O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, publicou nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU) portarias para tratar do emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nos Estados de Mato Grosso e Amazonas e em área que abrange a Amazônia Legal.
No caso do Mato Grosso, a FNPS vai apoiar por 90 dias o Estado e os órgãos de segurança pública na prevenção e repressão dos crimes de tráfico ilícito de drogas (entorpecentes), organizações criminosas e crimes transfronteiriço na região fronteiriça Brasil-Bolívia.
Além disso, o ministro prorrogou por 90 dias, de 13 de julho a 10 de outubro, o uso da FNSP para apoiar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de fiscalização e de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, e de combate aos incêndios florestais e queimadas, na área que compreende a Amazônia Legal.
Também ampliado o prazo da utilização da FNSP em apoio à Polícia Federal no Estado do Amazonas. O objetivo é garantir a proteção dos indígenas e das populações tradicionais de Nova Olinda do Norte (AM) e região, considerando os limites com Borba e Maués, no Estado do Amazonas. Flavio Dino autorizou a prorrogação do uso da Força Nacional por mais 30 dias, no período de 18 de julho a 16 de agosto.