combate

- Atualizado em

Equipe de Cain Velásquez fatura os dois títulos do TUF Latin America

Yair Rodríguez vence Leonardo Morales e é campeão dos penas, enquanto Alejandro Pérez supera José Quiñonez e leva o título dos galos do programa

Por Cidade do México

Cain Velásquez levou a melhor sobre Fabricio Werdum como técnico do The Ultimate Fighter Latin America. O time do americano faturou os dois títulos do reality show no UFC 180, realizado na madrugada deste domingo, na Cidade do México. O mexicano Yair Rodríguez venceu o nicaraguense Leonardo Morales, da equipe de Werdum, por decisão unânime dos jurados (triplo 29 a 28) e se sagrou campeão dos penas (até 66kg) do programa. E Alejandro Pérez venceu José Quiñonez também por decisão unânime (29 a 26, 29 a 26 e 28 a 27) no duelo entre mexicanos da equipe de Velásquez e levou o título dos galos (até 61kg).

Yair Rodriguez Leonardo Morales UFC 180 (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)Yair Rodríguez aplica queda de Leonardo Morales (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)

Na final dos penas, Yair Rodríguez usou seu bom jogo de chão nos dois primeiros rounds e controlou o oponente ao botá-lo para baixo. Morales tentou equilibrar as ações no último assalto com bons golpes em pé, mas não fez o suficiente para inverter o quadro e viu o tempo se esgotar.

Na final dos galos houve polêmica por conta de uma cabeçada aparentemente intencional de José Quiñonez em Alejandro Pérez. Quiñonez começou melhor do que o rival, mas permitiu a reação e se descontrolou no terceiro assalto. Por conta do golpe ilegal, ele teve dois pontos tirados pelo árbitro central. Com isso, a decisão, que seria dividida se não houvesse punição, virou unânime a favor de Pérez. O vencedor, por sinal, teve sua revanche de 2013, quando perdeu para o mesmo Quiñonez por decisão unânime no evento de MMA mexicano Fight Club Mexico.

Alejandro Perez final TUF América Latina UFC (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)Alejandro Pérez é anunciado vencedor do TUF (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)

O card preliminar teve outros três combates entre atletas das equipes de Velásquez e Werdum que foram eliminados do TUF. E o americano também saiu vencedor em todos eles. Os três mexicanos - Gabriel Benítez, Henry Briones e Marco Beltrán - bateram os atletas do lutador brasileiro - o panamenho Humberto Brown, o argentino Guido Cannetti e o equatoriano Marlon Vera - e não deixaram dúvida do domínio do time de Cain. A seguir, veja um resumo dessas lutas:

Gabriel Benítez finaliza Humberto Brown

O mexicano Gabriel Benítez derrotou o panamenho Humberto Brown por finalização aos 30 segundos do terceiro round, pela divisão dos penas (até 66kg). Brown mostrou muita inexperiência durante a luta. Em diversas oportunidades, ele botou o adversário para baixo, mas o viu encaixar a guilhotina e teve de se esforçar para se livrar do golpe. Estava claro que uma hora Brown não resistiria mais. Ao tentar entrar no single leg no terceiro assalto, o panamenho viu Benítez encaixar a guilhotina e não desistiu, mas acabou "apagando". 

Henry Briones finaliza Guido Cannetti

O segundo duelo da noite teve uma reviravolta e terminou com vitória do mexicano Henry Briones sobre o argentino Guido Cannetti por finalização, com 1m44s do segundo round, pelos galos (até 61kg). Cannetti foi muito bem na trocação no primeiro assalto e castigou o oponente durante cinco minutos. Mas Briones acordou na volta para o round seguinte e, após acertar bons golpes em pé, conseguiu o knockdown com um gancho de direita. O mexicano foi para cima, aproveitou-se da situação ruim do rival e pegou as costas dele para encaixar um mata-leão. O argentino se viu obrigado a bater em desistência.

Marco Beltrán vence Marlon Vera

O UFC 180 já começou com uma polêmica por conta do resultado da primeira luta. Os três jurados viram vitória do mexicano Marco Beltrán por 29 a 28 sobre o equatoriano Marlon Vera, pela categoria dos galos (até 61kg). Mas a decisão foi muito contestada nas redes sociais. Beltrán foi melhor no primeiro round e mostrou mais técnica do que o adversário. Vera melhorou nos dois assaltos seguintes, mais na base da vontade do que na técnica, e superou o rival principalmente no chão nas duas etapas. O equatoriano, no entanto, não conseguiu convencer os juízes de seu triunfo e deixou o octógono de cabeça inchada.

VEJA TAMBEM