• Ana Carolina Moura
Atualizado em
O navio Disney Dream (Foto: Divulgação)

O navio Disney Dream (Foto: Divulgação)

Um cruzeiro saindo dos Estados Unidos rumo às Bahamas parece bem tentador por si só. Agora basta acrescentar toda a magia da Disney nessa ideia e você têm dias inesquecíveis a bordo com encontro com personagens, musicais, cinema e muita diversão para crianças e adultos. Estive quatro noites no Disney Dream, navio inaugurado em 2011 que visita Nassau, Bahamas e a ilha privada da Disney, a Castaway Cay. Ele embarca toda segunda-feira e retorna na sexta, quando uma nova turma parte para o cruzeiro de três noites. E, mesmo tendo quatro navios da Disney, saindo o ano todo, é preciso se planejar, pois eles estão sempre lotados!

PASSO A PASSO DO EMBARQUE
A saída desse cruzeiro foi de Port Canaveral, que fica cerca de 70km de Orlando, na Flórida, ou 45 minutinhos. Se você quer embarcar nessa, providencie sua passagem Brasil - Orlando e passe pelo menos uma noite na cidade para fazer tudo com calma. Os hotéis do Walt Disney Resort dispõe de transfer para o porto. Chegando lá, há um terminal exclusivo da Disney, semelhante a de um aeroporto. Ali mesmo, você deixa suas malas, que estarão na porta da sua cabine no fim da tarde (por isso, é bom levar com você, na bolsa, itens pessoais que precisará nas primeiras horas no navio, como protetor solar, óculos, roupas de banho, chinelo etc). No terminal, primeiro você mostrará seu passaporte, depois você passará pelo raio-x e aí sim, chegará ao check-in, como os de hotéis. É bem rápido, você deixa contato de emergência, receberá seu cartão Key to the World - que será sua chave da cabine, identidade e cartão de crédito a bordo. Nele tem escrito seu nome completo, a ordem dos restaurantes do seu almoço e jantar e a mesa que você se sentará.

Depois do check-in, hora de entrar nesse transatlântico de 340 metros de comprimento! Você passará por uma entrada em formato de Mickey pra já entrar no clima e por um painel com o navio ao fundo onde poderá tirar uma foto com seus acompanhantes. Na porta do navio, perguntam o nome da sua família e te anunciam com um empolgado "welcome", com direito a uma salva de palmas dos tripulantes. Tem jeito melhor de ser recebido? Desconheço! Confesso, me senti a Rose na cena final de Titanic.

Depois disso, você tem 14 decks (andares) para explorar! Claro que, como todo mundo chega com fome, segue logo para um dos restaurantes! Seja comer, descansar ou ir para a piscina, saiba que todo mundo tem um compromisso obrigatório às 16h: o "mandatory lifeboat drill", um treinamento para emergências. Você não precisa pegar o colete salva-vidas do quarto, basta seguir para o local determinado no seu cartão, onde lá estarão tripulantes para lhe dar informações básicas.

Às 16h30 é hora do show Sailing Away, com a presença do Mickey, Minnie, Pato Donald, Pateta, entre outros, que acontece no deck 11, na área da piscina. E, então, que comece a navegar!

Uma dúvida frequente de quem quer fazer cruzeiro é saber se dá enjoo e a resposta é: depende! Depois de quatro cruzeiros, já sei que eu não tenho náuseas. O balanço é bem levinho. Mas algumas pessoas se sentem mal no primeiro dia. Os tripulantes sempre recomendam comer pão e tomar Ginger Ale (refrigerante a base de gengibre). Não custa seguir a recomendação. Mas, saiba, vai passar logo!

ATIVIDADES NO NAVIO
São muitas as atividades no navio, além das óbvias: aproveitar o solzão na piscina e tudo que ali tem a oferecer! Além das piscinas no deck 11 - chama atenção uma em formato de cabeça do Mickey para toda família -, a grande atração é mesmo o Aquaduck - um toboágua de 233 metros, que contorna o deck do navio. Com uma boia que permite até duas pessoas, desliza-se pelo tubo transparente e de lá se tem uma visão incrível da imensidão do mar. Dá tanto frio na barriga quanto uma montanha-russa.

O cruzeiro traz uma programação superintensa para toda a família. Há teatro, cinema, karaokê, jogos de trívias, golfe, dança, busca ao tesouro, bingo e até aula de cozinha. Quando falam que há atividade para qualquer idade, não é brincadeira. O navio dispõe de um berçário, inspirado na atração dos parques da Disney, It's a Small World. Para crianças de 3 a 12, há o Oceaneer`s Club e o Lab, com salas temáticas, como uma do Toy Story, e onde há videogames e muitas brincadeiras interativas. Lá, o jovem pode ficar sem os pais, pois há monitores o tempo todo. Para entrar lá, os pais precisam cadastrar uma magic band (uma pulseira) com dados da criança e senha.

Os adultos também têm atividades exclusivas. Há um spa enorme no deck 11, com serviços de massagem, acupuntura, tratamentos faciais, jacuzzi, saunas e salas de aromaterapia. Uma massagem corporal pode custar de 149 a 459 dólares. No local também há uma academia completa. Além disso, há programações para adultos como: degustação de vinhos, harmonização de bebidas e chocolates (por 35 dólares), além de bares, lounges e até boate.

O musical Beauty and the Beast (A Bela e A Fera) é uma das atrações do teatro do Disney Dream (Foto: Steven Diaz/ Divulgação)

O musical Beauty and the Beast (A Bela e A Fera) é uma das atrações do teatro do Disney Dream (Foto: Steven Diaz/ Divulgação)

ENCONTRO COM PERSONAGENS E SHOWS
Enquanto nos parques da Disney você precisa pegar filas e filas para tirar fotos com personagens, no navio a experiência é mais fácil. O horário do encontro com os personagens está em um jornalzinho com a programação a bordo dentro da cabine, e assim, fica fácil saber onde eles estão. Assim como nos parques, você pode tirar foto com seu celular ou câmera, mas também tem um fotógrafo no local. Todas as fotos que tiram de você ficam disponíveis na loja de fotografia Shutters. Basta escolher as que você mais gostou e o valor será adicionado à sua conta no final.

A programação imperdível no navio é assistir aos musicais a bordo. Há o Walt Disney Theatre, com 1340 lugares, e espetáculos diários em dois horários: 18h15 e 20h30, sendo assim, quem janta no primeiro horário, assiste à segunda apresentação, e vice-versa. O primeiro que assisti foi o The Golden Mickeys, que simula a entrega de estatuetas douradas do Mickey aos personagens e histórias mais emblemáticas da Disney. Há apresentações de clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões, Toy Story, A Bela e A Fera, A Pequena Sereia e Mulan. No final, a aparição do Mickey emociona a todos. No dia seguinte foi a vez do show Believe, que conta a história de um pai que entra em conflito com sua filha por não acreditar em mágica e ganha ensinamentos do gênio do Aladdin. No último dia foi a vez de conferir o mais novo espetáculo do Disney Dream: A Bela e A Fera. Não parece que você está em alto-mar e, sim, assistindo a uma das produções da Broadway, em Nova York. O show conta com rápidas trocas de cenário e muita tecnologia.

A noite dos piratas é uma das mais animadas do cruzeiro (Foto: Divulgação)

A noite dos piratas é uma das mais animadas do cruzeiro (Foto: Divulgação)

A noite mais esperada no navio é a dos piratas! Nesse dia, você encontra uma bandana no seu quarto de hotel para já entrar no clima. Mas a verdade é que todo mundo vai bem preparado para arrasar na festa Pirates in the Caribbean e leva a sério se fantasiar com a temática. Uma opção para quem quer tornar a noite mais inesquecível é marcar de se arrumar no salão de beleza infantil Bibbidi Bobbidi Boutique. Um pacote com camiseta, saia, bandana, espada, faixa de pirata, colar, glitter no rosto, esmalte nas unhas e tatuagem sai por 99 dólares. Por volta das 19h há uma apresentação no deck 11 do Mickey e sua turma, todos vestidos de piratas. Após o jantar, por volta das 22h, há uma performance de Jack Sparrow com muitas acrobacias e uma queima de fogos ao final. Emocionante!

Os restaurantes no Disney Dream (Foto: Divulgação)

Os restaurantes no Disney Dream (Foto: Divulgação)

AS REFEIÇÕES
Há três restaurantes no navio inclusos na tarifa e mais um no estilo bufê. Como são 4 mil pessoas a bordo, tanto os restaurantes quanto a sua mesa e o horário do seu jantar (17h45 ou 20h15) são pré-determinados e estão marcados no seu cartão do navio. O Enchanted Garden, no deck 2, traz uma decoração inspirada no Jardim de Versailles da França, o Royal Palace, no deck 3, te transporta para o interior de um castelo de conto de fadas, e o Animator´s Palace tem cara de estúdio de animação e as crianças adoram! Todos são a la carte no almoço e jantar, com entrada, prato principal e sobremesa, além de sucos, refrigerantes e águas inclusos. As bebidas alcóolicas podem ser solicitadas ao garçom e serão debitadas na sua conta ao final do cruzeiro. Como as mesas são sempre as mesmas, os hóspedes são atendidos pelos mesmos garçons, o que torna a experiência mais personalizada. Há sempre algum que sabe um truque de mágica ou uma brincadeira que encanta as crianças. Um show à parte, O Cabanas é um restaurante bufê com diversas opções de carnes, peixes, frutos do mar, massas, pizzas e muitos doces! Ele tem um horário mais flexível - abre mais cedo no café da manhã e fecha mais tarde no almoço e jantar. Mas, quem gosta de fazer um lanchinho fora de hora, tem opção de lanchonetes na área da piscina - a Flo's V8 Cafe - com hambúrgueres, hot dogs, pizza, saladas e frutas à disposição. Perto dali há ainda uma máquina de sorvetes de casquinha com quatro sabores - morango, creme, chocolate e misto - à vontade!

Fora da tarifa do cruzeiro, há mais dois restaurantes: o Remy e o Palo (mais informações abaixo). A doceria Vanellope’s Sweets & Treats, inspirada no Detona Ralph, traz muitas opções de sorvete de massa, sundays, muitas balas, cupcakes, bolos e chocolates. Ali também é tudo pago à parte. Difícil resistir!

Refeições no Disney Dream (Foto: Ana Carolina Moura/QUEM)

Refeições no Disney Dream (Foto: Ana Carolina Moura/QUEM)

O DIA NA ILHA DA DISNEY
Vale a pena sair da cama cedinho e correr para ver a vista do navio chegando na Castaway Cay, a ilha exclusiva da Disney nas Bahamas. O mar azul-turquesa é de deixar qualquer um deslumbrado. Já no desembarque é possível pegar um trenzinho que para em vários pontos da ilha de 4 mil metros quadrados. Seguindo a linha do navio, que tem atividades para todas as idades, a ilha também tem espaços ideais para cada faixa etária. A família pode se divertir na praia principal, onde há o Pelican Plunge, uma plataforma flutuante com dois toboáguas. Pode-se alugar snorkel, boias, pedalinhos, caiaques e bicicletas. Também é possível alugar cabanas vips em frente ao mar com sofá, rede, espreguiçadeiras acolchoadas, frigobar com bebibas e frutas e alguns petiscos.

Para crianças, há o Scuttle's Cove, com jogos e atividades exclusivas para os de 3 a 12 anos, e o Hideout, para os adolescentes. Os adultos têm uma praia só pra eles, a Serenity Bay, bem mais tranquila.

Não se preocupe com as toalhas, é possível retirar e descartar o item em diversos locais. Também não se preocupe com alimentação. Assim como dentro do navio há opções para comer a qualquer hora na ilha também. Há dois restaurantes, o Cookies BBQ e o Cookies Too, que servem hambúrguer, costela ao molho barbecue, espiga de milho e batata frita de saquinho. Também há máquinas de bebidas e de sorvetes.

É na Castaway Cay que acontece também a corrida 5k. A inscrição é gratuita e não há vencedores, todos ganham uma medalha. A corrida começa por volta das 9h.

Há 20 cabanas privadas para aluguel na Castaway Cay para uma experiência mais exclusiva (Foto: Kent Phillips/Divulgação)

Há 20 cabanas privadas para aluguel na Castaway Cay para uma experiência mais exclusiva (Foto: Kent Phillips/Divulgação)

COMPRAS
É quase impossível não querer levar um souvenir da Disney para casa nessa viagem (ou vários, no meu caso!). Entre as tantas atividades no navio, fazer compras é uma das mais divertidas! Há três lojinhas a bordo. A Mickey's Mainsail é de deixar qualquer um louco. Há roupas, brinquedos, bonecos de pelúcia e souvenires mil dos principais personagens Disney (com preços semelhantes às lojas dos parques do Walt Disney World). A White Caps tem joias, bolsas e roupas (com temática Disney, é claro) e uma área com itens para praia como maiôs, chapéus e saídas de praia. Na Sea Treasures tem muitas roupas com tema náuticos, principalmente para adultos. Também é possível comprar obras de arte. A Vista Gallery é uma galeria de quadros e esculturas dos personagens da Disney. Difícil passar por ali sem se imaginar redecorando a casa toda!

Na Castaway Cay também há várias lojinhas espalhadas pela ilha. É possível comprar itens como chapéu, boné, roupas de banho e protetor solar no local. Também há um bar em homenagem ao Olaf, da animação Frozen, com drinques sem álcool, basicamente uma raspadinha com sabores diferentes, como o Olaf’s Flurry Freeze, Sven’s Carrot Delight e Warm Hugs.

As lojinhas no Disney Dream (Foto: Divulgação)

As lojinhas no Disney Dream (Foto: Divulgação)

INTERNET
Está cada vez mais difícil se desligar do mundo online em uma viagem. Muita gente já chega nos EUA com um chip de lá para não ficar sem 3G. Ou já sai perguntando a senha do wi-fi. Mas em alto-mar não tem 3G nem wi-fi que dê pra usar. A internet é via satélite. O Disney Cruise oferece pacotes (bem salgados) para quem precisa usar a internet. No atendimento Conect@Sea você pode escolher 100MB por 19 dólares, 300MB por 39 ou 1000MB por 89.

Mas, como você está sob o padrão Disney, há um aplicativo sensacional que você precisa baixar ainda quando seu 3G ou wi-fi funcionam: o Disney Cruise Line. Ele funciona durante todo cruzeiro, mostra o calendário de atividades e horário dos encontros dos personagens e tem uma espécie de Whatsapp daqueles que estão embarcados. Basta você adicionar o login das suas pessoas conhecidas ali para conseguir trocar mensagens sem usar os dados do celular.

DESEMBARQUE
O procedimento do desembarque começa na noite anterior. Você precisa deixar sua mala pronta e etiquetada do lado de fora da cabine entre 20h e 22h.  Como no embarque, separe uma malinha de mão para o dia seguinte.

Na sua cabine estarão etiquetas das malas e envelopes com um papel verde com as gorjetas. Você precisa destacar quatro tipos, colocá-las nos envelope e entregar àqueles que te serviram durante a estadia. O valor será descontado do seu cartão de crédito. São 4 dólares por dia/por pessoa para garçom, 3 dólares por dia/por pessoa para assistente de garçom, 1 dólar por dia/por pessoa para chefe dos garçons e 4 dólares por dia/por pessoa para camareiro.

No dia seguinte, você segue para o café da manhã no horário já estipulado e deixa o navio ainda cedinho, no máximo até às 9h15. É necessário conferir seu cartão do navio uma última vez na saída e você pode ficar com ele de lembrança. Em seguida, é preciso localizar sua bagagem e mostrar seu passaporte na imigração, semelhante a de um aeroporto.

É possível encontrar Mickey Mouse e Minnie Mouse no navio Disney Dream (Foto: Divulgação)

É possível encontrar Mickey Mouse e Minnie Mouse no navio Disney Dream (Foto: Divulgação)

QUANTO CUSTA O SONHO
A maior dúvida de todo mundo que se interessa pelo cruzeiro é: quanto vou gastar? Para saber, é preciso consultar os pacotes nesse site.

Muitos fatores definem o valor, como quantas pessoas estarão juntas, qual tipo de cabine você quer e a data. Fiz uma simples cotação para janeiro de 2019, duas pessoas na cabine mais barata, quatro noites, e o melhor preço sai US$ 1.956 por pessoa.

E o que está incluso nisso? Quase tudo! Todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar, além de lanches à beira da piscina e máquina de bebidas e sorvete e serviço de quarto), shows da Disney no estilo Broadway, cinema com estreias, festas no deck, shows de fogos, encontro com personagens, clubes infantis e para adolescentes, lounges e boates para adultos, academia e serviços na Castaway Cay (almoço, bebidas, sorvete, transporte, cadeira de praia, toalhas e as recreações aquáticas).

No Disney Dream, há dois restaurantes exclusivos para adultos, o francês Remy e o italiano Palo, não inclusos no pacote all inclusive. Pude experimentar um jantar no Palo, que tem uma decoração inspirada na Itália, é claro, uma vista espetacular do mar e música ao vivo. Presenciei o restaurante bem tranquilo, sem aquela agitação do jantar tradicional. O cardápio continha opções de menu degustação e harmonização de vinhos.

*A editora-assistente Ana Carolina Moura viajou à convite da Disney Cruise Line