Filmes

Por Rubinho Damasceno

'Um Sonho de Liberdade' é visto hoje como um dos filmes mais representativos dos anos 1990. A história de companheirismo dos detentos Andy Dufresne (Tim Robbins) e Ellis Boyd 'Red' Redding (Morgan Freeman), de origens distintas, mas que enfrentam juntos a barra-pesada da prisão de Shawshank por décadas, com a passagem do tempo sendo representada por pôsteres maravilhosos de grandes divas do cinema na cela de um deles, providenciado pelo outro, só aumenta de prestígio. Tanto é que, 30 anos depois, trata-se do filme com a nota média mais alta do Internet Movie Database, maior acervo online de produções audiovisuais no mundo.

Impossível pensar em outros atores nestes papéis - estão em qualquer lista que se preze de "melhores duplas" de todos os tempos. Mas saiba que por muito pouco essa parceria não aconteceu e isso tinha a ver com o texto original de Stephen King, o conto 'Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank', contido na coletânea 'As Quatro Estações'.

Morgan Freeman e Tim Robbins em 'Um Sonho de Liberdade' — Foto: Divulgação
Morgan Freeman e Tim Robbins em 'Um Sonho de Liberdade' — Foto: Divulgação

Na concepção de King, Red tem origem irlandesa e esse apelido vem justamente dos cabelos ruivos. Ao conseguir os direitos junto ao escritor com o maior número de obras adaptadas para filmes e séries em Hollywood, o diretor Frank Darabont não tinha intenção de fazer qualquer mudança nos personagens.

Além disso, enxergava em 'Um Sonho de Liberdade' a chance de trabalhar com um dos seus dois atores preferidos - Gene Hackman, que tinha acabado de ganhar o seu segundo Oscar por 'Os Imperdoáveis', em 1993 (o primeiro havia sido ainda em 1972 por 'Operação França') ou Robert Duvall, vencedor do Oscar por 'A Força do Carinho, em 1984, e responsável por diversos papéis memoráveis em clássicos como 'O Poderoso Chefão 1 e 2' e 'Apocalypse Now'.

Gene Hackman em 'Os Imperdoáveis' — Foto: Divulgação
Gene Hackman em 'Os Imperdoáveis' — Foto: Divulgação
Robert Duvall em 'O Apóstolo' — Foto: Divulgação
Robert Duvall em 'O Apóstolo' — Foto: Divulgação

Os dois estavam envolvidos em outros projetos na ocasião e indisponíveis, para decepção de Darabont, que estava debutando na função de diretor e tinha reputação em Hollywood apenas como roteirista de filmes de terror B, como 'A Bolha Assassina' e 'A Mosca 2', além de episódios da série 'O Jovem Indiana Jones'.

O cineasta estreante, inclusive, chegou a ter a tutela de um diretor muito mais experiente, Rob Reiner, que tinha no currículo uma das adaptações mais elogiadas de uma obra de King, 'Conta Comigo', de 1986.

De início, ele sugeriu a Darabont vários astros puxadores de bilheteria na indústria cinematográfica, daqueles capazes de fazer brilhar o cartaz de qualquer filme.

Paul Newman em 'Estrada para a Perdição' — Foto: Divulgação
Paul Newman em 'Estrada para a Perdição' — Foto: Divulgação

Interessante ver como a lista tríplice proposta por Reiner trazia nomes de diferentes gerações, o que mostava que não se tinha muita certeza do caminho que se pretendia dar ao enredo e ao personagem de 'Red'.

Paul Newman, que acabaria fazendo no ano seguinte 'O Indomável: Assim É a Minha Vida', conseguindo sua nona indicação ao Oscar (ainda teria mais uma, em 2003, com 'Estrada para a Perdição').

Clint Eastwood - talvez o nome mais quente em Hollywood naquele momento, diretor consagrado na Academia por 'Os Imperdoáveis', que também estrelou junto com Hackman, e com trânsito livre principalmente nos estúdios Warner, além de ter a experiência icônica de um filme de prisão anterior, 'Fuga de Alcatraz' (1979).

E Harrison Ford, o maior astro de cinema dos anos 1980, com papéis memoráveis nas franquias 'Star Wars' e 'Indiana Jones', além de filmes que trafegavam entre o sucesso e o cult, como 'A Testemunha' e 'Blade Runner - O Caçador de Andróides'.

Clint Eastwood em 'Um Mundo Perfeito' — Foto: Divulgação
Clint Eastwood em 'Um Mundo Perfeito' — Foto: Divulgação
Harrison Ford em 'Revelação' — Foto: Divulgação
Harrison Ford em 'Revelação' — Foto: Divulgação

Ou por problemas de agenda, ou pelos agentes não confiarem no taco de um novato como Darabont ou até por não caberem no orçamento de 'Um Sonho de Liberdade', todos foram descartados.

Aí, surgiu a sugestão salvadora vinda da produtora Liz Glotzer, da Castle Rock, empresa que adminstra as criações adaptações do próprio Stephen King. Foi ela quem disse para Darabont não se prender ao texto original e fazer um convite a Morgan Freeman, no auge da carreira, enfileirando um grande filme atrás do outro - 'Tempo de Glória' (1989), 'Conduzindo Miss Daisy' (1989) e 'Os Imperdoáveis' (1992), este último junto com Hackman e Eastwood - olha só como era pequeno o mundinho de Hollywood.

Morgan Freeman e Tim Robbins em 'Um Sonho de Liberdade' — Foto: Divulgação
Morgan Freeman e Tim Robbins em 'Um Sonho de Liberdade' — Foto: Divulgação

O diretor e roteirista, que era fascinado por Freeman desde 'Brubaker' (1980), filme de prisão no qual contracena com Robert Redford, deu sinal verde para que ele fosse abordado.

As estrelas se alinharam já que o artista respondeu dias depois que 'Um Sonho de Liberdade era "o melhor script que já tinha lido na vida e que ficaria feliz de fazer qualquer papel". Ao saber que o queriam para interpretar Red, então, ficou em êxtase. "Eu pensei: 'Uau, eu controlo os destinos do filme. Fiquei estupefato com isso".

Morgan Freeman em 'Brubaker' (1980) — Foto: Divulgação
Morgan Freeman em 'Brubaker' (1980) — Foto: Divulgação

A escolha por Freeman e a manutenção da alcunha 'Red' para o personagem proporcionou um dos momentos mais impagáveis de 'Um Sonho de Liberdade'.

Acontece quando ele é perguntado por Andy (Robbins) o motivo do apelido e responde: "Talvez seja porque eu sou irlandês".

Morgan Freeman com Tim Robbins e o diretor Frank Darabont nas filmagens de 'Um Sonho de Liberdade' — Foto: Divulgação
Morgan Freeman com Tim Robbins e o diretor Frank Darabont nas filmagens de 'Um Sonho de Liberdade' — Foto: Divulgação

Morgan Freeman recebeu sua terceira indicação ao Oscar por 'Um Sonho de Liberdade' (uma das sete que o filme teve), mas perdeu para Tom Hanks por 'Forrest Gump - O Contador de Histórias'. Foi uma tônica naquela noite no então Kodak Theatre (hoje Dolby Theatre), com o filme de Darabont não levando nenhum prêmio sequer; hoje, para muitos, uma injustiça histórica.

O ator finalmente receberia sua estatueta dourada, como Melhor Ator Coadjuvante, por 'Menina de Ouro', em 2005. Chegou aos finalistas da Academia mais uma vez por 'Invictus', interpretando Nelson Mandela, em 2010.

Morgan Freeman em cena de 'Um Sonho de Liberdade' — Foto: Divulgação
Morgan Freeman em cena de 'Um Sonho de Liberdade' — Foto: Divulgação

Confira a seguir o trailer de 'Um Sonho de Liberdade'.

Mais recente Próxima Ben Stiller admite ter sido pego de surpresa e ficado mal com seu maior fracasso: 'Pensei que todos queriam o filme'
Mais de Monet

Tristan Thompson se declarou para a mãe de seus filhos após inúmeras traições

Fãs de Khloé Kardashian ficam chocados com post 'cara de pau' do ex para comemorar os 40 anos dela

O caçula do rei não recebeu nem convite para o evento da realeza, no último dia 15, que celebrou o aniversário do monarca

Por que Harry está sendo deixado no escuro e não recebe updates sobre a saúde de Charles e Kate Middleton

Atriz marcou presença ao lado da filha 'clone' em um evento no meio da semana na Paris Fashion Week

O hotel com diária de 165 mil reais onde Nicole Kidman está hospedada durante sua passagem por Paris

Três anos após estrelarem um filme juntos, a atriz foi premiada com um Oscar

David Duchovny, astro de 'Arquivo X', diz que merece crédito por ter descoberto Angelina Jolie há 27 anos

Luana Alonso disputou os 100 m borboleta em Tóquio e tenta conquistar sua primeira medalha na França

Nadadora paraguaia se classifica, viraliza nas redes e dispara como favorita ao posto de musa das Olimpíadas

As estrelas de Hollywood marcaram presença em confraternização da Balenciaga

Nicole Kidman e Naomi Watts vão com filhas a evento de grife em Paris e causam polêmica

Lendário cineasta é pai de oito filhos e continua na ativa profissionalmente

Clint Eastwood, aos 94 anos, faz aparição rara para levar filha grávida ao altar em casamento que uniu toda a sua família

Tamayo Perry, que participou de outros filmes e séries como 'Hawaii Five-0', 'Lost', 'A Onda dos Sonhos' e 'O Golpe', teve o corpo encontrado por surfistas em praia no Havaí

Ator de 'Piratas do Caribe' teve braço e perna arrancados em ataque fatal de tubarão, revelam testemunhas

Australiana Carly Sare reuniu seu batalhão de noivos e noivas em uma cerimônia realizada na Ilha North Stradbroke

Fotógrafa se casa com 60 pessoas em festa de três dias na Austrália

Diretor italiano Claudio Gaetani sofreu um ataque cardíaco enquanto andava de bicicleta e teve R$ 1.177 roubados de seu bolso

Policial é flagrado roubando dinheiro do corpo de cineasta morto em rua de Londres