TIMES

Por Combate.com — Las Vegas

Jeff Bottari/Getty Images

O cinturão do UFC não é mais exclusividade das Américas, da Europa e da Oceania. O nigeriano Kamaru Usman, 31, se consagrou o primeiro africano campeão da história do UFC ao dar um verdadeiro massacre no americano Tyron Woodley, detentor anterior do cinturão dos pesos-meio-médios, e vencer por decisão unânime (50-44, 50-44, 50-45) na co-luta principal do UFC 235, na madrugada de sábado para domingo, em Las Vegas. Bastante emocionado após a luta, Usman ergueu sua filha Samirah, cuja mãe é brasileira, e fez uma dedicatória.

- Eu talvez não seja o melhor striker no mundo, talvez nãos seja o melhor wrestler puro no mundo, mas quando precisa misturar tudo isso, eu sou o melhor nessa m***. Quando esta menina nasceu, acendeu um fogo dentro de mim. Papai fez isso. Quando você crescer, quero que você lembre desse dia, OK? - disse o nigeriano.

A luta

Kamaru Usman não demorou muito para furar a defesa até então perfeita de Tyron Woodley nas defesas de queda: derrubou o campeão logo no primeiro minuto. Woodley tentou pegar o desafiante numa guilhotina, mas o nigeriano se livrou sem muita dificuldade. Ele não o manteve no chão por muito tempo, mas o fez recuar por todo o primeiro round. No clinche na grade, acertou muitas joelhadas e ganchos na linha de cintura, e neutralizou a potente mão direita do campeão.

O segundo round do desafiante foi ainda mais dominante. Usman clinchou, maltratou o adversário com ombradas e pisões no pé, e acertou uma dura cotovelada ao sair da luta agarrada que abriu o supercílio do campeão. Em seguida, o nigeriano derrubou Woodley e rapidamente passou à montada, de onde acertou golpes curtos na cabeça e na costela e ameaçou um kata-gatame.

Kamaru Usman (dir.) foi melhor que Tyron Woodley tanto na luta agarrada, quanto na troca de golpes — Foto: Christian Petersen/Getty Images

Em larga desvantagem na luta, Woodley soltou a mão direita no terceiro round, mas passou longe nas primeiras tentativas. Usman, porém, voltou a encurralar o adversário contra a tela e neutralizá-lo. A estratégia se manteve bem sucedida no quarto período. O campeão até tentou puxar para a guarda com uma guilhotina, mas, com os dois suados, escorregou e ficou em desvantagem por baixo.

Woodley usou a grade para se levantar, e resolveu dar tudo de si para tentar um nocaute. No entanto, Usman igualou sua energia e mostrou superioridade inclusive na trocação. No clinche do muay thai, acertou duras joelhadas, e, ao se desvencilhar, balançou a cabeça do campeão com cotoveladas, uppercuts e cruzados. No último round, Woodley voltou a apostar na guilhotina em pé, mas Usman derrubou o americano em seguida e castigou o campeão - aquela altura, já ex-campeão - até o soar da buzina indicando o fim do combate.

Confira os resultados completos do UFC 235:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Evento, que não teve local anunciado, marcará estreia do peso-pesado camaronês na organização e em duelo com brasileiro. Luta feminina coloca frente a frente campeã da PFL e do Bellator

PFL anuncia Ngannou x Problema e Larissa x Cyborg no mesmo card em outubro

Marcos Breno subirá ao cage contra Raufeon Stots na co-luta principal da noite, em evento que será realizado nos Estados Unidos

Bellator: Brasileiro enfrenta ex-campeão em setembro

Brasileiro participa do podcast Mundo da Luta e conta bastidores antes de fazer luta em nova modalidade

John Lineker projeta estreia no muay thai, mas garante foco no MMA: "Ser campeão de novo"

Assista ao vivo a entrevista com John Lineker

Mundo da Luta #295 - Programa: Combate no GE

Ramon Taveras relata ataque de criminosos armados na semana passada e diz ter sobrevivido após reagir em legítima defesa

Lutador do UFC revela tentativa de assassinato na casa da mãe: "Feliz por estar vivo"

Meio-médio brasileiro entra no lugar do lesionado Don Madge e enfrenta Magomed Umalatov, no card principal do evento, em 23 de agosto

PFL: Neiman Gracie substitui lesionado e está nos playoffs

Depois de Dana White dispensar o lutador russo no UFC, Ray Sefo é mais um a fechar as portas para o lutador invicto com 12 vitórias: "Não, não estamos interessados"

Executivo da PFL não está interessado em Mokaev: "É um pé no saco para lidar" - Programa: PFL

Após vencer Liz Carmouche na semifinal, lutadora catarinense enfrentará a inglesa Dakota Ditcheva na decisão: "Minha vantagem é que me sinto bem onde a luta desenrolar"

Taila mostra confiança rumo à final da PFL com prêmio milionário: "Já está aqui na minha mão"

Brasileiro campeão do UFC e empresário bilionário gravam vídeo divertido com disputa particular em diversas modalidade. Zuckerberg chega a "nocautear" Poatan no boxe

Vídeo: Alex Poatan e Mark Zuckerberg fazem Olimpíadas particular

Americano de 40 anos é finalizado por Michel Chiesa ainda no primeiro round, soma oito derrotas consecutivas e deixa apenas uma luva no octógono: "Vou ficar com a outra só por precaução"

UFC: Tony Ferguson bate recorde de derrotas seguidas e sugere aposentadoria