combate

- Atualizado em

Técnica supera força, e Hunt nocauteia Lewis no quarto round em Auckland

Neozelandês tem atuação inteligente, absorve golpes duros e reencontra caminho das vitórias. Americano diz ter lesão nas costas e diz que "provavelmente" se aposentará

Por Auckland

A força de Derrick Lewis é inegável e seus cinco nocautes em sua sequência de seis vitórias seguidas provam isso, mas, na madrugada deste sábado para domingo, a técnica de um especialista na trocação como Mark Hunt fez a diferença, na luta principal do "UFC: Lewis x Hunt", em Auckland (NZL), pelo peso-pesado. O neozelandês venceu por nocaute técnico aos 3m51s do quarto round e aproveitou para fazer campanha contra o uso de esteroides anabolizantes no MMA.

- É um sentimento muito bom, com todo mundo da minha cidade aqui. Eu mando aqui. Tento respeitar ele, porque ele não usa esteroides, mas eu fui para cima dele. Todos nós precisamos fazer campanha para nos livrarmos dos esteroides no nosso esporte. Agradeço a todos que torceram por mim, luto há 25 anos e aprecio muito a torcida de vocês. Enfrento qualquer um que esteja acima de mim. Acho que tenho algumas lutas pela frente, tenho me divertido muito viajando pelo mundo e acho que vou continuar mais um tempo - disse Hunt, que vinha de derrota para Alistair Overeem e "No Contest" (luta sem resultado) contra Brock Lesnar, quando foi derrotado, mas o rival foi pego em exame antidoping.

Mark Hunt UFC Auckland (Foto: Getty Images)Mark Hunt nocauteou Derrick Lewis no quarto round da luta principal do UFC Auckland (Foto: Getty Images)

Lewis surpreendeu na entrevista depois da luta ao deixar sua aposentadoria encaminhada, alegando uma lesão nas costas.

- É uma lesão de muito tempo atrás. Talvez essa seja a minha última luta. Vou me casar na semana que vem e não gosto de fazer a minha família passar por tudo isso. Provavelmente será a minha última luta mesmo - revelou.

A luta

A primeira investida foi de Lewis, com um chute frontal na linha de cintura. O neozelandês demonstrava cautela, ciente da menor envergadura e do poder de nocaute do rival. Caminhando para a frente em busca de uma oportunidade de tocar o americano, Hunt levou cerca de um minuto e meio para atacar, quando conectou jab e direto. Lewis respondeu com dois chutes altos na guarda de seu adversário. Pouco depois, a mesma arma acertou a cabeça de Hunt, que defendeu um chute baixo e contra-atacou com direto de direita. O veterano ainda absorveu um uppercut e defendeu uma tentativa de queda, antes de colocar um bom uppercut. Perigoso, Lewis entrou com direto de direita, que pareceu balançar Hunt. Outro contragolpe do americano entrou. Ele ainda tentou uma joelhada voadora nos segundos finais.

Já nos primeiros movimentos do segundo assalto, Lewis conectou um chute alto na cabeça do rival. Um overhand de direita foi a arma da vez para o americano na sequência. Hunt tinha dificuldade de entrar no raio de ação e engolia golpes perigosos. Lutava em busca de um golpe preciso, mas Lewis mostrava estar ligado. Um dedo no olho de Lewis em Hunt interrompeu a luta brevemente. No retorno, o americano esquivou de uma direita e contra-atacou, balançando o neozelandês. Hunt caminhava para a frente, mas era menos ativo do que no round anterior. Lewis jogou outra joelhada voadora e desta vez encontrou seu alvo. Ele ainda teve tempo de colocar uma direita, mas Hunt absorveu e respondeu com sua mão pesada. Lewis sentiu, e o dono da casa foi para cima com muitos socos. Aos 43 anos, o neozelandês ainda aguentou duros golpes. No fim do assalto, os dois trocaram de forma franca.

Mark Hunt x Derrick Lewis UFC Auckland (Foto: Getty Images)Mark Hunt encurrala Derrick Lewis antes de interrupção do árbitro central (Foto: Getty Images)

O centro do octógono seguia sendo território de Hunt, mas ele precisou esquivar de três uppercuts que poderiam ter encerrado a luta, ao tentar encurtar a distância. O cansaço já era evidente de ambos os lados, e Lewis circulava para respirar. O neozelandês voltou a conectar um uppercut, saindo do raio de ação antes que o contra-ataque viesse. Ao entrar junto com Lewis para atacar, Hunt recebeu outro uppercut, mostrando um poder de absorção impressionante para um peso-pesado de 43 anos. Inteligente, ele passou a atacar a linha de cintura do esgotado rival. Mas não se pode menosprezar a capacidade que Lewis tem de nocautear seus rivais, e Hunt tentava se expor o mínimo possível. Nos segundos finais, ele ainda conseguiu mais alguns bons golpes.

O ritmo ficava cada vez mais lento. Os golpes eram mais telegrafados. O cenário passou a favorecer o lutador mais técnico, no caso, Mark Hunt. Com dois jabs e um direto, ele voltou a balançar Lewis. Mas uma esquerda tocou novamente o rosto do neozelandês. Hunt cercava, cauteloso, em busca do golpe perfeito. Outro cruzado de direita explodiu no frontal de Lewis, mas não teve sequência. Mesmo muito cansado, Lewis arriscou uma joelhada voadora, quando talvez tenha sido seu último gás. Hunt sentiu o cheiro de sangue, foi para cima disparando socos e apenas aguardou a interrupção do árbitro com o rival já entregue.

RESULTADOS DO UFC AUCKLAND:

CARD PRINCIPAL
Mark Hunt venceu Derrick Lewis por nocaute técnico aos 3m51s do R4
Derek Brunson venceu Daniel Kelly por nocaute a 1m16s do R1
Daniel Hooker venceu Ross Pearson por nocaute aos 3m02s do R2
Ion Cutelaba venceu Henrique Frankenstein por nocaute aos 22s do R1
Ben Nguyen venceu Tim Elliott por finalização aos 49s do R1
Alexander Volkanovski venceu Mizuto Hirota por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
Vinc Pichel venceu Damien Brown por nocaute aos 3m37s do R1
Luke Jumeau venceu Dominique Steele por decisão unânime (triplo 29-28)
John Moraga venceu Ashkan Mokhtarian por decisão unânime (30-25, 30-27 e 30-27)
Zak Ottow venceu Kiichi Kunimoto por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
J.J. Aldrich venceu Chan-Mi Jeon por decisão unânime (triplo 30-27)