Filmes

Por Redação MONET

Apesar de sempre relembrado como um dos mais amáveis e charmosos personagens de toda a mitologia de Hogwarts, Gary Oldman não é lá muito fã de sua interpretação do amigo de Tiago Potter, Remo Lupin e Pedro Pettigrew. Chamando o próprio trabalho de 'medíocre', durante uma participação em um popular podcast no ano passado, o ator vencedor do Oscar foi recentemente enquadrado pelos fãs da saga durante uma coletiva de imprensa no Festival de Cinema de Cannes, em que está presente para promover seu novo projeto, 'Parthenope', e cobrado de esclarecimentos sobre seus comentários ofensivos a ele mesmo e aos filmes do bruxinho.

É claro que a franquia têm alguns dos maiores momentos da cultura pop. Desde o primeiro filme, quando o Chapéu Seletor acaba na cabeça de Harry, ou no último capítulo, quando uma previsão do futuro, em que Harry envia o filho para Hogwarts, a franquia inspirada nas obras de J. K. Rowling rendeu inesquecíveis e adoráveis cenas, mitologias e, é claro, personagens.

Entre eles, o próprio Prisioneiro de Azkaban, Sirius Black. Interpretado por Oldman, o personagem virou um dos favoritos dos Potterheads.

Harry Potter (Daniel Radcliffe) e Sirius Black (Gary Oldman) em 'O Prisioneiro de Azkaban' — Foto: Reprodução
Harry Potter (Daniel Radcliffe) e Sirius Black (Gary Oldman) em 'O Prisioneiro de Azkaban' — Foto: Reprodução

E se há um grupo que sabe defender seus ídolos com unhas e dentes, são os fãs da franquia de Potter. Há mais de 20 anos acumulando fãs, é praticamente impossível que eles deixem "passar batido" algum comentário ofensivo ou alguma situação desconfortável que atrapalhe a paz dos residentes da fictícia Hogwarts.

Foi assim quando a veterana vencedora de múltiplos prêmios, Miriam Margolyes, fez críticas aos fãs que, segundo ela, já deveriam ter crescido e deixado 'Harry Potter' para trás; com os críticos dos trabalhos dos outros atores, quando a saga havia chegado ao fim; e agora, finalmente, também é com Gary Oldman.

O ator Gary Oldman — Foto: Getty Images
O ator Gary Oldman — Foto: Getty Images

O ator pontuou em um episódio do popular podcast 'Happy, Sad, Confused', no ano passado, que considerava sua atuação do personagem Sirius Black 'medíocre'. O próprio apresentador do programa não deixou de esconder o choque.

"Eu acho que meu trabalho lá foi medíocre. Não, eu realmente acho. Talvez, se eu tivesse lido os livros como o Alan [Rickman, o Severus Snape], se eu tivesse ficado acima do óbvio, se eu soubesse o que estava por vir, eu sinceramente acho que interpretaria de uma maneira diferente", declarou o artista, com uma sinceridade ímpar.

Sirius Black é um dos personagens favoritos dos fãs de 'Harry Potter' — Foto: Repodução
Sirius Black é um dos personagens favoritos dos fãs de 'Harry Potter' — Foto: Repodução

Agora, no último Festival de Cannes, onde Oldman está presente para promover o novo filme do diretor Paolo Sorrentino ('A Grande Beleza'), que o tem no elenco, os Potterheads finalmente tiveram a oportunidade de confrontar o astro cara a cara, exigindo explicações.

Ao The Hollywood Reporter, o ator de 66 anos foi bastante direto.

Confira o momento na íntegra abaixo:

"O que eu quis dizer com aquilo foi que, como qualquer artista ou ator, eu sou hipercrítico do meu trabalho. Se você não é, e se está satisfeito com o que está fazendo, seria a morte para mim. Se eu assistisse a uma performance minha e pensasse: 'Meu Deus, estou fantástico aqui', seria um dia muito triste."

Oldman continuou explicando suas razões de maneira bastante equilibrada. Ele conta que à época, existia tanto segredo que recobria o futuro da narrativa dos livros, que tornou praticamente impossível que ele soubesse muito sobre o personagem.

"Estavam sob um cadeado e uma chave", descreveu o ator. "Se eu tivesse lido os cinco livros, e tivesse sabido o arco do personagem, talvez eu tivesse interpretado de maneira diferente."

Sirius Black tem participação importante em toda a franquia 'Harry Potter' — Foto: Reprodução
Sirius Black tem participação importante em toda a franquia 'Harry Potter' — Foto: Reprodução

O ator de 'Drácula de Bram Stoker', 'O Destino de uma Nação', 'O Profissional', entre tantos outros grandes filmes, ainda pontuou que quando foi escalado como Sirius, recebeu apenas o primeiro livro em que seu personagem participa, 'O Prisioneiro de Azkaban', como fonte de estudo para a persona que deveria encarar por mais alguns vários filmes.

"Não sou eu olhando para o filme e dizendo que é horrível, ou que eu sou terrível. Eu só queria que fosse sob circunstâncias diferentes. Era isso que eu quis dizer. Eu não quis ofender ninguém por aí que gosta daquele filme".

Gary Oldman e Daniel Radcliffe em seus respectivos papéis de Sirius Black e Harry Potter — Foto: Reprodução
Gary Oldman e Daniel Radcliffe em seus respectivos papéis de Sirius Black e Harry Potter — Foto: Reprodução

Feitas as pazes, e com esclarecimentos bastante bem explicados, não há qualquer motivo para que os Potterheads ameacem o pobre Gary Oldman; que, afinal, só queria ter conhecido melhor o próprio personagem antes de trazê-lo às telas

Assista a Gary Oldman como o icônico Sirius Black em sua primeiríssima aparição na franquia, com o trailer de 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban'.

Mais recente Próxima Ator diz que Robert Downey Jr. não quis lhe ajudar quando tomou rasteira da Marvel: 'Liguei 27 vezes'
Mais de Monet

Mamie Laverock, de 20 anos, encerrou sua vaquinha virtual depois de conseguir quase 40 mil dólares canadenses para custear suas cirurgias e internação

Atriz se pronuncia após quase morrer com queda do 5º andar de hospital que deixou seu 'corpo despedaçado'

A britânica Samantha Morton também detalhou uma situação traumática aos 23 anos quando o diretor pediu para ver seus seios na frente de todo mundo

Atriz indicada a dois Oscars revela ter se recusado a fazer cenas de nudez e sexo aos 16: 'Fui vista como difícil'

O australiano perdeu Arthur (15 anos) em 2015 e Jethro (31 anos) em 2022

Músico Nick Cave diz ter ficado mais forte após morte de dois filhos: 'As coisas perdem importância'

Astro de 'Edward Mãos de Tesoura' cortou duas oportunidades gigantescas de seu currículo -- que acabaram caindo diretamente nas mãos ávidas pelo sucesso de Reeves

Os dois filmes rejeitados por Johnny Depp que impulsionaram a carreira de Keanu Reeves

O monarca pretende seguir com a vida após entender que já fez o que podia para resolver a situação

Rei Charles III está 'extremamente triste' com treta e distância de Harry, mas cansou: 'Não quer mais saber'

Astro que é ícone das décadas de 1980 e 1990 quase acabou com sua carreira -- antes mesmo que ela tivesse começado -- ao estrelar uma fantasia para lá de trágica

O filme que Arnold Schwarzenegger acha tão ruim que o usava para castigar filhos: ‘O pior que eu já fiz’

Os influenciadores Georgina e Steven somam mais de 200 mil seguidores e focam em conteúdo para desmistificar a 'perfeição' na web

Casal expõe facilidade para forjar transformações corporais 'radicais' nas redes e choca fãs: 'Fiquei de queixo caído'

A sérvia Ana Ivanovic, ex-número 1, é casada com a lenda do futebol alemão desde 2016

Ex-tenista revela o que nunca deixou Schweinsteiger fazer em oito anos de casamento

Atriz de 'Barrados no Baile' faleceu aos 53 anos no final de semana passado

Shannen Doherty teve ajuda de amigos para realizar último desejo após descobrir que marido a traía em meio ao câncer: 'Imperdoável'