Atualizado em
Raul Seixas (Foto: Aruqivo / O Globo)

Raul Seixas (Foto: Aruqivo / O Globo)

Um dos principais nomes do rock feito no Brasil, Raul Seixas é lembrado em muitos shows quando alguém crita - seja a apresentação de rock, funk ou sertanejo - um "Toca Raul". Entretanto, na última segunda (21), o nome do músico esteve envolto em uma polêmica quando Ed Motta disse que Seixas era desqualificado, sem caráter e ruim musicalmente. Mas Raulzito nunca precisou de ninguém nem para brilhar, nem para criar controvérsias, e abaixo citamos cinco eventos que ajudaram a fazer a fama do Maluco Beleza.

> DEIXA EU BRILHAR - Raul era um elogiado produtor musical, e se lançou como músico contra a vontade da gravadora onde trabalha. Principalmente porque lançou o disco coletivo Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 junto com Edy Starr, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada. O fato de ter trabalhado "do lado" da gravadora foi o argumento usado por Ed Motta para atacar Raul, como se ele tivesse agido contra a classe musical ao dedicar seu esforço aos 'patrões'.

> X-9? - Em 2019, uma passagem do livro Não Diga que a Canção Está Perdida, de Jotabê Medeiros, acabou sendo interpretado como uma possível traição de Raul a seu então parceiro de composições Paulo Coelho no caso de sua prisão pela ditadura militar em 1974. O próprio escritor entendeu a passagem como um caso de 'trairagem' e escreveu em suas redes sociais: “Não confirmei e não confirmo nada. Eu apenas vi o documento e me senti abandonado na época”, dando a entender que também acredita na teoria. De seu lado, Jotabê disse que cada um deveria tirar as próprias conclusões.

> O COVER PERFEITO - Em 1982, Raulzito foi se apresentar em Caieiras (SP), mas foi acusado de ser um cover de si mesmo. Irritado, apresentou apenas três músicas e se negou a tocar "Gita", um pedido da plateia. A confusão se armou e acabou na delegacia. O delegado local, crente de que o artista era um impostor, puxou a barba do roqueiro, arcertou-lhe com um tapa na orelha e o mandou para o xilindró. Raul só conseguiu se ver livre da enrascada depois que sua companheira Kika chegou na cidade com seus documentos, provando sua identidade.

> DIAGNÓSTICOS - O produtor José Carlos Mendonça revelou que, certa vez, Raul desmaiou em pleno palco, durante uma apresentação. Dada a natureza etílica que o roqueiro encarnou em boa parte de sua vida, muitos acharam que ele estaria ébrio de cair, mas Mendonça diz que o motivo do "apagão" foi outro. Raulzito começava a sentir os sintomas graves da hepatite, sendo socorrido e retomando a apresentação, que não durou mais muito tempo por conta de sua saúde debilitada.

> MULETA? - Em um dos piores momentos de sua saúde, no ano de 1989, Raul assinou uma série de shows ao lado de Marcelo Nova. Se por um lado muita gente acredita que as apresentações trouxeram bem-estar e satisfação para o roqueiro se reconectar com seu público fanático, por outro muitos acreditam que a turnê só abreviou sua existência e serviu para Marcelo se aproveitar do prestígio de Raulzito para se promover.