Filmes
Por

São muitos os clássicos adolescentes da década de 1980, mas quase nenhum consegue se equiparar a 'Curtindo a Vida Adoidado'. O longa dirigido por John Hughes deixou uma marca no cinema pop e na carreira de cada participante do elenco -- principalmente na de Alan Ruck, que interpretou Cameron, o melhor amigo do protagonista do filme, Ferris Bueller (Matthew Broderick).

Na trama, Ferris Bueller, um adolescente nada compromissado com a vida escolar, decide tirar um dia de folga e matar aula com seus dois grandes amigos. Mas cada tentativa de diversão quase acaba em um verdadeiro desastre para o trio.

Alan Ruck e Matthew Broderick em 'Curtindo a Vida Adoidado' — Foto: Reprodução
Alan Ruck e Matthew Broderick em 'Curtindo a Vida Adoidado' — Foto: Reprodução

'Curtindo a Vida Adoidado' foi um sucesso desde sua estreia, fazendo um total de US$ 70 milhões em bilheteria, em comparação aos US$ 5 milhões gastos para fazer o filme. Um hit indubitável. E, justamente por ter se tornado tão icônico, o filme marcou as carreiras de quem participou dele -- talvez nem tão felizmente para Alan Ruck.

Cena de 'Curtindo a Vida Adoidado' — Foto: Reprodução
Cena de 'Curtindo a Vida Adoidado' — Foto: Reprodução
Cena de 'Curtindo a Vida Adoidado' — Foto: Reprodução
Cena de 'Curtindo a Vida Adoidado' — Foto: Reprodução

O ator de 67 anos revelou em 2021 que desenvolveu uma relação de amor e ódio com o longa durante um período obscuro em sua carreira, quando as ofertas de trabalho estavam escassas. Em um podcast norte-americano, o astro revelou: "Durante aqueles anos em que eu não conseguia ser escalado para nenhum trabalho, eu ficava tipo: 'Pois bem, 'Curtindo a Vida Adoidado' foi a minha única chance mesmo'".

Durante essa má fase, que se passou entre o final da década de 1980 e os anos 1990, Ruck chegou a se mudar para Los Angeles, procurando uma nova chance. Mas o plano deu errado. Para pagar as contas, o ator procurou outros empregos: trabalhou em uma rede de lojas de departamento e também foi barman.

Alan Ruck em ensaio para 'Curtindo a Vida Adoidado' — Foto: Divulgação
Alan Ruck em ensaio para 'Curtindo a Vida Adoidado' — Foto: Divulgação

"Aquele filme foi lançado em 1986, e depois só fiquei perambulando por Nova York. Em 1988, fiz um piloto na Tailândia sobre um fotojornalista no Vietnã, e eu queria muito que [esse projeto] fosse para frente. As coisas não estavam indo bem", relembrou. "Então, o negócio com 'Curtindo a Vida Adoidado' se tornou um pé no saco para mim quando as pessoas o traziam à tona durante aquele período, e eu ficava tipo, 'cansei'".

A carreira de Ruck só começou a melhorar mesmo em meados de 1990. Ele estrelou alguns dos mais populares filmes da década, incluindo o clássico com Keanu Reeves e Sandra Bullock, 'Velocidade Máxima' e a aventura científica 'Twister'.

Alan Ruck em cena de 'Velocidade Máxima' — Foto: Reprodução
Alan Ruck em cena de 'Velocidade Máxima' — Foto: Reprodução

Na TV, o sucesso foi maior ainda: o ator conseguiu um bom contrato estrelando a sitcom da ABC, 'Spin City', com Charlie Sheen, Michael J. Fox, Richard Kind e Connie Britton. Ruck participou de 140 episódios da comédia de sucesso, que passava durante as madrugadas na TV brasileira.

Outro sucesso veio na atual década: o artista esteve em todas as temporadas da premiadíssima série 'Succession'. Nela, ele interpreta Connor, o primogênito da poderosa família Roy.

Alan Ruck como Connor Roy em 'Succession' — Foto: Reprodução | HBO
Alan Ruck como Connor Roy em 'Succession' — Foto: Reprodução | HBO

No fim, a série sobre o futuro da empresa WayStar e a relação conturbada entre os Roy rendeu a Ruck tudo aquilo com que ele sempre sonhou: foi indicado ao Globo de Ouro, ao Emmy e venceu ainda dois SAG Awards.

Justine Lupe e Alan Ruck como Willa e Connor de 'Succession' — Foto: Reprodução | HBO
Justine Lupe e Alan Ruck como Willa e Connor de 'Succession' — Foto: Reprodução | HBO

Porém, depois de ver as ofertas de papéis desaparecerem nos anos após 'Curtindo a Vida Adoidado', Ruck não se ilude mais com o sucesso dos trabalhos de que participa. Até porque ele ainda não se considera um astro tão grande quanto outros nomes em Hollywood. “Uma vez me perguntaram: ‘Como você escolhe seus papéis?’ E eu respondi: ‘A Meryl Streep e o Brad Pitt é quem fazem isso. Não é assim para o resto de nós”, disse ao The Guardian em 2021.

Relembre o trailer de 'Curtindo a Vida Adoidado':

Mais recente Próxima O motivo mais absurdo para que Reese Witherspoon fosse rejeitada para papel: 'Disseram que eu parecia inteligente demais'
Mais de Monet

Mamie Laverock, de 20 anos, encerrou sua vaquinha virtual depois de conseguir quase 40 mil dólares canadenses para custear suas cirurgias e internação

Atriz se pronuncia após quase morrer com queda do 5º andar de hospital que deixou seu 'corpo despedaçado'

A britânica Samantha Morton também detalhou uma situação traumática aos 23 anos quando o diretor pediu para ver seus seios na frente de todo mundo

Atriz indicada a dois Oscars revela ter se recusado a fazer cenas de nudez e sexo aos 16: 'Fui vista como difícil'

O australiano perdeu Arthur (15 anos) em 2015 e Jethro (31 anos) em 2022

Músico Nick Cave diz ter ficado mais forte após morte de dois filhos: 'As coisas perdem importância'

Astro de 'Edward Mãos de Tesoura' cortou duas oportunidades gigantescas de seu currículo -- que acabaram caindo diretamente nas mãos ávidas pelo sucesso de Reeves

Os dois filmes rejeitados por Johnny Depp que impulsionaram a carreira de Keanu Reeves

O monarca pretende seguir com a vida após entender que já fez o que podia para resolver a situação

Rei Charles III está 'extremamente triste' com treta e distância de Harry, mas cansou: 'Não quer mais saber'

Astro que é ícone das décadas de 1980 e 1990 quase acabou com sua carreira -- antes mesmo que ela tivesse começado -- ao estrelar uma fantasia para lá de trágica

O filme que Arnold Schwarzenegger acha tão ruim que o usava para castigar filhos: ‘O pior que eu já fiz’

Os influenciadores Georgina e Steven somam mais de 200 mil seguidores e focam em conteúdo para desmistificar a 'perfeição' na web

Casal expõe facilidade para forjar transformações corporais 'radicais' nas redes e choca fãs: 'Fiquei de queixo caído'

A sérvia Ana Ivanovic, ex-número 1, é casada com a lenda do futebol alemão desde 2016

Ex-tenista revela o que nunca deixou Schweinsteiger fazer em oito anos de casamento

Atriz de 'Barrados no Baile' faleceu aos 53 anos no final de semana passado

Shannen Doherty teve ajuda de amigos para realizar último desejo após descobrir que marido a traía em meio ao câncer: 'Imperdoável'