Os dias de isolamento social vão se acumulando e, às vezes, o tédio toma conta das horas livres, principalmente para quem tem crianças em casa. Pensando nisso, selecionamos 15 jogos de tabuleiros e cartas para fugir um pouco da tecnologia e reduzir o estresse nesse momento confuso. Ah, tem opções para todos os gostos, inclusive, para quem mora sozinha. Confira:
Banco imobiliário
O clássico americano criado em 1932 é um dos jogos de tabuleiro mais vendidos no mundo. Aqui, você tem que ter faro aguçado para os negócios! O jogo faz com que seus jogadores (de 2 a 6 participantes) sejam proprietários de imóveis, bairros e empresas. Visto isso, toda vez que o adversário parar em um de seus terrenos, te pagará um valor. Dessa maneira, o objetivo do jogo, é, claro, não falir, né?
Baralho
Quem nunca esqueceu da hora jogando Truco, Tranca, Buraco, Porco, Pife, Paciência... São tantos os jogos de cartas que fica até difícil listar todos eles. Então, junta a família na sala e se divirta com o set de cartas que atravessou gerações e nuuunca sai de moda!
UNO
É fácil de começar... Difícil mesmo é parar de jogar! Por ser um dos jogos de cartas mais conhecidos do mundo, é quase impossível que você nunca tenha esperado o momento certo para atrapalhar o oponente com as cartas de +4 ou bloqueio. Podendo ser jogado por pessoas de todas as idades, o objetivo é ser o primeiro a se livrar de suas 7 cartas. Ah, sem esquecer que quando você tiver apenas uma carta na mão, precisa gritar “UNO!”
Imagem e ação
O jogo reúne adivinhação e muita criatividade. Os jogadores devem ser divididos em equipes — no mínimo duas, no máximo quatro. A regra é que cada participante precisará desenhar uma palavra ou expressão para os adversários tentarem acertar. Atentas: é proibido falar, fazer mímicas escrever letras e números.
Sagrada
E quem disse que não tem jogo de tabuleiro para quem mora sozinha? No jogo Sagrada existem regras que permitem que você se divirta na sua própria companhia, ou com mais 3 pessoas. Trata-se de uma competição artística para criar o mais perfeito vitral da Sagrada Família, que fará parte do Templo Expiatório da Sagrada Família em Barcelona, na Espanha. Os jogadores pontuam com base em objetivos públicos e pessoais. Após 10 rodadas, ganha quem faz mais pontos.
EXIT
Outro que você pode jogar sozinho sem perder a graça é EXIT. Nesse jogo você precisa ter espírito de equipe, criatividade e instinto de investigação para descobrir códigos, resolver enigmas, coletar objetos e conquistar a liberdade. Com isso, você pode se desafiar para desvendar tudo sozinha. O mercado disponibiliza várias versões do jogo, ou seja, você pode escolher a que mais combina com sua personalidade.
Dubble
Não é à toa que o Dobble está entre os jogos mais vendidos da Amazon, é rápido e incrivelmente divertido! Cada partida tem menos de 15 minutos de duração, e é composto por 55 cartas que possuem 8 símbolos, há sempre um único símbolo em comum entre duas cartas. Portanto, o objetivo é que você o encontre antes de seus oponentes. Dependendo das regras escolhidas, você poderá se livrar de suas cartas, entregar cartas para os seus adversários, ou até mesmo roubar cartas deles.
Detetive
Se você é apaixonada por investigações criminais e misteriosas, esse jogo foi feito para você! Aqui, os participantes são detetives que precisam ser ágeis em desvendar um caso, descobrir quem é o assassino, qual arma ele utilizou e em qual local aconteceu o crime. Tudo com uma infinidades de pistas, acusações e reviravoltas.
Sushi Go
Quem? Com qual arma? E quando? São as perguntas que os jogadores terão que responder para descobri como um assassinato aconteceu. Em Sushi Go as três cartas do crime ficam viradas para baixo na mesa, fora da vista dos jogadores, e o restante é distribuído entre eles. O tabuleiro pode ser jogado por 3 a 6 jogadores.
Dixit
O objetivo de Dixit, vencedor do prêmio de melhor jogo do ano em 2010, é descobrir qual é a carta escolhida pelo narrador da partida, entre todas as que estão em jogo, e ganhar pontos. O narrador precisa detalhar ela para que os participantes descubram. Mas a maior dificuldade é que cada uma tem uma imagem única e inusitada, diferente de tudo que você já viu!
Jogo da Vida
No famoso Jogo da Vida, os jogadores enfrentam situações que remetem a trajetória da vida, como ter uma carreira de sucesso, independência financeira e formar uma família. Mesmo com os golpes e as surpresas do futuro, o participante com mais dinheiro ao fim do jogo é o ganhador da partida. O jogo, que pode ter de 2 a 6 participantes, é indicado para pessoas maiores de 7 anos.
Rummikub
O jogo abstrato pode ter de 2 a 4 jogadores na partida. Cada participante inicia com 14 pedras, e o objetivo é descartar todas elas, baixando os jogos sobre a mesa, com combinações permitidas pelas regras. As jogadas podem ser estruturadas por sequências numéricas de mesma cor, ou de números iguais e cores diferentes. Mas o que deixa o game mais interessante é que você pode “encaixar” suas peças nos jogos baixados pelos outros jogadores.
Azul
Neste jogo de tabuleiro contemporâneo o senso estético é muito importante. Os jogadores competem como artesãos, decorando as paredes do maravilhoso Palácio Real de Evora, em Portugal. Em cada partida, os participantes devem escolher azulejos para revestir a parede mostrada no tabuleiro, seguindo regras específicas. Ganha quem fizer mais pontos. O jogo termina após pelo menos um jogador completar uma fileira horizontal de 5 azulejos consecutivos em sua parede.
Red 7
Red7 é um jogo de bolso – também conhecido como pocket game – para 2 a 4 jogadores maiores de 9 anos. Além disso, se você procura um game mais em conta, esse é o mais indicado, ele está disponível para ser impresso em uma versão mais acessível. O baralho de 49 cartas, possui três características: um número de 1 até 7, uma cor e apenas uma regra. Aqui, quem fica por último vence, ou seja, você precisa ser estratégico para eliminar os outros amigos. Fora que as regras podem ser mudadas pelos participantes, o que deixa a partida mais intensa.
This War of Mine
Em This War of Mine você será um policial tentando sobreviver em uma zona de conflito por 40 dias. Muita ação e adrenalina emocionam as partidas que levam a versão de vídeo game para o tabuleiro. O jogo se divide em duas partes: durante o dia, no qual você pode fazer reparos em seu abrigo para garantir conforto, e à noite, onde você pode mandar um de seus colegas em busca de comida mantimentos.