combate

- Atualizado em

Cynthia Calvillo domina luta e derrota Joanne Calderwood no UFC Escócia

Americana quase finaliza a escocesa duas vezes, mas acaba vencendo por decisão unânime dos juízes. Paul Felder e Khalil Rountree conseguem nocautes duros

Por Glasgow, Escócia

Em uma luta equilibrada e decidida nos detalhes, principalmente nos momentos finais do primeiro e do terceiro rounds, a peso-palha americana Cynthia Calvillo derrotou a escocesa Joanne Calderwood por deicsão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 29-28).

Cynthia Calvillo Joanne Calderwood UFC Escócia (Foto: Getty Images)Cynthia Calvillo golpeia Joanne Calderwood na sua vitória no UFC Escócia (Foto: Getty Images)


- Eu não vim aqui para fazer o jogo dela. Vim aqui para fazer o meu jogo, e consegui. Sei que vocês agora estão me vaiando, e eu entendo isso. Mas eu amo vocês. Só quero dizer que estou aqui, não vou a lugar nenhum e estou no caminho de disputar o cinturão - disse a americana após a luta, sob vaias dos escoceses, que não concordaram com a decisão dos juízes laterais.

A luta começou com Calvillo tentando levar a luta para o chão cinturando Calderwood, que defendeu a tentativa. Mais veloz e ágil, a americana aplicava sequências de socos que incomodavam a escocesa. Calderwood usava o pisão frontal para manter a adversária à distância. A 40s do intervalo, Calvillo conseguiu derrubar Calderwood e, após tentar um mata-leão, a americana fez a transição para a chave de braço, mas não teve tempo para finalizar o golpe.

No segundo round, orientada por seu córner a não ceder uma nova queda a Calvillo, Joanne Calderwood voltou mantendo a americana à distância com chutes baixos  e pisões frontais. Calvillo se movimentava melhor, mas não conseguia golpear a escocesa com contundência. A pouco mais de um minuto para o intervalo, as duas lutadoras tentaram um soco rodado, mas Calderwood conseguiu acertar, provocando risos de Calvillo. As duas se cumprimentaram e continuaram a luta. Nos segundos finais, as duas trocaram mais alguns golpes, com vantagem para a americana.

Cynthia Calvillo Joanne Calderwood UFC Escócia (Foto: Getty Images)Cynthia Calvillo e Joanne Calderwood se cumprimentam após o soco rodado duplo no UFC Escócia (Foto: Getty Images)


O terceiro e último round trouxe Joanne Calderwood mais agressiva nos segundos iniciais. Calvillo buscava atacar, mas era a escocesa que conectava os seus golpes. A americana mantinha a movimentação intensa, mas tinha dificuldade de encurtar a distância para executar sua especialidade, que é o jogo de chão. Nos trinta segundos finais, Calvillo aplicou uma queda em Calderwood após aplicar um "single leg" e dominou suas costas, encaixando um mata-leão, deixando de finalizar por uma questão de segundos, já que a luta acabou com Calderwood entregue, já sem condições de resistir caso a luta durasse mais alguns segundos.

Cynthia Calvillo Joanne Calderwood UFC Escócia (Foto: Getty Images)Cynthia Calvillo encaixa o mata-leão no terceiro round em Joanne Calderwood no UFC Escócia (Foto: Getty Images)
01

Paul Felder arrasa Steven Ray com nocaute

Em uma das lutas mais esperadas do UFC Escócia, o peso-leve  americano de origem irlandesa Paul Felder conseguiu um belo nocaute sobre o escocês Steven Ray aos 3m57s do primeiro round após uma joelhada alta que derrubou o rival, seguida de uma sequência de socos e cotoveladas que definiram o combate. Esta foi a 14ª vitória em 17 lutas de Felder. Já Ray sofreu a sétima derrota em 28 lutas como profissional.

Paul Felder Steven Ray UFC Escócia (Foto: Getty Images)Paul Felder golpeia Steven Ray na sua vitória por nocaute no primeiro round no UFC Escócia (Foto: Getty Images)


O primeiro round começou com os dois lutadores se estudando, com Ray tomando a iniciativa da luta e Felder se defendendo e evitando as tentativas de ser levado para o chão. Os torcedores presentes à arena cantavam apoiando Steven Ray, e o escocês pressionava Paul Felder. O americano conseguiu uma bela joelhada alta que derrubou Ray. Felder imediatamente partiu para definir a luta, e conseguiu com uma sequência de socos e cotroveladas de direita que apagaram o escocês no chão do octógono.

01

Jack Marshman vence Ryan Janes por unanimidade

Em uma luta monotemática, com o mesmo panorama em praticamente todos os três rounds, o galês Jack Marshman venceu o canadense Ryan Janes por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28). Marshman dominou os dois primeiros rounds da luta sem ser incomodado pelo rival. No fim do terceiro round, Janes cresceu e conseguiu terminar melhor o combate.

Jack Marshman Ryan Janes UFC Escócia (Foto: Getty Images)Jack Marshman golpeia Ryan Janes em sua vitória por unanimidade no UFC Escócia (Foto: Getty Images)


A luta começou com Marshman cercando Janes, que circulava pelo octógono. O galês tomava a iniciativa da luta, e era ajudado pela postura do canadense, que não atacava. Após um direto de direita de Marshman que o acertou em cheio, Janes reagiu e buscou a luta, mas a iniciativa não durou muito tempo. O galês voltou a dominar a disputa, conectando golpes seguidos no canadense. Janes não conseguiu se encontrar nos primeiros cinco minutos de luta.

Jack Marshman continuou dominando as ações no início do segundo round. Mais técnico na trocação, o galês estava à vontade na luta, sem ser ameaçado por Ryan Janes. O canadense se limitava a circular e, eventualmente, soltava golpes telegrafados, dando toda a chance a Marshman de se esquivar. A dois minutos do intervalo, o canadense buscou a luta agarrada, travando o rival na grade. O galês manteve-se em pé e desvencilhou-se da posição a 30s do intervalo.

A luta manteve o ritmo no terceiro round, com Marshman dominando as ações e Janes apenas circulando sem conseguir entrar no raio de ação do rival, e recebendo golpes longos, principalmente de direita. O canadense, que é faixa-preta de jiu-jítsu, em nenhum momento fez menção de levar a luta para o chão, e mostrou que ainda precisa evoluir muito na parte em pé. Cansado no fim, Marshman .

01

À la Anderson, Khalil Rountree arrasa Paul Craig

Com uma atuação que beirou o desrespeito, o peso-meio-pesado americano Khalil Rountree - que treina com Anderson Silva nos EUA - aniquilou o escocês Paul Craig por nocaute aos 4m56s do primeiro round. Desde antes do início da luta, na apresentação dos lutadores, o americano encarava Craig com ar de provocação, recebendo muitas vaias do público em Glasgow. Durante o combate, Rountree manteve a postura - muito semelhante a do Spider em algumas lutas - provocando o rival.

Khalil Rountree Paul Craig UFC Escócia (Foto: Getty Images)Khalil Rountree arrasou Paul Craig com um belo nocaute no primeiro round no UFC Escócia (Foto: Getty Images)


- Eu fiz o que tinha que fazer, na hora que tinha que fazer. Eu enfrento qualquer um, e tenho que me assegurar de que vou fazer a coisa certa para vencer as minhas lutas - disse Rountree após o combate.

A luta começou com Rountree dominando o centro do octógono, e Craig circulando e buscando achar a distância para golpear. O americano começou atacando, mas sem conectar os golpes desferidos. Rountree mantinha a guarda mais baixa e jogava jabs, não deixando o escocês à vontade para lutar. Com uma postura provocadora desde o começo da luta, o americano parecia debochar de Craig, que não reagia, mantendo-se na defensiva. Quando a luta parecia que iria para o segundo round, Rountree acertou um uppercut fulminante de esquerda que derrubou Paul Craig. O árbitro Leon Roberts interrompeu o combate a x segundos do intervalo, quando o americano aplicava uma saraivada de socos no adversário, que já estava caído. Após o encerramento, Khalil Rountree ficou de pé na frente ao lado de Craig, encarando-o fixamente enquanto era prestado o atendimento médico.

01

Justin Willis vence luta morna contra Mulheron

Na luta de abertura do card principal, o peso-pesado americano Justin Willis venceu um duelo morno e sem emoção contra o inglês James Mulheron por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27).

Justin Willis James Mulheron UFC Escócia (Foto: Getty Images)Justin Willis golpeia James Mulheron na luta de abertura do card principal do UFC Escócia (Foto: Getty Images)


A luta começou com Willis mais tranquilo no octógono, enquanto Mulheron se expunha mais na luta, atacando com a guarda baixa, permitindo que o americano contragolpeasse e o acertasse com mais frequência. Os dois lutadores, que claramente estavam fora de forma, mantinham um ritmo mais lento. Willis conseguiu uma derrubada a 1m40s do intervalo, mas não conteve Mulheron no chão. De volta à luta em pé, o americano continuou melhor no combate, conectando mais golpes e evitando as tentativas do inglês.

James Mulheron voltou um pouco mais ativo para o segundo round. O inglês passou a tomar mais a iniciativa da luta, tirando Justin Willis da sua zona de conforto. O americano continuava no ritmo do primeiro round, usando bem as esquivas, e derrubando o rival na primeira chance que teve. Por cima no chão, o americano tentou a finalização com uma americana, que não foi bem encaixada.

O início do terceiro round foi uma repetição dos outros dois. Os dois lutadores, já desgastados, não mostravam uma boa movimentação e evitavam se aproximar um do outro. A luta não era boa, mas Mulheron atacava mais junto à grade, mas Willis conseguiu uma nova queda. Mulheron conseguiu levantar-se novamente, e a luta ficou praticamente parada na grade até o fim.

Confira as demais lutas do UFC Escócia:

CARD PRINCIPAL
Santiago Ponzinibbio venceu Gunnar Nelson por nocaute a 1m22s do R1
Cynthia Calvillo venceu Joanne Calderwood por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Paul Felder venceu Steven Ray por nocaute aos 3m57s do R1
Jack Marshman venceu Ryan Janes por decisão unânime (triplo 29-28)
Khalil Rountree venceu Paul Craig por nocaute aos 4m56s do R1
Justin Willis venceu James Mulheron por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
Danny Roberts venceu Bobby Nash por nocaute aos 3m59s do R2
Alexandre Pantoja venceu Neil Seery por finalização aos 2m31s do R3
Galore Bofando venceu Charlie Ward por nocaute aos 2m10s do R1
Danny Henry venceu Daniel Teymur por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-26)
Brett Johns venceu Albert Morales por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-25)
Leslie Smith venceu Amanda Lemos por nocaute técnico aos 2m53s do R2