O filme mais 'bonito' da carreira de Cillian Murphy segundo ele mesmo: 'Minha melhor experiência como ator, fácil'

Ator irlandês premiado com o Oscar de Melhor Ator escolheu sua produção favorita -- e surpreendeu: não é 'Oppenheimer'

Por Giovana Abrantes*


Cillian Murphy Getty Images

Passear pela carreira de Cillian Murphy é se deparar com uma surpresa atrás da outra: são títulos de todos os tipos, gêneros tão diferentes uns dos outros e simplesmente muitíssimas histórias apaixonantes. De comédias românticas até filmes de terror, tudo está na filmografia do irlandês premiado com o Oscar de Melhor Ator. Mas entre tantos papéis e tantos projetos tão diferentes, um em específico tem lugar especial no coração dele: um drama de guerra filmado em sua cidade natal, em uma época para lá de especial para o moço.

Ainda que 'Oppenheimer', de Christopher Nolan, que tenha dado a Cillian sua primeiríssima estatueta de Melhor Ator, o longa não é o trabalho favorito dele. Muito pelo contrário: seu escolhido, na verdade, é uma produção pequena, um drama irlandês sobre um momento importantíssimo na história da Irlanda, sua terra de origem.

Cena de "Ventos da Liberdade", filme de 2006 com Cillian Murphy no papel principal — Foto: Reprodução

'Ventos da Liberdade' foi lançado em 2006, com o próprio astro de 'Batman Begins' no papel principal. Na trama, Cillian é Damien O'Donovan, um médico de cidade pequena que é confrontado com a tarefa de ajudar os feridos do Exército Republicano Irlandês durante a guerra de independência do país, quando o exército inglês dizimou incontáveis vidas nativas.

Talvez fosse simplesmente pelo tema do filme (já que Murphy é um cidadão irlandês muitíssimo orgulhoso), que coloca sob os holofotes os horrores causados pela ocupação britânica, mas vai muito além disso. Os motivos por que este é o filme favorito realizado por Cillian são ainda tão "bonitos" quanto a própria obra.

Cillian Murphy estrelou "Ventos da Liberdade", filme premiado em sua terra natal, em 2006 — Foto: Divulgação

A produção de 'Ventos da Liberdade' aconteceu inteiramente na cidade de Cork, onde o astro de 'Peaky Blinders' nasceu, cresceu e até foi para a faculdade. Natural da cidade de pouco mais de 200 mil habitantes (a segunda maior da Irlanda), cujas terras têm baixo relevo e são consideradas bastante pantanosas, Cillian pôde voltar a morar com os pais durante o período das gravações -- o que por si só já era muito melhor e mais confortável do que os dias sozinho em quartos de hotel durante as produções americanas em que estivera.

Para melhorar ainda mais a situação toda, Yvonne McGuinness, a esposa de Murphy, estava à espera de seu primeiro filho com o ator, o pequeno Malachy Murphy.

Cillian Murphy, Yvonne McGuinness ao lado dos filhos, Aran e Malachy Murphy, após a vitória do pai no Oscar — Foto: Reprodução | Instagram (@ymcgprojects)

Podendo estar literalmente em casa em meio às intensas gravações, com a companhia dos pais e da esposa grávida, enquanto fazia o que mais amava na vida, isto é, atuar, a experiência de 'Ventos da Liberdade' foi uma daquelas para jamais ser esquecida. E Cillian não tem vergonha nenhuma de admitir com todas as palavras: "A melhor experiência que eu tive como ator, fácil", revelou ao The Guardian durante uma entrevista.

O drama que conta com um elenco lotado de estrelas irlandesas pode até não ser seu maior sucesso: nem na crítica especializada, nem comercialmente; mas é, sem dúvidas, a sua favorita -- porque, além de ter sido um período absolutamente inesquecível em sua vida pessoal, é também um ótimo filme. Atualmente, conta com 90% de aprovação especializada no portal Rotten Tomatoes, além dos ótimos 82 pontos no Metacritic e 7,5 no IMDb.

Cillian Murphy em "Ventos da Liberdade" (2006) — Foto: Reprodução
Cillian Murphy em "Ventos da Liberdade" — Foto: Reprodução

Não foi por acaso, portanto, que o filme de Ken Loach foi indicado a diversos prêmios e até ganhou alguns, incluindo o 'Oscar da Irlanda', o Irish Film and Television Awards, em duas categorias (a de Melhor Filme e Melhor Ator Coadjuvante); o European Film Awards; o Prêmio Goya (o 'Oscar da Espanha'); e recebeu o prestigioso Palma de Ouro do Festival de Cannes, no ano de seu lançamento, coroando o filme como uma verdadeira obra-prima, com selo de "clássico irlandês".

Cillian Murphy em cena de "Ventos da Liberdade" (2006) — Foto: Reprodução

Para os maiores fãs do ator, é uma verdadeira alegria vê-lo falar em seu sotaque e língua originárias, as quais tanto presta homenagens até os dias de hoje. Se você bem se lembra dos acontecimentos mais recentes da última temporada de premiações, Cillian se ofereceu a cantar uma canção rebelde em sua língua no BAFTA e agradeceu pela vitória no Oscar, a maior cerimônia do cinema, também no mesmo dialeto.

Cillian Murphy recebendo o Oscar de Melhor Ator por 'Oppenheimer' — Foto: PATRICK T. FALLON/AFP via Getty Images

Vê-lo jovem em um filme gravado em sua terra de infância, sob uma língua, cultura e maneirismos que são naturalmente seus, é absolutamente encantador para qualquer mínimo admirador do trabalho magistral de Cillian Murphy, que tomou a ótima decisão de ter 'Ventos da Liberdade' como seu trabalho favorito.

Confira o ganhador do Oscar de Melhor Ator, Cillian Murphy, no trailer do drama de guerra 'Ventos da Liberdade':

* com edição de Gabriel Tieppo

Mais recente Próxima Brad Pitt tinha preferência por 'maior ator do mundo' em 'Entrevista com o Vampiro', mas teve que engolir Tom Cruise, revela diretor

Leia mais