combate

- Atualizado em

Em casa, Rony Jason é derrotado por Jeremy Kennedy, mas sai aplaudido

Lutador cearense tem bom momento no segundo round, faz graça, mas sofre terceira derrota nas últimas quatro lutas pelo UFC em combate contra canadense invicto

Por Fortaleza

Jeremy Kennedy Rony Jason UFC Fortaleza (Foto: Getty Images)Jeremy Kennedy joga um chute alto contra Rony Jason na segunda luta do UFC Fortaleza (Foto: Getty Images)

O retorno de Rony Jason ao seu estado natal não foi como ele planejava. O campeão peso-pena do primeiro TUF Brasil foi superado pelo canadense Jeremy Kennedy por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-27) na segunda luta do UFC Fortaleza, no Centro de Formação Olímpica (CFO) da capital cearense neste sábado. É a segunda derrota seguida do lutador de Quixadá-CE, que não vence há quatro lutas (uma vitória em maio de 2015 foi revogada por falha em exame antidoping), desde 2014. Ele saiu cabisbaixo, com a cabeça coberta por sua camisa, mas seus conterrâneos o aplaudiram e gritaram seu apelido enquanto ele voltava para o túnel.

Poucas coisas deram certo para Jason no combate com o invicto Kennedy. Ele levou ligeira vantagem quando a luta foi disputada em pé, embora seus cruzados, muito abertos, deixassem espaço para contragolpes perigosos. A sua já conhecida joelhada voadora foi sua melhor arma. No primeiro round, Kennedy tentou defendê-la, mas o golpe o desequilibrou e Jason teve um breve momento de domínio junto à grade.

Kennedy, contudo, foi superior sempre que a luta foi agarrada. O canadense rapidamente se recuperou do knockdown, se levantou e derrubou o brasileiro três vezes no primeiro round, encerrando o período por cima.

A joelhada voadora voltou a funcionar para Jason no segundo round. Após balançar o canadense com um cruzado de direita, ele encaixou a joelhada quando o adversário circulava para sua direita. Kennedy o agarrou e o puxou para sua guarda, e esteve sob risco de sofrer um nocaute técnico nos golpes de ground and pound. Uma vez recuperado do impacto, no entanto, o visitante travou o braço esquerdo do brasileiro e parecia preparar uma finalização a qualquer momento. Jason livrou o braço e, pouco depois, a árbitra Camila Albuquerque ordenou que os dois se levantassem por falta de atividade.

Jeremy Kennedy Rony Jason UFC Fortaleza (Foto: Getty Images)Jeremy Kennedy (dir.) teve mais bons momentos que Rony Jason no combate deste sábado (Foto: Getty Images)

Quando a torcida começava a empurrar seu conterrâneo, Kennedy acertou um chute na área genital de Jason e a luta foi interrompida para que o brasileiro se recuperasse. Restavam apenas 15s, pouco tempo para muita coisa no final do round.

No terceiro assalto, Rony Jason parecia desgastado, talvez pelo golpe acidental no final do round anterior. Ele tentou fazer graça e dar show para sua torcida e imitou Conor McGregor, colocando as mãos para trás e oferecendo o rosto como o irlandês fez contra Eddie Alvarez. O resultado foi desastroso: Kennedy foi em suas pernas e o derrubou. O brasileiro conseguiu se levantar usando a grade e se desvencilhar, mas, cansado, logo foi derrubado mais uma vez por Kennedy, desta vez mais longe da tela. O canadense trabalhou por dentro da guarda para desferir duros golpes no ground and pound. Jason, que carrega o nome do jiu-jítsu numa tatuagem imensa nas costas, quase o surpreendeu ao encaixar uma omoplata, mas Kennedy escapou e quase passou às suas costas. O canadense dominou os minutos finais na luta agarrada.

Após o anúncio de seu triunfo, Jeremy Kennedy segue invicto no MMA, com 10 vitórias em 10 lutas, incluindo duas no Ultimate.

Confira os resultados completos do UFC Fortaleza:

UFC: Belfort x Gastelum
11 de março, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Kelvin Gastelum venceu Vitor Belfort por nocaute técnico aos 3m52s do R1
Maurício Shogun venceu Gian Villante por nocaute técnico aos 59s do R3
Edson Barboza venceu Beneil Dariush por nocaute aos 3m35s do R2
Ray Borg venceu Jussier Formiga por decisão unânime (triplo 29-28)
Bethe Correia x Marion Reneau foi empate majoritário (29-27 Reneau, 28-28 e 28-28)
Alex Cowboy venceu Tim Means por finalização aos 2m38s do R2
CARD PRELIMINAR
Kevin Lee venceu Francisco Massaranduba por finalização aos 3m12s do R2
Serginho Moraes venceu Davi Ramos por decisão unânime (triplo 30-27)
Joe Soto venceu Rani Yahya por decisão unânime (29-28, 29-27 e 29-27)
Michel Trator venceu Josh Burkman por finalização a 1m42s do R1
Jeremy Kenedy venceu Rony Jason por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-27)
Paulo Borrachinha venceu Garreth McLellan por nocaute técnico a 1m17s do R1