combate

- Atualizado em

Ben Henderson luta como campeão e finaliza Brandon Thatch com mata-leão

Ex-campeão dos pesos-leves faz sua estreia no meio-médio diante de um rival maior e mais forte, mas prova sua categoria e se recupera das duas derrotas anteriores

Por Broomfield, EUA

Em sua estreia no peso-meio-médio, aceitando de última hora substituir Stephen Thompson na luta principal do UFC em Broomfield na madrugada deste domingo contra Brandon Thatch, o ex-campeão dos pesos-leves Ben Henderson - que vinha de duas derrotas seguidas na categoria que já dominou no passado - mostrou muita categoria ao suportar a pressão de um adversário 13cm mais alto e mais forte e conquistar a vitória por finalização com um mata-leão aos 3m58s do quarto round usando a estratégia como sua maior arma.

Reveja a luta e todo o "UFC: Henderson x Thomson" no Combate Play!

 Benson Henderson consegue vitória sobre Brandon Thatch (Foto: Getty Images) Ben Henderson encaixa o mata-leão e consegue vitória por finalziação sobre Brandon Thatch (Foto: Getty Images)

- Estou bem cansado para falar a verdade. Tem horas em que você tem que dar o seu melhor, fazendo coisas sem saber como. Eu quis silenciar a plateia antes, mas agora quero ouvi-los gritar. Eu sabia que ele viria muito forte no primeiro round, e tive não que correr, mas me movimentar. Parece que tem um cara bom chamado MacDonald no Canadá que precisa de um adversário. Se ele ainda precisar, estou dentro - disse Henderson após a luta, dando a entender que poderia enfrentar Rory MacDonald, novamente entre os meio-médios.

Com os dois olhos machucados, Brandon Thatch foi direto ao comentar a sua atuação e a luta.

- Ele é um cara duro, tem coração de campeão. Acho que ganhei o primeiro e o segundo rounds, mas talvez tenha usado mais força do que deveria. Preciso de mais experiência, e ele é um veterano. Agradeço a todos que estiveram aqui, e garanto que vou voltar - disse Thatch.

Brandon Thatch recebe cuidados de sua equipe (Foto: Getty Images)Com os dois olhos inchados e roxos, Brandon Thatch recebe cuidados de sua equipe após a luta (Foto: Getty Images)


A luta

A luta começou com muita movimentação, e Henderson buscando sair do raio de alcance de Thatch e aplicando chutes baixos. Thatch, por sua vez, mudava constantemente de base e mirava na linha de cintura ao mesmo tempo que tentava encurralar o rival na grade. Se movimentando constantemente, Henderson forçava Thatch a se deslocar, desgastando-o fisicamente. A luta foi equilibrada durante o primeiro round e mostrou que a diferença de tamanho entre os lutadores fez diferença na comparação da pressão dos golpes.

Benson Henderson contra Brandon Thatch (Foto: Getty Images)Ben Henderson usou a estratégia para golpear Brandon Thatch antes de finalizá-lo com um mata-leão (Foto: Getty Images)


No segundo round Henderson voltou buscando encurtar a distância para levar a luta para o chão. Thatch, por sua vez, pressionava e tentava agredir o ex-campeão dos leves, principalmente com chutes altos e rodados. Os golpes de Henderson não causavam dano a Thatch, enquanto os de Thatch pareciam causar mais danos. Muito mais forte fisicamente, Thatch derrubou Henderson duas vezes com muita facilidade com golpes de judô, mostrando que não perdeu potência com o passar dos minutos e dos rounds.

 O terceiro round trouxe Henderson usando jabs para manter Thatch à distância, mas não dava sequência nos golpes. Após se livrar de mais uma tentativa de derrubada, Henderson encurtou a distância e derrubou o adversário, dominando suas costas e buscando o estrangulamento. Enquanto Thatch segurava seus pulsos, impedindo que o mata-leão fosse trabalhado, Henderson aplicava chutes na região da cintura e, após fechar o cadeado com as pernas, tentou novamente o estrangulamento e perdeu a posição ao buscar a transição para a chave de braço no fim do round.

O quarto round trouxe Brandon Thatch com os dois olhos inchados e roxos, e Ben Henderson buscando jabs e se movimentando muito para evitar os golpes do rival. Mais lento, Thatch já não encontrava Henderson com seus golpes. O ex-campeão dos leves, por sua vez, conectava golpes que, se não causavam danos, somavam pontos. Na metade do round, Henderson conseguiu derrubar Thatch e dominar as costas novamente, desta vez com mais autoridade e, aproveitando de um erro do rival ao tentar se levantar, encaixou um mata-leão, forçando Thatch a bater, desistindo do combate.

Veja como foram as lutas do card principal:

Max Holloway venceu Cole Miller por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Neil Magny venceu Kiichi Kunimoto por finalização a 1m22s do R3
Daniel Kelly venceu Patrick Walsh por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Kevin Lee venceu Michel Trator por decisão unânime (30-27, 29-28 e 30-27)
Ray Borg venceu Chris Kelades por finalização aos 2m56s do R3

Veja como foram as lutas do card preliminar:

Efrain Escudero venceu Rodrigo Monstro por decisão unânime (triplo 30-27)
Chas Skelly venceu Jim Alers por nocaute técnico aos 4m59s do R3
Zach Makovsky venceu Tim Elliot por decisão unânime (triplo 29-28)
James Moontasri venceu Cody Pfister por finalização a 1m49s do R2

.