Violência de Gênero

Por Redação Marie Claire


Joice Hasselmann comemorou o aniversário de forma diferente neste ano. Aos 45 anos, a jornalista e ex-deputada federal usou as redes sociais para desabafar sobre autoestima. Em um post, feito em um Instagram criado pela política para falar de bem-estar, ela aparece sorrindo em um dia de sol, de biquíni. O que parece uma foto simples para alguns, é de extrema importância para Joice.

Em conversa com Marie Claire, ela lembra do estresse severo e da depressão que enfrentou nos últimos dois anos. A ideia de compartilhar a felicidade nas redes sociais, segundo Joice, foi motivada pela vontade de inspirar outras mulheres a cuidarem da saúde, principalmente a mental.

Joice Hasselmann fala sobre bem-estar — Foto: Reprodução / Instagram
Joice Hasselmann fala sobre bem-estar — Foto: Reprodução / Instagram

“Ganhei 20 kg, e todo esse peso foi decorrente de uma crise profunda e longa de estresse, somada a depressão. Passei um processo de dois anos de bullying, praticamente apanhando todo santo dia do gabinete do ódio. Pessoas que me chamavam de monstro, de Peppa, de tudo o que você pode imaginar. Todos fazendo esse julgamento por conta do peso que adquiri.”

“Então, quando comecei o processo de emagrecimento, passei a receber mensagens no privado de mulheres que também passaram por esse tipo de constrangimento, algumas que sofriam isso dentro da própria casa, com agressões verbais. Recebi relatos de mulheres que, junto comigo, passaram a se cuidar mais. Isso é muito bacana. É claro que não quero fazer julgamento sobre quem tem peso A ou B, isso faz parte do biotipo de cada um.”

Para Joice, a questão principal não envolve números em uma balança, mas um significado profundo. A ex-deputada lembra de um episódio que marcou a sua vida, no Carnaval de 2020, mesmo ano em que foi considerada a mulher mais atacada no Twitter, de acordo com um levantamento da Revista AzMina junto ao InternetLab. A maioria dos episódios de violência tinha conteúdo gordofóbico.

Naquela época, em meio à folia, Joice se isolou em um spa para relaxar. Foi quando teve uma hemorragia, seguida de um pico de pressão alta, que a levou ao hospital. “Parecia que sentia o meu coração batendo no dedo dos pés e das mãos. O fluxo sanguíneo não parava. O resultado foi: tive que ir ao hospital e acabei perdendo o útero, o que foi um choque. Sempre tive problemas, mas foram intensificados pelo meu estado emocional. A partir dali, quando estava me recuperando, decidi mudar.”

“Em um momento com muita dor, ouvindo os aparelhos da UTI, pensei: ‘Não vou continuar com a minha vida assim, não posso me entregar de graça para aqueles que me maltratam’. Saindo do hospital, entrei num novo estilo de vida, cuidando do meu corpo e da minha mente. Quando falo do meu processo, não é sobre perder peso. Não se trata disso. É sobre vencer uma doença”, explica.

A partir desse instante, Joice criou o @bemestarcomjoice, perfil no qual compartilha receitas, rotina saudável e conversa com mais de 30 mil seguidores. “A ideia de criar esse Instagram para dividir a minha história partiu de uma amiga, e tenho muito carinho por essa conta. É um público diferente, e lá falamos de coisas boas, de autoestima. Agora eu começo o projeto 5.0 para chegar nessa idade melhor do que aos 45. E volto a dizer que não estou falando de corpo, mas de bem-estar, de mente, de ser quem eu quero ser e apoiar outras mulheres em suas escolhas.”

Em entrevista, Joice Hasselmann fala sobre ataques que sofreu na política:  — Foto: Reprodução / Instagram
Em entrevista, Joice Hasselmann fala sobre ataques que sofreu na política: — Foto: Reprodução / Instagram

'Ser mulher na política é um grande desafio'

Os episódios de estresse e depressão pioraram ainda mais quando as ofensas enviadas através das redes sociais começaram a chegar à família de Joice, incluindo seus filhos. “Nas redes, fui muito atacada, e não era sobre os meus posicionamentos políticos, meus projetos, as bandeiras que eu defendia, o que seria algo normal dentro da política. Eram em relação ao meu corpo. Estava sendo julgada por ter um peso acima do que o mundo considerava ideal.”

“Foi difícil, agressivo, porque além do julgamento, tinham muitas montagens com minhas fotos, até com animais, colocando meu rosto em porcos, simulando relações sexuais. Chegou ao ponto do meu filho receber essas imagens no celular dele. Doeu muito. E outras mulheres passam por situações parecidas na política, não só pelo peso, mas pelo cabelo, pelas roupas que usam, é um absurdo. Na política vemos essa agressão contra a mulher pelo simples fato de ela ser mulher. O machismo estrutural ainda é muito forte no Brasil.”

Ser mulher na política é um desafio. “Quando entrei na Câmara, decidi que ninguém iria me tratar mal. Em vez de me reconhecerem como uma mulher forte, o que os líderes partidários faziam era me chamar de trator. E não sou um trator. Sou uma mulher que fazia um trabalho político grande, que foi líder de um partido [na época, o PSL], mas que teve de conseguir isso no grito, algo que os homens nunca precisaram fazer.”

Mais recente Próxima São Paulo sanciona lei de proteção obrigatória a mulheres em espaços de lazer
Mais do Marie Claire

Mulher de 31 anos é casada, tem conta de sucesso no OnlyFans e já protagonizou documentário sobre ménage

Quem é Linda de Sousa Abreu, guarda brasileira que foi filmada fazendo sexo com presidiário em Londres?

Casal aproveitou dias de folga para viajar aos Estados Unidos

Larissa Manoela combina look de cowboy com o marido em viagem ao Texas

Casal está na cidade para o Festival de Parintins

Sophia Abrahão curte passeio de barco com Sérgio Malheiros no primeiro dia em Parintins

Acessório em alta há muitas temporadas, a meia-calça colorida se tornou "polêmica" de novo depois de Graciele Lacerda usá-la para um evento junino; aqui, te explicamos a tendência e como usar

Graciele Lacerda, Gkay: as famosas que apostaram na polêmica meia-calça vermelha e dividiram opiniões

Ex-BBBs acompanharam a noite de sucesso da companheira de reality e o destaque vai para o gaúcho, que não tirou os olhos da amada e roubou a cena ao se mostrar mais apaixonado do que nunca

Matteus se 'derrete' por Isabelle durante apresentação na 1ª noite do Festival de Parintins; veja vídeo

Apresentadora chegou ao país recentemente e tem mostrado suas aventuras por lá

Sabrina Sato dá susto em Sasha Meneghel nas ruas do Japão; assista ao vídeo

Atriz apareceu a bordo de um look bem ousado

Bruna Griphao deixa marquinha de bronzeado à mostra em novo clique

Momento foi divulgado por Matteus em live nas redes sociais

Após flerte nas redes sociais, Davi Brito aparece beijando musa do boi Garantido

Clariana Souza descobriu que estava grávida de Valentim em 2019. Após uma gravidez desejada, a empreendedora e seu marido não poderiam estar mais felizes. Mas, os dois descobriram que o bebê tinha neuroblastoma, um câncer infantil que foi fata. Um mês depois, ela engravidou novamente. É essa história que ela conta a Marie Claire em um relato comovente

'Perdi meu filho para o câncer, entrei em depressão profunda, mas fui surpreendida por uma nova gravidez um mês depois'

Ailla Pacheco, 34, ficou internada por quatro meses devido ao quadro de hepatite fulminante que a levou a precisar passar por um transplante de fígado. Hoje, a psicóloga e neurocientista luta para que pessoas transplantadas tenham mais direitos à saúde mental

'A hepatite fulminante me fez parar de andar, comer e falar. Fui morrendo aos poucos, mas renasci com um transplante de fígado'