Viagem

Por Priscilla Geremias, Redação Marie Claire — De Nova York, EUA

Se você ainda não conhece Nova York, nos Estados Unidos, pode imaginar uma cidade repleta de prédios altíssimos espelhados, luzes neon por todas as ruas, tráfego intenso e ruas lotadas. Bom, parte da cidade é bem assim mesmo e longe de ser uma crítica. Para quem ama o agito, a Big Apple oferece o melhor deles.

Mas, se sua vibe for a calmaria e o contato com a natureza, não tire Nova York da sua lista. O melhor de um dos lugares mais visitados do mundo é que é possível curtir das duas formas, com opções para quem segue em busca do agito e de atrações indispensáveis, mas também refúgio de tranquilidade.

Marie Claire visitou a cidade e registra aqui o que você não deve deixar de visitar e, principalmente, onde se hospedar, para aproveitar de ambas as formas:

O sossego

Hotel Brooklyn Bridge

Este oásis urbano e sustentável abriga uma vista deslumbrante, onde estão o East River e o horizonte de Manhattan, e te faz mergulhar na cena cultural do bairro – onde vale visitar o DUMBO, o parque Brooklyn Bridge e a Biblioteca e Museu do Brooklyn.

O bar Harriett’s oferece carta de coquetéis autorais — Foto: Divulgação
O bar Harriett’s oferece carta de coquetéis autorais — Foto: Divulgação

Materiais naturais, alguns recuperados do entorno do hotel, móveis de madeira e plantas ocupam todo o prédio. A sustentabilidade aqui é o centro de tudo. Nas suítes há um filtro de água potável, espaço para doar roupas que não cabem mais em suas malas, uma recomendação para reutilizar as toalhas e ampulheta no box do chuveiro para que seu banho tenha uma duração de cinco minutos.

A decoração do hotel tem foco em sustentabilidade — Foto: Divulgação
A decoração do hotel tem foco em sustentabilidade — Foto: Divulgação

Os tons de madeira e verde te levam a uma tranquilidade que parece tão distante quando pensamos na agitada Nova York. Completam o clima, a piscina e os drinques do bar Harriett's, na cobertura, o Bamford Wellness Spa e os restaurantes The Osprey e Neighbours, perfeito para o café da manhã.

Museu do Brooklyn

O museu, o segundo maior de Nova York, fica em um terreno que faz parte da terra natal ancestral e não cedida do povo Lenape (Delaware). Por isso, como sinal de respeito, a instituição se compromete a abordar as exclusões e apagamentos dos povos indígenas, assim a lista de exibições é sempre impressionante.

As obras permanentes contemplam todos os continentes, pela arte contemporânea e feminista. Entre os destaques da agenda está a exposição "Gigantes: arte da coleção Dean de Swizz Beatz e Alicia Keys", do casal nascido e criado em Nova York, que defendem uma filosofia de “artistas apoiando artistas”. A mostra apresenta uma seleção de obras de artistas negros da diáspora.

Em setembro, o museu abre a exposição "Elizabeth Catlett: uma artista negra revolucionária e tudo o que isso implica". Ela, que morreu em 2012 não recebeu a atenção convencional do mundo da arte concedida a muitos de seus pares. O Brooklyn Museum, em parceria com a National Gallery of Art, preenche essa lacuna com uma mostra de mais de 150 obras que dá a esta artista revolucionária e ativista radical o que lhe é devido.

Vale a pena esticar até o Jardim Botânico e a Biblioteca Pública do Brooklyn também.

Para além do DUMBO

A maioria dos pontos interessantes de se conhecer no Brooklyn é ao ar livre, então aproveite para caminhar bastante ou usar uma bicicleta. O DUMBO (sigla para Down Under Manhattan Bridge Overpass) é um dos lugares mais procurados pelos turistas e é na 25 Washington Street que está o ângulo mais disputado e perfeito para as fotos embaixo da Manhattan Bridge com o Empire State Building ao fundo.

A arquitetura mescla o antigo e o moderno do bairro e, todos os domingos, de abril a outubro, acontece a Brooklyn Flea, feira com opções gastronômicas. E se é de feirinha que você gosta, não deixe de conhecer em Williamsburg a Smorgasburg. O evento acontece ao ar livre aos sábados de abril a outubro no East River State Park, parque com vista espetacular para Manhattan.

Mais uma paissagem deslumbrante para aproveitar o dia fica no Brooklyn Bridge Park, um oásis urbano bom para descansar, fazer um piquenique, assistir ao pôr do sol ou ler um livros após fazer a tradicional travessia da ponte do Brooklyn. No parque está o famoso Jane’s Carousel, carrossel construído em 1922

O agito

W New York – Times Square

A vista da Times Square nas alturas — Foto: Divulgação
A vista da Times Square nas alturas — Foto: Divulgação

No coração de Midtown Manhattan, onde a energia é frenética, sonora, divertida e luminosa, uma fuga moderna e sensual ocupa a Rua 47, entre a Broadway e a 8ª Avenida. O W New York – Times Square tem um design vibrante, do lobby aos quartos, em seus 57 andares. Escolha uma suíte nas alturas e desfrute de uma paisagem que parece saída de um filme, onde as luzes do quarto se misturam com as da cidade.

A modernidade das ruas nas suítes — Foto: Divulgação
A modernidade das ruas nas suítes — Foto: Divulgação

Se as acomodações em Nova York costumam ser menores que o closet de Carrie Bradshaw, de Sex and the City, aqui elas fogem à regra. Depois de aproveitar tudo que há ao redor – como os musicais da Broadway, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e os arra-nha-céus Empire State Building e Summit One Vanderbilt –, você vai perceber que o hotel não pede descanso.

Blue Fin é especializado em frutos do mar — Foto: Divulgação
Blue Fin é especializado em frutos do mar — Foto: Divulgação

A programação inclui música ao vivo e DJs, enquanto o Living Room oferece coquetéis e vinhos. A gastronomia não fica atrás com o restaurante mexicano Dos Caminos e o extenso cardápio de frutos do mar do Blue Fin. Se sobrar energia ou se seus exercícios físicos precisarem ficar em dia, o hotel possui uma academia 24 horas completa.

O Piano Bar é outra opção de entretenimento com música ao vivo — Foto: Divulgação
O Piano Bar é outra opção de entretenimento com música ao vivo — Foto: Divulgação

Nas alturas

Esqueça quem te falou que é um passeio clichê. Ver Nova York de cima é uma das experiências mais legais ao visitar a cidade. E recomendamos do tradicional Empire State Building ao mais recente Summit One Vanderbilt. A busca por ambos é alta, então garanta seus ingressos com antecedência e espere para descobrir Manhattan de outros ângulos.

Empire State Building
Cenário de muitos filmes e séries, o Empire State Building é um dos prédios mais famosos e visitados do mundo. A construção icônica para época e ainda nos dias atuais foi inaugurada em 1931 e tem 381 metros de altura e 102 andares.

O observatório tem seu deque principal localizado no 86º andar. É um espaço ao ar livre, com muro e grades para curtir um visual 360 graus da cidade. Já no 102º andar fica o deque superior, fechado com vidros e climatizado, para poder ser visitado em qualquer época do ano.

Summit One Vanderbilt
O observatório foi inaugurado em outubro de 2021 e sua construção faz parte de um plano de revitalização do coração de Midtown Manhattan, com acesso direto pela famosa estação de trem Grand Central Terminal (lembra dela em Gossip Girl?). O lugar não tem apenas um mirante para a cidade, são três andares de experiências e o artista Kenzo Digital é a mente criativa por trás do projeto.

Destaque para a imersão na sala Transcendence 1, que oferece a experiência multissensorial. São 2.300 metros quadrados de espelhos que criam uma ilusão de um espaço ilimitado. Com reflexos do céu, da cidade e das próprias pessoas não é difícil imaginar o quão lindo fico este espaço no entardecer (e explica porque é o horário mais disputado). E também para a sala Affinity com bolas flutuantes espalhadas por todo o espaço.

Os clássicos musicais na Broadway

O lado agito da cidade só fica completo quando você assiste a um musical. A Broadway em Nova York tem 41 teatros na região conhecida como Theater District então não faltam opções de espetáculos para ver e a lista conta com as melhores e premiadas produções teatrais do mundo inteiro.

Existem os musicais clássicos, que estão há muitos anos em cartaz, mas também tem novas produções por temporadas. Os destaques de 2024 são: Aladdin, O Rei Leão, MJ: The Musical – A história do Michael Jackson, Moulin Rouge, Wicked, Mother Play, Hell’s Kitchen, The Outsiders (Vidas sem Rumo), Mary Jane e Chicago.

Para se programar para sua próxima viagem a Nova York, independente do mood, a melhor dica é ficar de olho no NYC Tourism que reúne os destaques e programação da cidade.

Mais recente Próxima As delícias da Cidade do Cabo, de passeios ao ar livre a vinhos e comidas irresistíveis