Saúde

Por Marie Claire Austrália, Com Tradução de Camila Cetrone, de Marie Claire Brasil


Ozempic: o que acontece com o corpo depois de 5 meses de uso? — Foto: Getty Images
Ozempic: o que acontece com o corpo depois de 5 meses de uso? — Foto: Getty Images

A primeira vez que ouvi falar sobre Ozempic foi por meio da atriz Kyle Richards, estrela do reality show Real Housewives, que falou abertamente sobre usar o controverso medicamento para perda de peso, no início de 2023.

Pouco depois, notei que minhas amigas haviam começado a aderir ao medicamento ou estavam falando sobre começar a tomá-lo. Foi só depois que uma das minhas amigas – que, assim como eu, tem Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) – foi receitada com o medicamento que pensei que talvez devesse considerar seguir esse caminho.

Quando se tem SOP, significa que há um problema de insulina, então pode ser difícil perder peso. No passado, tentei de tudo, desde um nutricionista e personal trainer (que ainda tenho) até pilates e jejum intermitente. Nada funcionou. Farta de não ver resultados, fui ao médico, que disse que eu seria uma boa candidata para tomar o medicamento. Decidi que valeria a pena tentar.

Admito que, depois que peguei minha receita pela primeira vez, estava aterrorizada. A caixa do Ozempic ficou na minha casa por mais de um mês. Eu estava preocupada com a reação do meu corpo, porque ouvi dizer que o medicamento ou faz bem ou, em casos extremos, pode levar à internação por vômitos e náuseas.

Eventualmente, tomei coragem. Começando com uma dose muito baixa, passei a aplicar a injeção diligentemente uma vez por semana. Nos primeiros dias, admito, me senti ligeiramente enjoada, mas esses sintomas diminuíram gradualmente e comecei a ver resultados.

Depois de tomar o aclamado “milagroso medicamento para perda de peso” por mais de quatro meses agora, aqui estão meus pensamentos.

Os efeitos colaterais

Depois que a náusea inicial diminuiu, definitivamente comecei a perceber que meu nível de energia caiu significativamente em relação ao que costumava ser, o que é apenas algo que agora aprendi a conviver.

Como comecei minha jornada com o Ozempic às vésperas da temporada de festas, também notei que minha tolerância ao álcool mudou. Meu médico me aconselhou a não beber muito enquanto tomava Ozempic, mas mesmo assim descobri que o álcool me fazia sentir mal e que só conseguia tomar três taças de vinho antes de começar a ficar indisposta.

O maior benefício foi meu apetite suprimido. Normalmente, tomo um café da manhã leve, como uma salada no almoço e, às vezes, no jantar, eu poderia simplesmente comer cenouras e ficar bem, sem nenhum desejo adicional.

A única coisa que ninguém te avisa é que logo após a injeção, o estômago incha. Fiquei parecendo uma grávida. Mas, felizmente, isso geralmente passa depois de algumas horas.

Ozempic funciona para perda de peso?

Desde que comecei minha jornada com o Ozempic em setembro passado, perdi um total de cinco quilos. Embora a maioria das pessoas geralmente perca muito mais peso do que eu, acredito que não teria perdido esses cinco quilos sozinha.

Infelizmente, agora estou em um ponto em que, no último mês, não perdi mais peso.

Eu recomendaria o uso de Ozempic?

Definitivamente, recebi julgamento e preocupação por usar o remédio para perda de peso. Todos têm opiniões muito fortes e com certeza me arrependo de ter contado a tantos amigos como fiz.

Se eu digo que não estou me sentindo bem ou tenho dor de cabeça por estar cansada, a primeira resposta deles é que é por causa do medicamento.

Para as pessoas que estão considerando tomar Ozempic, eu diria que se você tentou de tudo, então vá em frente. Mas você não deve apenas depender do Ozempic sozinho para perder peso. Tem que ser uma mudança de estilo de vida.

Você não pode apenas ficar por aí se injetando, comendo cheeseburgers e esperar perder peso.

O Ozempic é um compromisso vitalício?

Agora que meu peso estagnou, meu médico me informou sobre outra marca que está chegando, chamada Mounjaro, que dizem ser melhor que o Ozempic. Não tenho planos de parar de tomar Ozempic ou Mounjaro tão cedo. Você pode continuar tomando Ozempic pelo tempo que quiser.

Nenhum dos meus amigos realmente parou de tomar o medicamento ainda, mas não estou muito preocupada.

Já vi pessoas que pararam e conseguiram manter o peso. Acho que se você é alguém que começou a tomar Ozempic e não deu certo, ou se perdeu peso drasticamente mas não mantém um estilo de vida saudável para não ganhar de novo o peso que perdeu, então provavelmente vai recuperar tudo de novo.

Mais recente Próxima Corrimento, IST e infecção urinária: como cuidar da saúde íntima no carnaval
Mais do Marie Claire

Confira celebridades brasileiras que já falaram na mídia sobre a decisão de não serem mães

Ana Paula Padrão, Bruna Linzmeyer, Maju Coutinho e mais: as famosas que decidiram não terem filhos

Você vai em um encontro, mas não faz ideia do que vai vestir? Confira algumas dicas que vão te ajudar na hora de se vestir

Vai em um date? 20 inspirações de looks para um jantar a noite

A cantora andou na passarela da marca Ateliê de Mãe

No SPFW, Marina Sena encerra desfile e é prestigiada por namorado, Juliano Floss

Desfilando pelo Ateliê Mão de Mãe em estreia no SPFW, a atriz exaltou o crochê, uma das tendências adotadas nas roupas da marca

No SPFW, Jeniffer Dias dá spoiler de desfile pela Mangueira no Carnaval 2025

A gafe que tirou risadas dos fãs da artistas aconteceu durante o show da 'Guts World Tour' em Sydney, na Austrália

Olivia Rodrigo comete gafe e pede para irmãos se beijarem durante show: 'Sinto muito'

A apresentadora fez caras e bocas para cliques despojados

Luciana Gimenez faz ensaio conceitual na cama e encanta fãs: 'Deusa'

A influenciadora abriu o álbum de fotos do dia relaxante que curtiu em uma praia dos Estados Unidos

Ana Paula Siebert exibe cinturinha em cliques na praia: 'Dias em Miami'

A influenciadora está passando por um novo tratamento para dores de cabeça

Virginia revela estar em abstinência de remédios para enxaqueca: 'A vontade de desistir é grande'

Em primeira entrevista após o vazamento do B.O. em que denuncia o deputado estadual Lucas Bove (PL-SP) por violência doméstica, Cíntia Chagas fala com exclusividade sobre as agressões e ameaças às quais diz ter sido submetida por mais de dois anos. Afirma ainda que teria sido feita de “cabo eleitoral” pelo ex-marido, detalha o episódio em que foi ferida por uma faca na perna, perseguições recorrentes e coerção por abuso de poder – inclusive citando Ricardo Salles e Michelle Bolsonaro. A Marie Claire, a defesa de Bove afirma “a mais absoluta inocência” e informa “pedido de contracautela” contra Chagas

Cíntia Chagas narra violências que teria sofrido de Lucas Bove: ‘Ele tem arma. Se eu ficasse, o risco era virar mais uma vítima de feminicídio’

A influenciadora desabafou sobre a situação nas redes sociais

Kéfera se confunde e envia mensagem  de crítica diretamente para a pessoa envolvida