CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA:
Desenvolvido a partir de ideias apresentadas através dos projetos internacionais, o português Lisboa Abandonada, o norte-americano Forgotten NY e também pelo argentino Basta de Demoler, onde cidadãos desenvolvem arquivos fotográficos e iconográficos registrando construções esquecidas na cidade, Douglas Nascimento elaborou o projeto de catalogação e histórica da cidade de São Paulo chamado inicialmente de: “São Paulo Abandonada”.
Tomados por estas referências o site foi desenvolvido após uma análise de que a cidade de São Paulo vem sofrendo constantes transformações e muito pouca preservação.
A primeira mudança drástica fora a perda do seu aspecto colonial quando no auge do ciclo cafeeiro, em nome do progresso, achou-se por bem demolir praticamente uma cidade e construir uma outra com ares mais europeus. Esta “nova” cidade também não resistiu e praticamente muito pouco ainda resta para contar história.
O objetivo deste nosso trabalho consiste em documentar o que está acontecendo com nossa cidade através da união de jornalismo, história, arquitetura e fotografia, registrando todos esses acontecimentos através de nossa equipe e também com a colaboração de terceiros, que se preocupam com uma melhor qualidade de vida. Catalogando a cidade assim como fizeram alguns grandes fotógrafos do passado como: Militão Augusto de Azevedo, Guilherme Gaensly, Aurélio Becherini, entre tantos outros.
Em meados de 2010, o projeto cresceu muito mais rápido do que nossas previsões iniciais e, em virtude disso, decidimos alterar nosso nome para um algo mais abrangente que não só faça referências às construções abandonadas que temos em nossa cidade, mas também a história em geral.
A partir dai ampliamos a cobertura para várias outras cidades e também passamos a abordar temas da evolução da cidade, monumentos, curiosidades e o lado informal de nossa história. Foi a partir de 01 de setembro de 2010 o São Paulo Abandonada passou a ser chamado São Paulo Antiga.
Em 2019 o São Paulo Antiga deu um passo importante na profissionalização de seus serviços e estrutura e deixou de ser apenas um blog, transformando-se em uma organização cultural (OSCIP), passando a chamar-se de Instituto São Paulo Antiga. Desde abril de 2021 o São Paulo Antiga possui uma sede aberta ao público, clique no link abaixo para saber mais.