Papo Astral

Por Adriana Kastrup

Taróloga, autora da coluna Papo Astral.

Lá atrás, quando era ainda uma jovem estudante, nas aulas de português, tinha uma cisma enorme com o tal do hífen. Primeiro porque achava-o totalmente desnecessário. Depois, porque palavras que acabam com “n” são pedantes e sem personalidade e, finalmente, porque ele é usado ao mesmo tempo, tanto para separar quanto para unir. Sempre o achei um tremendo em cima do muro.Mas vamos a ele. O Aurélio prega que hífen é um sinal gráfico usado para ligar palavras compostas, fazer junções entre pronomes oblíquos, separar sílabas e unir algumas palavras precedidas de prefixos.

O Ceifador, Arcano XIII e que rege esta semana, faz a mesmíssima coisa. Une e separa. Separa e une. Uma das principais funções do estresse é fazer uma pessoa se mexer para mudar uma situação. Entretanto, são os eventos e as situações que devem ser o gatilho, não as pessoas. A vida já é uma panela de pressão por si só, portanto, não precisamos de ninguém que a piore.

Às vezes queremos tanto pertencer a alguém ou a algo que nos dispomos a usar máscaras bem desconfortáveis. Mudar constantemente pelos outros nos faz esquecer de como sermos nós mesmas. No final, acabamos por nos perder exatamente porque precisamos estar em dia com a insana “troca de figurino e maquiagem”, a depender da demanda do cenário vigente e dos representantes da “peça” da vez. Com essa trabalheira toda é inevitável a demora para nos encontrarmos.

O astral dos próximos dias a convida a ser você mesma e à autenticidade. Chama-te ao encontro daquela solidão inevitável da vida, com decisões únicas e escolhas solitárias tão difíceis onde o outro é apenas coadjuvante ou um mero ouvinte, por vezes fazendo papel de “olheiro”. Minha avó dizia que a pior solidão é não estar confortável consigo mesma e que quando se torna quem realmente é, vai, definitivamente, conhecer e estar com as pessoas certas.

Gente pequena se despede com traição. Gente grande quando quer ir embora levanta a cabeça, estende as mãos e diz adeus. Mas não pense que esta será uma semana ruim. Ao contrário, seremos brindadas com libertações, livramentos e 'ufas'! Hora de aprender com tudo o que vivemos. Desta forma, tudo se torna uma luz que iluminará o nosso caminho e deixará a vida acontecer, comme il faut!

A começar por hoje, domingo, onde o dia será todo salpicado por sinais e insights e a intuição gritará em vez de falar. Dê voz aos seus instintos, acredite no seu faro e veja bem quem está trazendo peso, quem está dando um impulso real à sua vida e retire a bagagem extra sem dó. Fardos não são bem-vindos sob este céu e segunda e terça-feira serão os melhores dias para usar a foice, especialmente se estiver rodeada daquela gente que sempre “encontra” um “bom” caminho para você.

Hora de não deixar que te definam ou limitem; se existe alguém na sua vida que não param de te cansar, estressar e perturbar, ceife-as ou minimize seu relacionamento com elas pelo seu próprio bem. Minha avó dizia que pessoas que não tem o hábito (ou não gostam) de falar cara-a-cara são as que ficam brincando com os erros dos outros enquanto tratam de esconder os seus. Ainda nesta terça-feira, atenção para não cair em golpes ou perder dinheiro. Confira contas e faturas.

Separe a quarta-feira pela manhã para seu melhor treino físico ou para cuidar da aparência. O astral é ótimo para dar aquele trato na figura. O risco deste dia é exagerar nas fantasias, então aproveite a lua minguante e opte por fazer faxinas, limpezas e organizações e a sua jornada será maravilhosa. Olho também no trânsito, nas comunicações e nas redes. O dia é truncado, confuso e com risco de acidentes. Cheque tudo que precisar assinar, revise as respostas e os e-mails. Mal-entendidos serão fáceis de acontecer aqui. Evite também o mercado financeiro. O dia está instável e com muitas oscilações. Dia 16, quinta-feira, talvez seja o mais enrugado do mês. Hora das falcatruas, dos desvios e do disse-me-disse. O astral estará ácido, conversas viram brigas, oponentes aparecem de todos os lados munidos de arco e flecha, rolam cenas de ciúmes descabidas, cobranças exageradas e muito non-sense. Sublinhe esta data e procure trabalhar

de casa ou sozinha. Escolha tarefas difíceis e que exijam concentração e silêncio, assim você fica de fora das fofocas e da agressividade da vida. Pode haver dificuldades com a internet, serviços fora do ar e episódios da mãe natureza envolvendo água, fogo, faísca e fumaça. Certifique-se que seu sistema elétrico está em dia. Felizmente a 6ª feira acorda melhor facilitando acordos financeiros, pedidos de desculpas e palavras mais doces. Todavia, como ainda haverá rastros deixados pelas turbulências da semana, é prudente ter cuidado com as palavras e não cutucar quem está quieto. Imprevistos e mudanças súbitas ainda estão no cardápio dos próximos dias e saber improvisar a salvará de qualquer encruzilhada. Veja. A vida não nos acontece por acaso; somos nós quem criamos a nossa realidade. Por isso, vale prestar muita atenção naquilo que fazemos todos os dias; até mesmo naquelas que tomamos como garantidas.

Lembre-se que aquelas que conseguem sentir dor são apenas humanas. E a coisa mais linda que convém ao ser humano é a misericórdia. Perdoe-se, se precisar.

Mais recente Próxima Astral da semana: 'A racionalidade e a praticidade assumem o protagonismo'