Direitos Reprodutivos
Por — São Paulo (SP)


Deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA) pede para retirar assinatura de PL 1094/24, que equipara aborto a homicídio — Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
Deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA) pede para retirar assinatura de PL 1094/24, que equipara aborto a homicídio — Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

A deputada federal evangélica Renilce Nicodemos (MDB-PA) emitiu um requerimento em que pede que sua assinatura seja retirada do PL nº 1094/24, que equipara o aborto após a 22ª semana a homicídio e teve requerimento de urgência aprovado na Câmara. O documento foi enviado à Mesa Diretora da Câmara, mas a deputada já havia anunciado a decisão na última quinta-feira (13).

Integrante da bancava evangélica, Nicodemos era uma das 12 mulheres que assinaram o PL. Afirmou à Folha de S.Paulo que é favorável aos casos em que o aborto é legal e previsto em lei: gestação decorrente de estupro, anencefalia fetal e de risco de vida à pessoa gestante. Marie Claire tentou contatar a deputada e aguarda retorno.

Ela percebeu que o projeto, de autoria do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), não está "de acordo com o meu pensar e a forma com a qual eu defendo crianças e mulheres".

"Antes eu tinha entendido que era um projeto que daria benefícios e proteção às mulheres. Mas fui me aprofundar e vi que no texto tem uns parágrafos que diz que a mulher terá pena maior do que o próprio estuprador", afirmou Nicodemos à Folha. "Preferi fazer a retirada da assinatura porque tenho certeza absoluta que esse projeto não irá favorecer nem as mulheres nem as nossas crianças, somente esses agressores e estupradores. Sou contra o projeto", continuou.

A parlamentar, que é suplente na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, também foi considerada para ser relatora do PL na Câmara, mas recusou. O presidente do Plenário, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que escolherá uma deputada mulher e de centro como relatora, e que tenha uma postura moderada sobre o assunto.

Lira foi o responsável por colocar o projeto em pauta e em votação simbólica, sem registro dos nomes de parlamentares, apenas da posição dos partidos. A votação durou 23 segundos.

PL nº 1904/24 quer equiparar pena de aborto ao crime de homicídio simples

O PL nº 1904/24, nomeado por militantes feministas como PL da Gravidez Infantil, visa equiparar a pena para aborto feito depois da 22ª semana, legalmente ou não, ao crime de homicídio simples. Com isso, a pena pode subir para seis a 20 anos de prisão, a depender do entendimento de juízes em cada caso. Especialistas veem o projeto como um retrocesso, além de definirem o projeto como uma forma de criminalizar ainda mais a realização do aborto no país.

Fontes ouvidas por Marie Claire ratificam que as maiores impactadas podem ser meninas vítimas de estupro. Elas levam mais tempo para detectar a gestação e são, em sua maioria, vítimas de estupro, às vezes por um familiar ou outra pessoa próxima. Dados do Governo Federal apontam que 12 mil meninas entre oito e 14 anos foram mães em 2023.

Além disso, se fosse aprovado, o projeto concederia pena maior para a pessoa que abortar depois de um estupro do que para estuprador. No caso de estupro de uma pessoa adulta, a sentença pode ir de 6 a 10 anos. Se a vítima for menor de idade, varia de 8 a 12 anos. No caso de estupro de vulnerável, de 8 a 15 anos. Se resultar em lesão corporal grave, a sentença pode chegar a 20 anos.

Mais recente Próxima OMS não aconselha limite gestacional para aborto e recomenda assistolia fetal; veja diretrizes
Mais do Marie Claire

Cantora apareceu gritando em vídeo compartilhado nas redes sociais e MC Daniel reagiu

Anitta dá 'esporro' em MC Daniel, David Brazil e Maya Massafera ao apressar amigos para curtirem noite na Grécia: 'Quem não está na van, vai ficar'

Larissa Lucchese, nossa diretora de moda super ligada nas tendências, nos ajudou a responder a grande questão: como montar um guarda-roupa elegante? Veja aqui algumas dicas certeiras para te ajudar a chegar no seu objetivo em grande estilo -- e com looks nada óbvios

9 peças de roupa para um armário elegante, segundo nossa editora de moda

A bolsa clutch se destaca por seu design compacto, funcionalidade para carregar itens essenciais e toque de estilo no look; preços começam em R$ 77 e vão até R$ 246

Bolsa clutch: 6 modelos pequenos no tamanho mas grandes no estilo

A artista está curtindo o verão europeu com amigos

Anitta brinca sobre ‘tocar o terror na Grécia’ e depois ir para retiro espiritual: ‘Minha cara’

A dupla lançará uma nova versão de "Lay Me Down" como parte da edição comemorativa de 10 anos do 1º álbum do artista, "In The Lonely Hour"

IZA aparece com Sam Smith após anunciar música com o cantor: 'Que honra'

Está buscando por ideias criativas e simples de como decorar suas unhas? Veja 50 fotos para se inspirar e entrar de cabeça na tendência para 2024.

Unhas em gel decoradas simples: 45 ideias de decorações para você fazer na sua unha e se jogar na tendência

Vídeo que conta a história já foi assistido por mais de 8 milhões de internautas. O túmulo também virou assunto após a cantora Halsey lançar um clipe com referências à lenda urbana

Este túmulo promete engravidar mulheres: conheça a lenda urbana de Victor Noir

O trio está na Grécia

Giovanna Lancellotti se junta ao verão europeu com Bruna Griphao e Vivi

A apresentadora postou o registro nas redes sociais

Nicole Bahls é atacada por vaca Anitta durante brincadeira: 'Sem cabeçada'

De férias na Grécia, atriz encanta seguidores ao aparecer ao lado do namorado; casal está hospedado em hotel de luxo

Giovanna Lancellotti surge de biquíni e dá bronca no noivo: 'Férias? Não conhece'