Filmes
Por

Em uma lista dos melhores personagens de toda a franquia 'Rocky', a namorada do protagonista, Adrian, não poderia jamais ficar de fora. Presente desde o primeiro filme, a irmã de Paulie, atendente de um pet shop, encantou não apenas o coração do lutador, mas também a audiência. O charme tímido foi infalível para tornar a personagem uma verdadeira querida do público -- muito por conta do talento natural de Talia Shire.

Mas ela não foi uma das primeiras opções do diretor -- na verdade, Susan Sarandon foi uma delas e foi descartada por um motivo, digamos, inusitado.

Vamos lembrar do enredo do clássico de 1976 para conhecer essa história.

Em 'Rocky, Um Lutador', o personagem título é quem passa o tempo todo em tela -- é claro. Mas ainda que fosse Sylvester Stallone quem protagonizasse a franquia, houve bastante tempo para que outros personagens pudessem roubar para si algum tempo em frente às câmeras.

Os primeiros que vêm à mente sempre são quase sempre Apollo Creed, Ivan Drago ou os amigos de Balboa, Mickey e Paulie. Mas é Adrian quem tem um dos maiores destaques da trama.

Cena do casamento de Rocky e Adrian em 'Rocky II -  A Revanche' — Foto: Reprodução
Cena do casamento de Rocky e Adrian em 'Rocky II - A Revanche' — Foto: Reprodução

Logo nos primeiros encontros de Rocky com ela, a química entre os dois fica clara. A moça trabalha em um pet shop, onde o protagonista visitava de vez em quando para comprar ração para sua tartaruga de estimação. Aos poucos, Rocky vai criando coragem para chamar a atendente para sair.

A timidez dela, conjunta a do próprio Balboa, cria uma tensão agradável para quem acompanha E assim, um dos casais favoritos do cinema americano nasce: a partir do elemento essencial da personagem, o charme da introversão, que casou muitíssimo bem com o perfil de Shire.

Talia Shire em 'Rocky, Um Lutador' — Foto: Reprodução
Talia Shire em 'Rocky, Um Lutador' — Foto: Reprodução

Mas antes que 'Rocky' pudesse ser rodado, escolher uma atriz que pudesse interpretar o interesse romântico do protagonista foi bem complicado. Foram várias opções, e nenhuma delas combinava bem: Cher era até que uma boa atriz, mas era uma das grandes estrelas da TV -- famosa demais para um papel focado no minimalismo.

O semelhante era discutido a respeito de Bette Midler, uma estrela do teatro musical cujo talento não tinha absolutamente nada a ver com o silêncio. Carrie Snodgress também não ficou de fora, e na verdade, foi a exata primeira opção de John G. Avildsen.

Já que a personagem de Adrian foi escrita como uma mulher de origem irlandesa, não havia opção melhor que a atriz de 'Quando Nem Um Amante Resolve'.

Carrie Snodgress em 'Quando Nem Um Amante Resolve' — Foto: Divulgação
Carrie Snodgress em 'Quando Nem Um Amante Resolve' — Foto: Divulgação

Já indicada ao Oscar, Snodgrass era a atriz mais bem estabelecida dentre as possibilidades. Talvez por isso negou participar do longa. A razão dada pela atriz era o valor baixíssimo do cachê.

Logo, surgiu Susan Sarandon entre tantos "nãos" de outras estrelas. A atriz estava vivendo um ótimo começo de carreira, à época. Em 1975, estrelou aquele que daria um pontapé certeiro para o início de sua carreira: 'Rocky Horror Picture Show'.

O musical que conta com o brilhante Tim Curry no papel da travesti espacial e cientista maluca Frank-N-Furter, e algumas das melhores canções já apresentadas nas telonas.

Susan Sarandon como Janet Weiss em 'Rocky Horror Picture Show' — Foto: Divulgação
Susan Sarandon como Janet Weiss em 'Rocky Horror Picture Show' — Foto: Divulgação

Não por acaso, é até hoje um ícone da cultura LGBTQIA+, e representa uma geração inteira de entusiastas e artistas do teatro musical. É referência óbvia dentro da cultura pop, e foi o filme que introduziu Sarandon a Hollywood.

No musical, a então jovem estrela interpreta Janet Weiss, a adorável namorada de Brad Majors. Após assistirem à cerimônia de casamento de seus amigos, o jovem casal se perde no meio da estrada durante uma forte chuva.

Buscando abrigo, acabam no castelo da maléfica Frank-N-Furter e de seus companheiros nada comuns. Ao decorrer do filme, Janet e Brad são surpreendidos com a ideia de que, talvez, a atração sexual seja muito mais complexa e muito mais divertida do que eles mesmos estavam acostumados.

Susan Sarandon e Barry Bostwick em 'Rocky Horror Picture Show' — Foto: Reprodução
Susan Sarandon e Barry Bostwick em 'Rocky Horror Picture Show' — Foto: Reprodução

Em primeiro momento, a timidez da personagem de Janet parece se assemelhar com a de Adrian. Ambas são moças meigas, inocentes e charmosas. Mas logo se percebe a disparidade entre as duas.

Susan Sarandon em 'Rocky Horror Picture Show' — Foto: Reprodução
Susan Sarandon em 'Rocky Horror Picture Show' — Foto: Reprodução

Enquanto Adrian é o retrato de uma moça real, Janet é a caricatura dela. Não é à toa, portanto, que a personagem de 'Rocky Horror' acaba tão sensual quanto o próprio clã do castelo quase ao final do filme.

Também tinha outro problema, e esse foi o responsável por tirar qualquer possibilidade de Susan Sarandon estrelar o papel da futura esposa de Rocky Balboa: a atriz de 28 anos era "bonita demais" para o papel.

Quem afirmou isso foi Burt Young (1940-2023), o próprio Paulie da franquia de Stallone, em seu site oficial.

A atriz Susan Sarandon — Foto: Aldara Zarraoa (via Getty Images)
A atriz Susan Sarandon — Foto: Aldara Zarraoa (via Getty Images)

A atriz que se tornou ativista cresceu, mesmo depois de não ter feito 'Rocky, Um Lutador' em 1976. Foi indicada ao Oscar cinco vezes, e venceu uma, em 1996, por 'Os Últimos Passos de Um Homem', dirigido por Tim Robbins e estrelado também por Sean Penn.

O papel da calada garota do pet shop do bairro foi, então, mesmo para Talia Shire, que já havia brilhado, anos antes, em 'O Poderoso Chefão' e 'O Poderoso Chefão - Parte II', no papel da irmã Connie Corleone, filha do Don Vito, que se casa em uma cerimônia luxuosa no início do primeiro filme, que quase contou com a participação do próprio Sylvester, antes da fama.

Detalhe: os filmes sobre a máfia mais importantes do cinema são dirigidos pelo irmão de verdade da atriz: Franci Ford Coppola

Talia Shire e Sylvester Stallone em 'Rocky, Um Lutador' — Foto: Divulgação
Talia Shire e Sylvester Stallone em 'Rocky, Um Lutador' — Foto: Divulgação

Diferentemente de Connie, Adrian era uma mulher muito mais calada, mais simples. Shire conseguiu o papel após uma audição ocorrida pouquíssimos dias antes do início das produções.

Não deu outra: a química entre ela e Stallone, conjunta a sua interpretação de uma moça solitária e sonhadora acabou ganhando o mundo.

Sylvester Stallone e Talia Shire em 'Rocky II - A Revanche' — Foto: Reprodução
Sylvester Stallone e Talia Shire em 'Rocky II - A Revanche' — Foto: Reprodução

Shire foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1977 e ficou marcada na história do cinema como uma das mais adoráveis parceiras de todos os tempos.

Talia Shire continuou interpretando Adrian Pennino até 'Rocky 5', em 1990, até deixar a franquia. Em 'Rocky Balboa', o sexto filme, o protagonista explica que Adrian acabou morrendo de câncer e sua personagem é presente, mesmo sem que ela apareça em cena uma só vez, nem mesmo em flashbacks.

Relembre Talia Shire e Sylvester Stallone em seu primeiro beijo como Adrian e Rocky, em 'Rocky, Um Lutador' (1976).

*Com edição de Luís Alberto Nogueira

Mais recente Próxima O figurante de 'O Exorcista' que depois se revelou assassino confesso e suspeito de várias outras mortes
Mais de Monet

Mamie Laverock, de 20 anos, encerrou sua vaquinha virtual depois de conseguir quase 40 mil dólares canadenses para custear suas cirurgias e internação

Atriz se pronuncia após quase morrer com queda do 5º andar de hospital que deixou seu 'corpo despedaçado'

A britânica Samantha Morton também detalhou uma situação traumática aos 23 anos quando o diretor pediu para ver seus seios na frente de todo mundo

Atriz indicada a dois Oscars revela ter se recusado a fazer cenas de nudez e sexo aos 16: 'Fui vista como difícil'

O australiano perdeu Arthur (15 anos) em 2015 e Jethro (31 anos) em 2022

Músico Nick Cave diz ter ficado mais forte após morte de dois filhos: 'As coisas perdem importância'

Astro de 'Edward Mãos de Tesoura' cortou duas oportunidades gigantescas de seu currículo -- que acabaram caindo diretamente nas mãos ávidas pelo sucesso de Reeves

Os dois filmes rejeitados por Johnny Depp que impulsionaram a carreira de Keanu Reeves

O monarca pretende seguir com a vida após entender que já fez o que podia para resolver a situação

Rei Charles III está 'extremamente triste' com treta e distância de Harry, mas cansou: 'Não quer mais saber'

Astro que é ícone das décadas de 1980 e 1990 quase acabou com sua carreira -- antes mesmo que ela tivesse começado -- ao estrelar uma fantasia para lá de trágica

O filme que Arnold Schwarzenegger acha tão ruim que o usava para castigar filhos: ‘O pior que eu já fiz’

Os influenciadores Georgina e Steven somam mais de 200 mil seguidores e focam em conteúdo para desmistificar a 'perfeição' na web

Casal expõe facilidade para forjar transformações corporais 'radicais' nas redes e choca fãs: 'Fiquei de queixo caído'

A sérvia Ana Ivanovic, ex-número 1, é casada com a lenda do futebol alemão desde 2016

Ex-tenista revela o que nunca deixou Schweinsteiger fazer em oito anos de casamento

Atriz de 'Barrados no Baile' faleceu aos 53 anos no final de semana passado

Shannen Doherty teve ajuda de amigos para realizar último desejo após descobrir que marido a traía em meio ao câncer: 'Imperdoável'