Saúde

Por Beatriz Cristina

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, pela primeira vez, o uso de uma injeção semanal para tratar a obesidade. Chamado de Wegovy, o medicamento tem a semaglutida como princípio ativo, e é o primeiro a ser liberado no país com o objetivo exclusivo de perda de peso. Porém, ainda não há uma data definida para que o remédio chegue ao Brasil, segundo a farmacêutica Novo Nordisk, responsável pela fabricação.

A semaglutida é utilizada como um análogo ao GLP-1, hormônio presente no intestino. “Em relação à obesidade, essa medicação aumenta a saciedade, diminui o apetite e a lipogênese (formação de gordura)”, explica a nutróloga Patricia Cavalcante.

De acordo com a nota divulgada pela Anvisa, a caneta injetável de Wegovy é indicada para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 27 kg/m2, em casos de sobrepeso ou obesidade. O órgão destaca que o uso da medicação deve ser acompanhado de exercícios físicos e alimentação balanceada.

Nos últimos meses, profissionais já vinham receitando um medicamento com o mesmo princípio ativo do Wegovy para a perda de peso. O Ozempic, injetável indicado para diabetes tipo 2, também possui semaglutida na composição e apresentou números satisfatórios nos tratamentos, de acordo com estudos publicados no jornal científico The New England Journal of Medicine.

Porém, por ser um benefício que não estava previsto na bula, o Ozempic é prescrito em regime off label. “É importante lembrar que o uso off label pode ser feito pelo médico, desde que o paciente esteja ciente que seu uso ainda não está recomendado na bula, mas que há segurança e há efetividade no tratamento quando há acompanhamento”, diz Patricia.

Mesmo assim, a médica afirma que a liberação de um medicamento específico para a obesidade é um passo importante no tratamento do quadro. "Diminui ainda o estigma da população e de outros profissionais da saúde quanto às possibilidades terapêuticas medicamentosas, principalmente em relação à segurança do uso", continua.

Como são feitas a partir da mesma substância, não há muitas diferenças entre as duas injeções. “A única questão é que o Ozempic manterá as dosagens de 0.25, 0.5 e 1.0mg para tratamento de diabetes, enquanto o Wegovy para tratamento de obesidade terá essas doses e doses maiores de até 2,4mg por semana (0.25, 0.5, 1.0, 1.7 e 2.4mg)”, diz Patricia.

Redução de peso

A aprovação do medicamento foi feita a partir dos resultados obtidos no programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity). Nele, os pacientes que utilizaram o Wegovy conseguiram uma perda de peso corporal média de 17% em 68 semanas, enquanto os do grupo placebo perderam 2,4%.

“Se estiver dentro das mesmas normas que os anteriores, não vai precisar de receita médica para a comercialização, o que é um grande problema, pois facilita o uso indiscriminado da medicação”, afirma a nutróloga Esthela Oliveira.

De qualquer forma, mesmo com a liberação da Anvisa, é importante que o uso do medicamento seja feito com prescrição e acompanhamento médico. “Por ser uma doença crônica, a obesidade precisa de avaliação médica frequente”, diz Esthela.

Mais recente Próxima Epstein-Barr: o que é o vírus da 'doença do beijo' e sua relação com esclerose
Mais do Marie Claire

Mulher de 31 anos é casada, tem conta de sucesso no OnlyFans e já protagonizou documentário sobre ménage

Quem é Linda de Sousa Abreu, guarda brasileira que foi filmada fazendo sexo com presidiário em Londres?

Casal aproveitou dias de folga para viajar aos Estados Unidos

Larissa Manoela combina look de cowboy com o marido em viagem ao Texas

Casal está na cidade para o Festival de Parintins

Sophia Abrahão curte passeio de barco com Sérgio Malheiros no primeiro dia em Parintins

Acessório em alta há muitas temporadas, a meia-calça colorida se tornou "polêmica" de novo depois de Graciele Lacerda usá-la para um evento junino; aqui, te explicamos a tendência e como usar

Graciele Lacerda, Gkay: as famosas que apostaram na polêmica meia-calça vermelha e dividiram opiniões

Ex-BBBs acompanharam a noite de sucesso da companheira de reality e o destaque vai para o gaúcho, que não tirou os olhos da amada e roubou a cena ao se mostrar mais apaixonado do que nunca

Matteus se 'derrete' por Isabelle durante apresentação na 1ª noite do Festival de Parintins; veja vídeo

Apresentadora chegou ao país recentemente e tem mostrado suas aventuras por lá

Sabrina Sato dá susto em Sasha Meneghel nas ruas do Japão; assista ao vídeo

Atriz apareceu a bordo de um look bem ousado

Bruna Griphao deixa marquinha de bronzeado à mostra em novo clique

Momento foi divulgado por Matteus em live nas redes sociais

Após flerte nas redes sociais, Davi Brito aparece beijando musa do boi Garantido

Clariana Souza descobriu que estava grávida de Valentim em 2019. Após uma gravidez desejada, a empreendedora e seu marido não poderiam estar mais felizes. Mas, os dois descobriram que o bebê tinha neuroblastoma, um câncer infantil que foi fata. Um mês depois, ela engravidou novamente. É essa história que ela conta a Marie Claire em um relato comovente

'Perdi meu filho para o câncer, entrei em depressão profunda, mas fui surpreendida por uma nova gravidez um mês depois'

Ailla Pacheco, 34, ficou internada por quatro meses devido ao quadro de hepatite fulminante que a levou a precisar passar por um transplante de fígado. Hoje, a psicóloga e neurocientista luta para que pessoas transplantadas tenham mais direitos à saúde mental

'A hepatite fulminante me fez parar de andar, comer e falar. Fui morrendo aos poucos, mas renasci com um transplante de fígado'