Os dois papéis salvaram a vida de Gary Oldman, segundo ele mesmo: 'Pouco trabalho, muito dinheiro'

O vencedor do Oscar pode até somar muitos sucessos em sua carreira profissional, mas na vida pessoal passou por muitos reveses, inclusive financeiros

Por


O ator Gary Oldman Getty Images

Um verdadeiro astro de Hollywood não sabe o que é instabilidade, certo? Infelizmente, nem na vida das maiores celebridades -- incluindo os artistas mais renomados - osucesso em todas as áreas da vida é uma verdade absoluta e imutável. Todo mundo tem suas crises. Com Gary Oldman, astro vencedor do Oscar e um talento absoluto da indústria, a situação não é diferente.

Durante um difícil período de sua vida, o artista teve que enfrentar uma maré alta de má sorte. Mas dois papéis vieram para tirar-lhe do fundo do poço, quando parecia não ter saída. Quem diria: foram os heróis 'Harry Potter' e o 'Batman' quem salvaram o dia. Ou melhor, a vida, como ele próprio diz.

Cena de 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' — Foto: Reprodução
Christian Bale em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge — Foto: Divulgação

Gary Oldman era rosto conhecido das câmeras desde meados da década de 1980, quando já se destacava por interpretar homens complexos, interessantes e curiosamente únicos: como o roqueiro Sid Vicious, da banda punk Sex Pistols em uma cinebiografia de 1986. O sucesso, entretanto, só veio na década seguinte, quando emplacou produções de grande repercussão, uma seguida da outra.

'Um Tiro de Misericórdia' em 1990, 'JFK: A Pergunta que Não Quer Calar' em 1991, 'Drácula de Bram Stoker' em 1992, 'O Profissional' em 1994, 'A Letra Escarlate' em 1995, e por aí vai.

Em uma crescente tão positiva, o que poderia estar dando de errado na vida de Oldman?

Gary Oldman em 'Drácula de Bram Stoker' (1992) — Foto: Divulgação

A vida profissional do astro britânico até poderia estar indo muito bem, mas a pessoal nem tanto.

Entre os anos de 1987 e 2001, Gary Oldman foi casado por três vezes. O primeiro casamento do astro, com a atriz Lesley Manville ('Trama Fantasma'), durou entre os anos de 1987 e 1989, e acabou logo que Alfie, seu primeiro filho, veio ao mundo. O segundo foi com outra estrela, dessa vez americana, a atriz Uma Thurman ('Kill Bill'), com quem esteve casado por dois anos também, entre 1990 e 1992. Não durou, e logo os dois se separaram.

O terceiro, entretanto, foi o mais tumultuado dos três -- e causou a Gary uma extrema dor de cabeça.

Gary Oldman e a fotógrafa Donya Fiorentino, sua ex-esposa, no Festival de Cannes de 1997 — Foto: ARNAL CATARINA CHARRIAU/Gamma-Rapho via Getty Images

É certo que o relacionamento com a fotógrafa Donya Fiorentino (que veio após o noivado do astro com a diva Isabella Rossellini) não foi de todo ruim: deu a ele dois de seus maiores bens da vida, seus outros dois filhos Gulliver Flynn Oldman e Charlie John Oldman.

Mas quando acabou, em 2001, a coisa foi bem complicada.

Durante o processo de divórcio, Donya acusou o astro de abuso físico e emocional, alegando inclusive que Oldman a agrediu por quatro vezes com um telefone, chegando a enforcá-la quando ela se aproximou do aparelho para ligar para a polícia.

Apesar da séria acusação, o artista sempre defendeu e insistiu que Fiorentino o caluniava. Pelo histórico de abuso de drogas da fotógrafa -- que inclusive havia tido uma overdose em meados de 2001, e foi encontrada quase morta pela filha (fruto do casamento com o diretor David Fincher), as declarações dela não foram levadas em consideração.

Ao fim do processo, o astro britânico recebeu a guarda dos filhos, e se deparou com uma realidade desesperadora.

Gary Oldman em entrevista para a Vanity Fair — Foto: Reprodução | YouTube (Vanity Fair)

"Com 42 anos eu acordei divorciado e com a custódia dos meninos", contou o três vezes vencedor do BAFTA à Drew Barrymore em seu talk show, tempos atrás. "Isso, por si só, foi muito difícil, porque teve uma mudança na indústria em que boa parte das produções estavam sendo gravadas em Budapeste, Praga, Austrália, sabe, todos esses lugares. Então, eu neguei muitos trabalhos".

Na posição de pai solo, o tempo estava curto, mas os filhos deveriam ser prioridade. Viajar para o outro lado do planeta e ficar meses preso longe de casa definitivamente não era uma opção. Ainda bem que duas superproduções cruzaram seu caminho.

"Graças a Deus por Harry Potter", declarou Gary durante a entrevista. "Vou te dizer, os dois -- Batman e Harry Potter -- me salvaram, porque significou que eu poderia trabalhar pouco, fazer muito dinheiro e ficar em casa com meus filhos".

Gary Oldman como Sirius Black na franquia 'Harry Potter' — Foto: Reprodução

Na saga 'Harry Potter', o astro viveu Sirius Black em quatro filmes da franquia. Sua primeira aparição é em 'O Prisioneiro de Azkaban', reconhecidamente o melhor de toda a série de filmes, e nele, somos apresentados ao personagem que coleciona apoiadores até os dias de hoje -- mesmo que o próprio Oldman não seja lá tão afim de sua própria interpretação.

Já na trilogia de Christopher Nolan, o astro dá vida a outro clássico, desta feita dos quadrinhos: o comissário do Departamento de Polícia de Gotham City, James Gordon. Gary aparece nos três filmes da franquia, 'Batman Begins', 'Batman: O Cavaleiro das Trevas' e 'Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge'.

Gary Oldman como James Gordon em 'Batman Begins' — Foto: Divulgação

De lá para cá, o sucesso sorriu novamente para o ator. Gary Oldman é um artista premiado e um pai muito querido pelos filhos, que até o acompanham em premiações e o defendem com unhas e dentes.

Em 2018, ganhou seu primeiro Oscar por 'O Destino de Uma Nação', quando deu vida ao Primeiro Ministro do Reino Unido, Winston Churchill.

Gary Oldman em 'O Destino de Uma Nação' — Foto: Divulgação

E ainda esteve em outras notáveis produções, incluindo o mais recente campeão do Oscar, 'Oppenheimer'. O filme marca a quarta colaboração entre Nolan e Oldman, que interpreta o Presidente americano Harry Truman.

Assista a Gary Oldman nos dois filmes que "salvaram" a sua vida, o de Sirius Black em 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' e o do Comissário Gordon em 'Batman: O Cavaleiro das Trevas'.

Depois, reveja o momento em que ele leva o Oscar de Melhor Ator em 2018.

Mais recente Próxima A atriz que foi rejeitada para o papel da namorada de Sylvester Stallone em 'Rocky' por ser bonita demais

Leia mais