Brad Pitt tinha preferência por 'maior ator do mundo' em 'Entrevista com o Vampiro', mas teve que engolir Tom Cruise, revela diretor

Neil Jordan relembra toda a reação negativa em torno da escolha do astro de 'Top Gun' para o papel de Lestat

Por Redação MONET


Tom Cruise e Brad Pitt em 'Entrevista com o Vampiro' (1994) Divulgação

Que 'Entrevista com o Vampiro' (1994) é um clássico consagrado todo mundo já sabe. Mas em sua nova autobiografia, 'Amnesiac : A Memoir', o diretor Neil Jordan revela os bastidores de suas decisões para o elenco, incluindo uma birra em torno da escolha por Tom Cruise para viver o sedutor vampiro Lestat.

Baseado no romance homônimo de Anne Rice, a história segue Louis de Pointe du Lac, interpretado por Brad Pitt, que narra sua vida como vampiro para um jornalista, vivido por Christian Slater. Cruise assume como Lestat de Lioncourt, um vampiro sedutor que transforma Louis e o introduz ao mundo sombrio dos imortais.

Lestat de Lioncourt interpretado por Tom Cruise, na adaptação do livro de Anne Rice, 'Entrevista Com o Vampiro' (1994). — Foto: Sygma | GettyImages

Apesar de Tom Cruise já ser um astro prestigiado em Hollywood àquela altura, "o problema era a escalação de Lestat", aponta Jordan. Ele explica em seu livro, que será lançado em 20 de junho, que Brad Pitt já tinha se acostumado com a ideia de contracenar com Daniel Day-Lewis nesse papel, já que o ator foi convidado antes pelo diretor.

Mesmo sem ainda ter a confirmação sobre seu parceiro de cena, Pitt, então, 'comemorou' antes da hora. Day-Lewis, considerado inclusive pelos seus pares "o maior ator da sua geração" (hoje ele é o único artista a ter três Oscars de Melhor Ator), recusou a oportunidade.

Daniel Day-Lewis em cena de Meu Pé Esquerdo (1989) — Foto: Reprodução

"Eu ofereci a Daniel, que leu [o roteiro] e, como eu esperava, não quis interpretar o personagem", escreveu o cineasta.

"Alguns anos antes, ele tinha se confinou em uma cadeira de rodas para interpretar Christy Brown em 'Meu Pé Esquerdo' (1989). Ele teria que dormir em um caixão durante toda a produção se seguisse a mesma técnica", explicou sobre a recusa.

Lestat de Lioncourt (Tom Cruise) e Louis Pointe du Lac (Brad Pitt) na adaptação do romance de terror de Anne Rice, 'Entrevista Com o Vampiro' (1994). — Foto: Warner Bros. Studios

Foi quando Neil Jordan partiu para Tom Cruise e, após visitá-lo em casa duas vezes, percebeu que o astro de 'Top Gun' (1986) tinha muito em comum com o personagem. "Ele tinha que viver uma vida afastado do olhar dos outros. Ele fez um contrato com as forças ocultas, sejam elas quais fossem. Ele tinha que se esconder nas sombras, mesmo sob a luz do sol de Hollywood. Ele seria eternamente jovem. Ele era uma estrela. Ele poderia muito bem ser Lestat", refletiu no livro.

Já decidido, Jordan fez não só Pitt, mas como muita gente 'engolir' Tom Cruise. O diretor relembra toda a reação que precisou lidar com sua decisão, com pessoas criticando a escolha de forma intensa. "Metade da América parecia que havia lido os livros de Anne Rice e queria ter voz na escolha de Lestat", disse Jordan, que ainda admitiu que "deve ter sido muito difícil" para Cruise lidar com tanta rejeição.

Abaixo, assista ao trailer de 'Entrevista com o Vampiro', filme indicado ao Oscar de melhor direção de arte e melhor trilha sonora:

Mais recente Próxima Astro dos anos 1980 diz que filmagem cena de 'prazer solitário' em comédia teen clássica foi humilhante: 'Pessoal demais'

Leia mais