TIMES

Por Evelyn Rodrigues, Marcelo Barone e Zeca Azevedo — Las Vegas, EUA


Cyborg revela que colou pôster de luta com Holly na geladeira

Cyborg revela que colou pôster de luta com Holly na geladeira

Cris Cyborg encabeçará o UFC 219, neste sábado, em uma luta que deverá ser a principal de sua carreira - o rosto da curitibana está estampado na principal avenida de Las Vegas, a Strip, na cidade onde acontece o último evento do Ultimate em 2017. A brasileira defenderá seu cinturão peso-pena contra a ex-campeã peso-galo Holly Holm, a rival mais conhecida na lista de oponentes desde a badalada Gina Carano.

O foco de Cris Cyborg na próxima desafiante ao cinturão é tão grande, que a imagem da americana está na porta da geladeira da curitibana. É uma forma de não deixar de pensar na oponente em nenhuma circunstância.

Cris Cyborg e Holly Holm na rua mais famosa de Las Vegas — Foto: Zeca Azevedo

- Nem passei pela Strip, vou passar correndo! Mas já estou acostumada, o Ray (Elbe) pegou o pôster da luta e colocou na minha geladeira. Acordava e tomava café e olhava a Holly, ia correr e olhava a Holly, ia treinar e olhava a Holly. Ela está na minha geladeira em casa! Já me acostumei com tudo isso - disse a campeã ao Combate.com, citando o marido.

Sobre a grandiosidade da luta, Cyborg tenta minimizar a pressão olhando para a adversária como uma mera oponente. Ela encara o compromisso como um dia de treino. Holly Holm é apenas mais uma sparring?

- Coloco na minha cabeça que vou fazer um dia de sparring na academia. O Jason (Parillo, treinador) levou alguém lá para fazer sparring e tenho que fazer. Não boto essa pressão por trás, o que treino todo dia na academia é o que vou fazer no octógono, mas é lógico que é um patamar muito maior. Não vejo desse jeito, mas é, eles me deram uma grande oportunidade de lutar no final do ano, de ser a luta principal, mas sempre coloco na minha cabeça que é um treino.

Cris Cyborg revelou que tem um pôster de sua luta com Holly Holm na porta de sua geladeira — Foto: Evelyn Rodrigues

Em 2009, Cris Cyborg fez uma luta que elevou o MMA feminino a um novo patamar. Ela venceu a então campeã do Strikeforce Gina Carano, nocauteando na luta principal a estrela da época, no último segundo do primeiro round. Na época, a brasileira ainda não tinha a dimensão de uma luta importante como tem agora.

- Na luta da Gina não tinha muita noção das coisas porque eu não falava muito inglês. Quando cheguei, estava todo mundo me vaiando também, só que no momento que entrei e estava todo mundo me vaiando, pensei: “Os humilhados serão exaltados nessa luta”. Sei o que tenho que fazer de melhor, é minha oportunidade.

Diante de um palco muito maior para o UFC 219 (e de seu favoritismo declarado nas casas de apostas e na mídia especializada), Cyborg precisa ter atenção redobrada. A solução? Treinar.

- Treino muito! Não penso que sou a melhor do mundo, que sei tudo, nunca pensei isso. Se você perguntar para alguém que começou junto comigo na academia aos 19 anos, treino da mesma forma. Meu treinador, às vezes, fala: “Cris, descanso também é treino”. Eles ficam preocupados comigo de tanto que treino. Eu gosto, o treino faz você melhorar, dá segurança também. Para todas as minhas lutas sempre treinei bastante, isso que dá segurança para a luta e para qualquer situação. Não coloco isso na cabeça (de ser a melhor), por isso que treino. A partir do momento que parar de aprender, achar que é imbatível, alguém vai te alcançar - explicou a lutadora, que tem a próxima luta e mais outras três em seu atual contrato com o UFC.

Cris Cyborg e Holly Holm disputam no sábado o título peso-pena do UFC — Foto: Getty Images

A brasileira, que vem da conquista do cinturão contra Tony Evinger, em julho, acredita que Holly Holm lhe colocará grandes desafios no próximo sábado. A experiência da ex-pugilista foi um ponto destacado.

- A experiência (dela merece atenção), a Holly tem bastante lutas de boxe, e tem o jogo de perna em que ela corre bastante, então acho que essa luta vai ser o momento de ter mais paciência. Na luta passada mostrei um pouco mais de paciência, você vai criando mais experiência. Uma das coisas que trabalhei para essa luta foi paciência, é uma luta de MMA na verdade. Sou faixa-marrom de jiu-jítsu, tenho wrestling também... Se tiver oportunidade de levar para o chão e finalizar, quem sabe pode ser minha primeira finalização? Se tiver oportunidade de nocautear, vou tentar também. Tenho cinco rounds para fazer isso. Acho que é uma grande adversária para mim. Espero que ela não corra, que venha para o jogo para não ficar uma luta chata.

Cris Cyborg avisa que vai buscar a vitória com o 17° nocaute na carreira, o que lhe daria 19 vitórias em seu cartel - que tem apenas uma derrota, logo em sua estreia, em 2005. Mas, se ele não vier, ela fez um pedido aos fãs.

- Vou dar meu máximo, com certeza vou continuar buscando o nocaute como sempre fiz. Mas se demorar cinco minutos ou cinco rounds, não fiquem bravos comigo (risos).

O Combate transmite o UFC 219 ao vivo, na íntegra e com exclusividade. O Combate.com transmitirá as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo e o restante do evento em Tempo Real.

UFC 219
30 de dezembro, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 1h, horário de Brasília):
Peso-pena: Cris Cyborg x Holly Holm
Peso-leve: Khabib Nurmagomedov x Edson Barboza
Peso-palha: Cynthia Calvillo x Carla Esparza
Peso-meio-médio: Carlos Condit x Neil Magny
Peso-leve: Dan Hooker x Marc Diakiese
CARD PRELIMINAR (a partir de 22h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Khalil Rountree x Michal Oleksiejczuk
Peso-pena: Myles Jury x Rick Glenn
Peso-mosca: Louis Smolka x Matheus Nicolau
Peso-médio: Marvin Vettori x Omari Akhmedov
Peso-mosca: Tim Elliott x Mark De La Rosa

Assine o Combate e assista ao vivo e com exclusividade a todos os eventos do UFC — Foto: Combate

Mais do Sportv

Reyphysique e Vitor Capial vencem combate após desistência de Pobre Loco e Jr. Dublê

FMS 5: entenda como funciona a luta de duplas

"Quero ver se é homem de aceitar", dispara medalhista de prata olímpico de boxe. Yamaguchi Falcão também desafia Vitor Belfort

Esquiva Falcão pede revanche contra Hebert Conceição no FMS

Brasileiro campeão peso-mosca vai enfrentar japonês estreante na organização, e peso-meio-médio terá pela frente lenda do MMA

UFC anuncia defesa de cinturão de Pantoja e Luque x Nick Diaz

Segundo o pugilista, sua conta no Instagram também tinha contratos de ativação de marca firmados com patrocinadores relacionados à influência do atleta

Após vitória no FMS 5, Esquiva Falcão perde acesso à rede social com quase 500 mil seguidores - Programa: Combate

Ben Whittaker e Liam Cameron sofreram queda por cima das cordas no card preliminar de Beterbiev x Bivol. Luta principal tem pontuação controversa; Neymar sobe ao ringue para premiar lutador inglês

Boxeadores caem fora do ringue e luta é encerrada por lesão

Ex-BBB promete aumentar engajamento do Fight Music Show com lutas com influenciadores e artistas

FMS 5: Bambam lança desafios a Whindersson, Naldo e marca luta com MC Gui

Americano bate japonês em luta bastante elogiada e quer trilogia contra campeão dos pesos-moscas: "Bati todo mundo no top 5 da p*** da divisão"

UFC: Royval vence Taira e pede nova revanche contra Pantoja

Ex-BBB foi superado por Lucas Viana e precisou ser carregado para fora do Ginásio do Canindé, em São Paulo. Influencer garante que cena curiosa do FMS não passou de uma brincadeira

FMS 5: sem conseguir andar, Hadballa diz que queda de prótese capilar foi planejada

Boxeador argentino reclama de mudanças no número de rounds e afirma ter empatado com o tetracampeão mundial

"El Chino" discorda de decisão e vê empate com Popó no FMS 5

Tetracampeão mundial de boxe reconhece que, aos 49, gás não é mais o mesmo e quer enfrentar influenciador digital que o desafiou para pendurar as luvas

Popó diz que se aposentou e escolhe adversário para despedida