O Oscar 'certo' que Steven Spielberg perdeu para fazer 'Indiana Jones' e cumprir promessa para amigo

Filme de que diretor de 'E.T. - O Extraterrestre' abriu mão para não acabar com uma amizade foi indicado a oito prêmios da Academia; conheça a história

Por


Steven Spielberg, Harrison Ford e George Lucas nos bastidores de 'Indiana Jones e a Última Cruzada' Reprodução | Flickr

Pode ser difícil de imaginar que Steven Spielberg, um dos cineastas mais bem-sucedidos da história de Hollywood, tenha algum arrependimento em sua carreira. Mas, por incrível que pareça, o diretor de 'Tubarão' e 'A Lista de Schindler' tem, sim, um gigantesco pesar em suas costas. Desistiu de um projeto que poderia ter lhe dado um Oscar para cumprir uma promessa de anos feita a George Lucas, seu grande amigo e parceiro de projetos.

Spielberg foi, durante muitos anos, o diretor mais requisitado de Hollywood. Antes mesmo de Scorsese, De Palma, John Hughes, James Cameron e Robert Zemeckis, era Steven o mandachuva da época. Considerado até hoje o diretor de maior sucesso de toda a indústria do cinema, o americano de 77 anos viveu os melhores anos de sua vida profissional ainda durante as décadas de 1980 e 1990, quando lançou alguns de seus maiores sucessos: 'E.T - O Extraterrestre' e 'Jurassic Park' foram as duas maiores bilheterias de todos os tempos durante muitos anos.

Steven Spielberg nos bastidores de E.T. - O Extraterrestre (1982) — Foto: Getty Images

Além desses dois hits, a franquia 'Indiana Jones', estrelada por Harrison Ford, também se tornou um dos principais trabalhos de Spielberg durante as ditas décadas. A saga conta com a participação de George Lucas, que foi produtor dela desde o primeiro filme.

Segundo conta Spielberg em seu livro de memórias, 'Spielberg: Interviews Revised and Updated' (ou 'Spielberg: Entrevistas Revisadas e Atualizadas' em português), em meio aos seus blockbusters da década de 1980, ele recebeu a proposta de dirigir 'Rain Man'. Era irrecusável – o filme tinha um roteiro de arrasar e contava com o galã Tom Cruise e o queridinho veterano Dustin Hoffman, dois dos nomes mais badalados de Hollywood. Para o cineasta, era uma ótima ideia comandar a comédia, que gira em torno do herdeiro de uma fortuna que descobre que tem um irmão autista, e precisa lidar com a custódia dele para pegar a grana.

Dustin Hoffman e Tom Cruise em 'Rain Man' (1989) — Foto: Divulgação

Spielberg começou a planejar como faria o filme; até chegou a se encontrar em diferentes ocasiões com Cruise e Hoffman, tentando construir os personagens junto a eles. O diretor estava focado em fazer 'Rain Man' funcionar. "Eu passei cerca de seis meses desenvolvendo o roteiro ao lado de Tom Cruise, Dustin Hoffman e Ron Bass [roteirista do longa]", contou em um dos capítulos do seu livro.

Steven Spielberg no set de 'Contatos Imediatos de Terceiro Grau', em 1977 — Foto: Reprodução | X (@FilmFreeway)

Havia um problema que acabaria com tudo, entretanto. Spielberg não só havia se comprometido a dirigir 'Rain Man' como também havia fechado fazer a terceira sequência de 'Indiana Jones' com George Lucas na mesma época. O diretor tinha certeza que conseguiria equilibrar as duas tarefas. Estipulou prazos e queria segui-los à risca, para que nada desse errado no meio do caminho.

Cena de 'Indiana Jones e a Última Cruzada' (1989) — Foto: Reprodução

"Eu fiquei tentando deixar o roteiro cada vez melhor enquanto tinha uma data de pausa marcada para o dia 12 de janeiro, quando eu ia começar a gravar o terceiro Indy", explicou. "Quando eu vi que eu ia ultrapassar a data de 12 de janeiro e teria que desistir de 'Indy 3', percebi que a promessa que eu fiz ao George era mais importante do que fazer 'Rain Man'. Então, com muito arrependimento – porque eu queria muito trabalhar com o Dustin e o Tom –, saí do filme".

Spielberg passou o bastão para Barry Levinson, um diretor que estava em ascensão na época. "Ele meio que foi seguindo a própria onda e fez seu próprio filme. Mas apreciou todo o tempo que passamos juntos falando sobre as minhas anotações".

Dustin Hoffman e Tom Cruise em 'Rain Man' (1988) — Foto: Reprodução

Com sua desistência, Spielberg pôde focar totalmente em 'Indiana Jones e a Última Cruzada', lançado 1989. O filme, que conta com a participação do saudoso River Phoenix, foi um sucesso de bilheteria, inclusive: arrecadou quase 480 milhões de dólares ao redor do mundo.

Sean Connery e Harrison Ford em 'Indiana Jones e a Última Cruzada' — Foto: Reprodução
Steven Spielberg e Harrison Ford nos bastidores de 'Indiana Jones e a Última Cruzada' — Foto: Reprodução | IMDb

O sucesso comercial (e crítico também) só não bateu a onda de prêmios para os quais 'Rain Man' foi nomeado. Foram oito indicações e quatro vitórias no Oscar, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Diretor para Barry Levinson e Melhor Ator para o talentoso Dustin Hoffman.

Assim, hoje, fãs de Spielberg só podem imaginar quão diferente 'Rain Main' poderia ter sido se o cineasta não tivesse honrado sua promessa a George Lucas.

Tom Cruise e Dustin Hoffman em 'Rain Man' — Foto: Reprodução

Veja abaixo os trailers de 'Rain Man' e de 'Indiana Jones e a Última Cruzada', além do momento em que Barry Levinson levou o Oscar de Melhor Direção em 1989:

Mais recente Próxima Quem é o ator favorito para interpretar Batman no lugar de Robert Pattinson em novo filme de James Gunn, o novo chefão da DC

Leia mais