Séries

Por Rubinho Damasceno

Donald Sutherland, um dos monstros sagrados do cinema e da TV nos EUA, morreu neste dia 20 de junho de 2024, aos 88 anos. Fez quase 200 papéis, mas um dos mais esperados pelos fãs dele e do filho, o também ator Kiefer Sutherland, ele recusou. O do pai do agente Jack Bauer, o principal personagem da carreira do seu herdeiro, em '24 Horas', uma das séries mais importantes do começo dos anos 2000 por causa do contexto político após o 11 de Setembro.

E isso não tinha nada a ver com a falta de apreço de Donald pelo programa. Mais do que uma vez, o artista nascido no Canadá se declarou um grande fã. Não perdia um só episódio. Quando Kiefer lhe convidou para fazer parte do elenco, o já veterano artista provou que não era de misturar as estações - uma coisa era o seu gosto, outra eram as escolhas para a carreira e até uma certa ética bem pessoal.

Donald e Kiefer Sutherland em 'O Retorno de John Henry' — Foto: Divulgação
Donald e Kiefer Sutherland em 'O Retorno de John Henry' — Foto: Divulgação

Ele não sentiu que poderia fazer bem Philip Bauer, um ricaço do ramo de petróleo e tecnologia em choque constante com Jack, que não queria nada com seus negócios. Mais tarde, vemos que o agente fez muito bem em não confiar no pai, totalmente inescrupuloso e envolvido até a tampa com terroristas. Donald disse que "encontrou falhas no personagem".

Ao que parece, não de roteiro exatamente, mas de caráter.

"Eu disse a Kiefer: 'Eu adoraria ser o que Sean Connery foi para Harrison Ford [em 'Indiana Jones e a Última Cruzada'], mas não um pai que quer matar você.' Estamos procurando outra coisa que possamos fazer juntos", contou Donald Sutherland, tempos depois.

Kiefer e Donald Sutherland em 'O Retorno de John Henry' — Foto: Divulgação
Kiefer e Donald Sutherland em 'O Retorno de John Henry' — Foto: Divulgação

Muito se especulou que o ator não queria antagonizar com o filho ou entregar segredos da dinâmica de altos e baixos dos dois ao público, mas isso não confere com o que aconteceu anos mais tarde. Em 2015, eles finalmente encontraram "aquela coisa para fazerem juntos" em 'O Retorno de John Henry', com Kiefer como um pistoleiro que tenta reatar a relação com o pai reverendo, papel de Donald.

A direção do longa-metragem, inclusive, é do produtor de '24 Horas', Jon Cassar, e não há como pensar que os astros não estejam levando muito da relação de pai e filho para a tela.

"Há 30 anos, eu queria trabalhar com meu pai e estou muito grato por finalmente ter tido a oportunidade. E a experiência, acredito, acabou sendo melhor do que eu jamais poderia ter esperado", resumiu Kiefer Sutherland.

Vale dizer que Donald e Kiefer Sutherland estiveram em outros dois filmes juntos, mas sem dividirem muitas cenas - 'A Volta de Max Dugan' (1983) - o primeiro papel do filho no cinema - e 'Tempo de Matar' (1996) - com elenco estelar, incluindo Samuel L. Jackson, Matthew McConaughey e Sandra Bullock.

Kiefer Sutherland e James Cromwell em '24 Horas' — Foto: Divulgação
Kiefer Sutherland e James Cromwell em '24 Horas' — Foto: Divulgação

No final, o papel de Philip Bauer, o pai vilão e inimigo íntimo de '24 Horas', ficou com outro grande ator - James Cromwell, de filmes como 'À Espera de Um Milagre', 'Babe - O Porquinho Atrapalhado' e 'Los Angeles: Cidade Proibida'.

Pode-se dizer que o menino Kiefer ficou em ótimas mãos. Ou melhor, péssimas, daquelas que são capazes de matar um filho para não ser pego pelas autoridades e continuar lucrando horrores.

Confira a seguir o trailer de 'O Retorno de John Henry', estrelado por Kiefer e Donald Sutherland.

Mais recente Próxima Kylie Jenner chora ao comentar críticas nas redes sobre sua aparência e plásticas: 'Já retirei metade dos preenchimentos'
Mais de Monet

Tristan Thompson se declarou para a mãe de seus filhos após inúmeras traições

Fãs de Khloé Kardashian ficam chocados com post 'cara de pau' do ex para comemorar os 40 anos dela

O caçula do rei não recebeu nem convite para o evento da realeza, no último dia 15, que celebrou o aniversário do monarca

Por que Harry está sendo deixado no escuro e não recebe updates sobre a saúde de Charles e Kate Middleton

Atriz marcou presença ao lado da filha 'clone' em um evento no meio da semana na Paris Fashion Week

O hotel com diária de 165 mil reais onde Nicole Kidman está hospedada durante sua passagem por Paris

Três anos após estrelarem um filme juntos, a atriz foi premiada com um Oscar

David Duchovny, astro de 'Arquivo X', diz que merece crédito por ter descoberto Angelina Jolie há 27 anos

Luana Alonso disputou os 100 m borboleta em Tóquio e tenta conquistar sua primeira medalha na França

Nadadora paraguaia se classifica, viraliza nas redes e dispara como favorita ao posto de musa das Olimpíadas

As estrelas de Hollywood marcaram presença em confraternização da Balenciaga

Nicole Kidman e Naomi Watts vão com filhas a evento de grife em Paris e causam polêmica

Lendário cineasta é pai de oito filhos e continua na ativa profissionalmente

Clint Eastwood, aos 94 anos, faz aparição rara para levar filha grávida ao altar em casamento que uniu toda a sua família

Tamayo Perry, que participou de outros filmes e séries como 'Hawaii Five-0', 'Lost', 'A Onda dos Sonhos' e 'O Golpe', teve o corpo encontrado por surfistas em praia no Havaí

Ator de 'Piratas do Caribe' teve braço e perna arrancados em ataque fatal de tubarão, revelam testemunhas

Australiana Carly Sare reuniu seu batalhão de noivos e noivas em uma cerimônia realizada na Ilha North Stradbroke

Fotógrafa se casa com 60 pessoas em festa de três dias na Austrália

Diretor italiano Claudio Gaetani sofreu um ataque cardíaco enquanto andava de bicicleta e teve R$ 1.177 roubados de seu bolso

Policial é flagrado roubando dinheiro do corpo de cineasta morto em rua de Londres