto “A Casa que Anda” propõe reflexões infantojuvenis sobre os sentimentos evocados pela obra da escritora

Casa de Clarice Lispector é reproduzida em caminhão baú que vai percorrer o Brasil

Desindustrialização precoce e doença holandesa não explicam o fenômeno: é necessário buscar uma explicação alternativa

Edmar Bacha: Por que a indústria brasileira encolheu tanto?

Japão deve muito às exposições mundiais, e agora se prepara para voltar a abrigar uma

Técnica que pode possibilitar a reversão de envelhecimento e devolver visão a cegos é um dos destaques da Expo 2025 no Japão

Diretor americano faz uma homenagem profunda e pessoal a Michael Powell e Emeric Pressburger em ‘Feito na Inglaterra’

 Amir Labaki: A dupla de cineastas que influenciou os anti-heróis de Martin Scorsese

A opção legislativa de incidência da Selic, que é um índice altamente variável, pode resultar em discussões sobre segurança jurídica, proporcionalidade e equivalência material das prestações