TIMES

Por SporTV.com — Melbourne, Austrália

RICARDO BUFOLIN / CBG

O ano de 2019 começou mais cedo para Arthur Zanetti. Acostumado a estrear nas competições no fim de março, o campeão olímpico das argolas antecipou seu início de temporada e até já se apresentou em um torneio amistoso nos Estados Unidos. A partir desta quinta-feira, Arthur Zanetti tem seu primeiro grande teste do ano pré-olímpico: vai encarar seus principais rivais das argolas na etapa de Melbourne da Copa do Mundo de ginástica artística - o SporTV transmite as finais ao vivo no fim de semana.

- Minha expectativa para a Copa do Mundo de Melbourne é boa pelo fato de eu ter competido bem nos Estados Unidos (Woga Classic). Eu fui melhor do que eu esperava no Woga. Eu sei que aqui na Austrália vai ser bem mais difícil, já vou encontrar na competição adversários do ano todo, os mesmos de todas as competições internacionais. Mas vou fazer minha parte e vejo a competição como mais uma na preparação para o Mundial, que é o nosso principal objetivo desse ano - disse Zanetti, único representante do Brasil na Austrália.

O atual vice-campeão mundial vai encarar mais especialistas nas argolas em Melbourne do que no próprio Mundial de Doha, no ano passado. Isso porque a etapa australiana da Copa do Mundo é a segunda que conta pontos para o ranking olímpico dos especialistas. É o foco de muitos rivais de Zanetti, mas não do brasileiro, que mira a vaga em Tóquio 2020 como membro da equipe do Brasil. Os brasileiros buscam a vaga por equipes no Mundial de Stuttgart, em outubro.

Arthur Zanetti é acompanhado pelo técnico Marcos Goto e pela fisioterapeuta Beatriz Almeida em Melbourne — Foto: Divulgação/CBG

Campeão mundial das argolas em 2014 e bronze em 2015 e 2017, o chinês Liu Yang ficou fora do Mundial de Doha no ano passado e pouco depois venceu a etapa de Cottbus da Copa do Mundo, que abriu o ranking olímpico. Na Austrália, ele vai ter a companhia de outro chinês especialista nas argolas. You Hao foi bronze no Mundial de 2014 e prata no de 2015. Os dois foram finalistas da prova na Rio 2016, quando Zanetti levou a prata.

Outro forte concorrente é o francês Samir Ait Said. Ele também seria finalista olímpico na Rio 2016 se não tivesse quebrado a perna no salto pouco depois da classificatória das argolas em uma cena forte que marcou a competição. O ginasta se recuperou bem da fratura e foi o quarto colocado no Mundial de 2017. Assim como os chineses, ficou fora do Mundial do ano passado para focar na Copa do Mundo e foi o segundo colocado em Cottbus.

O ucraniano Igor Radivilov, o turco Ibrahim Colak e o britânico Courtney Tulloch também são nomes que figuram sempre nas finais das argolas em Mundiais e etapas da Copa do Mundo.

A única grande ausência na disputa das argolas de Melbourne é do grego Eleftherios Petrounias. O atual campeão olímpico passou por uma cirurgia no ombro logo depois de conquistar o tricampeonato mundial do ano passado e ainda está em recuperação.

Além de competir nas argolas, Arthur Zanetti vai se apresentar no solo e no salto em Melbourne. São aparelhos em que ele cresceu bastante no ano passado. Um trabalho para fortalecer a equipe brasileira, apesar de o foco sempre ser as argolas.

Programação da etapa de Melbourne da Copa do Mundo

Quinta-feira (21/02)
4h - Classificatórias masculinas - solo, cavalo com alças e argolas
4h - Classificatórias femininas - salto e barras assimétricas

Sexta-feira (22/02)
4h - Classificatórias masculinas - salto, barras paralelas e barra fixa
4h - Classificatórias femininas - trave e solo

Sábado (23/02) - SporTV 2 transmite ao vivo
4h - Finais masculinas - solo, cavalo com alças e argolas
4h - Finais femininas - salto e barras assimétricas

Domingo (24/02) - SporTV 3 transmite ao vivo
1h - Finais masculinas - salto, barras paralelas e barra fixa
1h - Finais femininas - trave e solo

Mais do Sportv