combate

- Atualizado em

Jedrzejczyk mantém título do UFC
ao vencer luta dura contra Letourneau

Polonesa derrota adversária na decisão unânime dos jurados pelo UFC 193, em estádio de futebol australiano, em Melbourne, e segue com o cinturão do peso-palha

Por Melbourne, AUS

Joanna Jedrzejczyk x Valerie Letourneau (Foto: Getty Images)Joanna Jedrzejczyk acerta Valerie Letourneau (Foto: Getty Images)

O cinturão peso-palha do Ultimate segue na Polônia. Joanna Jedrzejczyk derrotou Valerie Letourneau pelo UFC 193, em Melbourne, na Austrália, e se manteve no topo da categoria em sua segunda defesa de título. A vitória se deu na decisão unânime dos jurados (49-46, 49-46 e 50-45) após cinco rounds.

- Obrigada, UFC. Estou feliz de estar neste incrível evento. Valerie foi muito dura, ela mereceu muito esta luta, obrigada Valerie por isso. Me preparei para uma luta longa assim - declarou a lutadora europeia.

Jedrzejczyk alcançou a 11ª vitória na carreira e está invicta nas artes marciais mistas. Ela deve enfrentar Claudinha Gadelha - a quem derrotou em um resultado polêmico - no ano que vem, quando for defender o cinturão novamente.

Letourneau, que atuou neste card justamente por Gadelha estar sem condições físicas de entrar no octógono este ano, era considerada "azarão" e endureceu o duelo contra a polonesa, levando o confronto até o quinto round.

A luta

Valerie Letourneau começou levando perigo a Joanna Jedrzejczyk quando conseguiu derrubá-la ao segurar a perna da campeã peso-palha. A canadense golpeou o rosto da adversária, que conseguiu se levantar, apesar de ficar contra as grades. A resposta não tardou a aparecer. Jedrzejczyk aplicou um forte chute frontal à la Anderson Silva, que deixou a canadense tonta. 

Oriunda do muay thai, Jedrzejczyk insistia nos chutes e, muitos, eram bloqueados pela desafiante, que, quando não tentava derrubar a adversária, aproveitava para pontuar com socos. Jedrzejczyk encontrava dificuldades para entrar no raio de ação da atleta da ATT, que rechaçava a aproximação da polonesa e acertou a oponente com mais precisão e frequência.

No início do terceiro round, Letourneau avançou em direção à Jedrzejczyk e clinchou, trocando posições na grade. Quando o duelo voltou ao centro do cage, a campeã acertou excelente chute frontal no rosto da adversária e teve bons momentos na curta distância, apresentando mais volume e consistência.

Durante o quarto assalto, o ritmo da luta caiu. Jedrzejczyk seguiu combinando jabs e diretos com chutes baixos ou na linha de cintura. Letourneau era mais alvo do que flecha. Nos cinco minutos finais, o equilíbrio visto nas etapas anteriores se manteve. Jedrzejczyk controlava o centro do octógono, encurtava a distância e ambas trocavam socos - a polonesa apresentava sangramento no nariz, enquanto a canadense estava com um grande inchaço abaixo do olho direito. Quando o gongo soou, elas foram aplaudidas pelo público.

RESULTADOS COMPLETOS

CARD PRINCIPAL
Holly Holm venceu Ronda Rousey por nocaute aos 59s do R2
Joanna Jedrzejczyk venceu Valerie Letourneau por decisão unânime (49-46, 49-46 e 50-45)
Mark Hunt venceu Antônio Pezão por nocaute técnico aos 3m41s do R1
Robert Whittaker vence Uriah Hall por decisão unânime (30 a 27, 29 a 28, 30 a 27)

Jared Rosholt venceu Stefan Struve por decisão unânime (triplo 29 a 28)
CARD PRELIMINAR
Jake Matthews venceu Akbarh Arreola por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do R2
Kyle Noke venceu Peter Sobotta por nocaute aos 2m01s do R1
Gian Villante venceu Anthony Perosh por nocaute aos 2m56s do R1
Danny Martinez venceu Richie Vaculik por decisão unânime (triplo 30 a 27)
Daniel Kelly venceu Steve Montgomery por decisão unânime (triplo 29 a 28)
Richard Walsh venceu Steven Kennedy por decisão unânime (30 a 27, 30 a 27 e 29 a 28)
James Moontasri venceu Anton Zafir por nocaute técnico aos 4m36s do R1
Ben Nguyen venceu Ryan Benoit por finalização aos 2m35s do R1

PREMIAÇÃO
Holly Holm e Kyle Noke levaram US$ 50 mil cada pelas "Performances da Noite". Holly Holm e Ronda Rousey levaram US$ 50 mil pela "Luta da Noite"