Boa de Copo

Por Elaine de Oliveira

Sommelière carioca, louca por vinhos e outros shots. Colunista de vinhos e enoturismo.

Por , colunista Marie Claire — do Rio de Janeiro (RJ)

O sonho de toda Boa de Copo como eu é descobrir a cura da ressaca, que é simplesmente uma sinalização do corpo para nos lembrar de sermos mais moderadas. Porém, se tratando de Carnaval, isso pode ser um desafio.

É bom estarmos cientes do porque ficamos de ressaca: o organismo se intoxica e reage com sintomas como dores de cabeça, náuseas e sede, muita sede! — todos eles por conta da desidratação provocada pelo consumo excessivo de álcool.

Listei 8 dicas simples e infalíveis que vão te ajudar a passar por isso e amenizar o sofrimento:

1. Hidrate-se, hidrate-se, hidrate-se!

Não canso de repetir: a água é e sempre será a sua melhor amiga durante o Carnaval. Enquanto estiver aproveitando os blocos de rua ou os desfiles das escolas de samba, certifique-se de manter-se bem hidratada, intercalando bebidas alcoólicas com água, é a maneira mais inteligente de evitar a ressaca. Isso ajudará e muito a prevenir a desidratação.

2. Coma alimentos nutritivos antes e durante as festas

Antes de se jogar na folia, faça uma refeição nutritiva e equilibrada. Escolha alimentos ricos em carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis, que ajudarão a manter seus níveis de energia estáveis e a absorver o álcool de forma mais lenta. E não se esqueça de fazer lanchinhos leves durante os bloquinhos de rua, para manter o corpo nutrido.

3. Escolha suas bebidas com sabedoria

Procure não beber tudo que vê pela frente e preste atenção no que te oferecerem, dê preferência às bebidas de qualidade e evite aquelas com alto teor de açúcar e aditivos artificiais, que tendem a intensificar os efeitos da ressaca. Vinho, cerveja e destilados de boa qualidade são escolhas mais amigáveis para o seu corpo.

4. Reponha eletrólitos com água de coco e isotônicos

É fundamental restabelecer os eletrólitos, como o sódio e o potássio. Tanto a água de coco quanto as bebidas isotônicas são excelentes opções para isso. Além de serem eficazes na reposição de líquidos, elas gradualmente restauram a energia do corpo, auxiliando na redução da ressaca.

5. Coma frutas e beba sucos naturais

Frutas são ótimas companheiras, antes, durante e depois do carnaval. As que são ricas em água como melancia, melão e uvas são ótimas opções. Beba muito suco natural da fruta, que são nutritivos, proporcionam um rápido aumento nos níveis de glicose no sangue e são repletos de vitaminas.

6. Conte com a ajuda de Sal Marinho

Uma excelente sugestão para reabastecer os sais minerais é adicionar ¼ de colher de chá de sal marinho em um litro de água. Ele contêm uma variedade de 80 minerais essenciais ao organismo, que auxiliarão na sua revitalização.

7. Beba Chá

Chá de gengibre e boldo são ótimos para ajudar na ressaca. Para o de gengibre, ferva 10 pedaços de fatias da raiz fresca em um litro de água, já o de boldo, ferva 7 folhas para 1 litro de água, ou faça um suco verde com 5 folhinhas em dois copos de água. O suco comigo funciona que é uma beleza!

8. Mel

Um elemento essencial na reconstrução pós ressaca é o mel. Com sua elevada concentração de frutose e glicose, além de suas propriedades anti-inflamatórias, torna-se um aliado indispensável.

Por fim, lembre-se de que Carnaval é tudo de bom, mas com uma dose de responsabilidade, fica melhor ainda. Divirta-se, dance muito até o amanhecer, respeitando sempre seus limites e não dando espaço para a ressaca estragar a sua diversão.

Agora é só escolher a fantasia e cair na folia, o Carnaval espera por você!

Mais recente Próxima Espumantes e astrologia: escolha o vinho perfeito de acordo com seu signo para entrar em 2024 com o pé direito