Filmes

Por Rubinho Damasceno

Os anos 1980 estavam mortos e enterrados e Sylvester Stallone já não estava mais com aquela bola toda. Pelo contrário, na década de 1990, o astro amargou mais fracassos do que sucessos e tinha consciência de que precisava urgentemente se reinventar. Foi aí que apareceu em suas mãos o roteiro do drama policial 'Cop Land', projeto totalmente pessoal do então jovem diretor e roteirista James Mangold, hoje um dos grandes nomes de Hollywood, com trabalhos como 'Logan' (2017), 'Ford vs. Ferrari' (2019) e 'Indiana Jones e o Chamado do Destino' (2023) no currículo.

O ator se habilitou e precisou enfrentar logo de saída o ceticismo do próprio cineasta novato, que não o achava capaz de interpretar o protagonista do filme - um xerife de uma pequena cidade dormitório de tiras de Nova York, imersa em corrupção e aparentemente conformado e impotente com a sua função de "engavetador" de casos delicados envolvendo as autoridades. Há ainda um importante background: ele nunca conseguiu realizar o sonho de ser um "policial de verdade" porque sofreu um acidente que lhe deixou surdo de um ouvido, salvando a mulher por quem foi apaixonado por toda a vida.

"Eu não o queria. Quando vieram com a ideia, eu reagi com um 'Deus, por favor, não'. Minha percepção de Sly àquela altura (e ele é um amigo e vai entender o que vou dizer) é que o cara tinha feito uma série de filmes nos quais era uma figura indestrutível. E eu estava procurando um cara vulnerável, que era meio soft, que não conseguia nem puxar um gatilho direito - e eu estou recebendo o Juiz Dredd?", lembrou Mangold, anos mais tarde, fazendo referência a um papel marcante do ator naqueles tempos de mais baixos do que altos.

Sylvester Stallone e Annabella Sciorra em 'Cop Land' — Foto: Divulgação
Sylvester Stallone e Annabella Sciorra em 'Cop Land' — Foto: Divulgação

Mesmo assim, o diretor engoliu Stallone após ele aceitar as três condições impostas por ele. A primeira era de que o astro não deveria tentar controlar a produção. A segunda: não pedir mudanças no roteiro ou na história. E a última, mais importante, ganhar 18 quilos para interpretar o protagonista Freddy Heflin.

"Sly disse: 'Olha, é o seu filme, é o seu roteiro, então, faremos exatamente o que você escreveu e também vou ganhar peso – eu vou adorar'. E ele foi um anjo sobre isso de uma forma que muitos outros atores que eu contatei para o papel antes dele não tinham sido. Eles não ficaram felizes em interpretar o herói nada sexy ou vacilante hesitante no centro da história, e aqui estava esse cara que realmente estava a fim disso. Por vários motivos, estou feliz por ter feito isso com ele", reconheceu o cineasta.

Ganhar o peso foi a parte fácil para Sylvester Stallone, que interrompeu a rotina intensa de treinamentos que segue até hoje, e passou a se empanturrar de panquecas em uma lanchonete próxima do set.

A esta altura, o roteiro de Mangold tinha atraído uma ótima reputação e vários atores de renome faziam fila para participarem do projeto, entre eles Robert De Niro e Harvey Keitel, dois dos principais nomes do gênero - o primeiro dispensa apresentações e o segundo tinha voltado aos holofotes por uma dupla parceria com Quentin Tarantino em 'Cães de Aluguel' (1992) e 'Pulp Fiction - Tempo de Violência' (1994).

Sylvester Stallone e Ray Liotta em 'Cop Land' — Foto: Divulgação
Sylvester Stallone e Ray Liotta em 'Cop Land' — Foto: Divulgação

Isso sem falar de Ray Liotta, protagonista de 'Os Bons Companheiros' (1990), que queria o papel de Stallone, mas teve de se contentar com outro, o do policial infiltrado, melhor amigo de Heflin.

Detalhe: praticamente todo mundo aceitou trabalhar por um cachê bem menor do que normalmente recebia.

Bolo fofo

O problema veio quando os produtores viram o estado de Stallone após o regime de engorda. Ficaram malucos com testes de audiência de 'Cop Land', com pessoas rindo da forma do ator, conhecido até então pelo físico trincado. Chegaram até a pedir para que uma cena mostrando bem a barrigona do astro, que rola na cama até conseguir se sentar, ficasse de fora do corte final.

"Teve uma ótima cena que fez, por algum motivo, o estúdio ficar muito nervoso. Você vê a barriga enorme dele meio que se revelando ao acordar pela manhã. Quando o filme seria lançado, Sly ainda era um grande astro de ação. Quando o mostramos pela primeira vez em uma exibição teste, três caras entre 500 riram quando o viram gordo e isso imediatamente deixou os executivos paranoicos", lembra Mangold.

Stallone com Robert De Niro e Havey Keitel nos bastidores de 'Cop Land' — Foto: Divulgação
Stallone com Robert De Niro e Havey Keitel nos bastidores de 'Cop Land' — Foto: Divulgação

"Eles foram direto até a mim: 'Você tem que tirar essa cena'. Mas a realidade para mim é que momentos como esse foram uma grande homenagem. O ganho de peso foi para desempenhar aquele papel e para que ele [Stallone] pudesse sinalizar para o público: 'Eu não vou ser aquele cara[que vocês conhecem]'."

Entre mortos e feridos, menos na sequência final ao estilo faroeste de 'Cop Land', salvaram-se todos. Sylvester Stallone provou que era um ator sério, capaz de duelos inclusive com De Niro (algumas das melhores cenas do filme são com os dois) e o filme deu um bom dinheiro. Custou 15 milhões de dólares e arrecadou 65 milhões. Nada mal para um "bolo fofo", como ele mesmo chegou a se definir, durante a produção.

Confira a seguir o trailer de 'Cop Land' (1997).

Mais recente Próxima Dublê de corpo de Jude Law para mostrar 'traseiro gigante nu' em filme de brasileiro é ex-gerente de TI. Entenda
Mais de Monet

Tristan Thompson se declarou para a mãe de seus filhos após inúmeras traições

Fãs de Khloé Kardashian ficam chocados com post 'cara de pau' do ex para comemorar os 40 anos dela

O caçula do rei não recebeu nem convite para o evento da realeza, no último dia 15, que celebrou o aniversário do monarca

Por que Harry está sendo deixado no escuro e não recebe updates sobre a saúde de Charles e Kate Middleton

Atriz marcou presença ao lado da filha 'clone' em um evento no meio da semana na Paris Fashion Week

O hotel com diária de 165 mil reais onde Nicole Kidman está hospedada durante sua passagem por Paris

Três anos após estrelarem um filme juntos, a atriz foi premiada com um Oscar

David Duchovny, astro de 'Arquivo X', diz que merece crédito por ter descoberto Angelina Jolie há 27 anos

Luana Alonso disputou os 100 m borboleta em Tóquio e tenta conquistar sua primeira medalha na França

Nadadora paraguaia se classifica, viraliza nas redes e dispara como favorita ao posto de musa das Olimpíadas

As estrelas de Hollywood marcaram presença em confraternização da Balenciaga

Nicole Kidman e Naomi Watts vão com filhas a evento de grife em Paris e causam polêmica

Lendário cineasta é pai de oito filhos e continua na ativa profissionalmente

Clint Eastwood, aos 94 anos, faz aparição rara para levar filha grávida ao altar em casamento que uniu toda a sua família

Tamayo Perry, que participou de outros filmes e séries como 'Hawaii Five-0', 'Lost', 'A Onda dos Sonhos' e 'O Golpe', teve o corpo encontrado por surfistas em praia no Havaí

Ator de 'Piratas do Caribe' teve braço e perna arrancados em ataque fatal de tubarão, revelam testemunhas

Australiana Carly Sare reuniu seu batalhão de noivos e noivas em uma cerimônia realizada na Ilha North Stradbroke

Fotógrafa se casa com 60 pessoas em festa de três dias na Austrália

Diretor italiano Claudio Gaetani sofreu um ataque cardíaco enquanto andava de bicicleta e teve R$ 1.177 roubados de seu bolso

Policial é flagrado roubando dinheiro do corpo de cineasta morto em rua de Londres