• Redação Galileu
Atualizado em
Aranhas machos saltam para escapar da morte após a cópula (Foto: Shichang Zhang)

À primeira vista, os machos da aranha Philoponella prominens podem não parecer os melhores companheiros para um relacionamento. Isso porque, depois da cópula, eles batem em retirada abruptamente, afastando-se de suas parceiras. O que os pesquisadores da Universidade de Hubei, na China, descobriram é que esse comportamento se deve ao fato de que, se o macho não se separar imediatamente após o sexo com uma fêmea, ele corre o risco de ser morto e consumido por ela logo depois do ato.

O estudo, publicado na revista Current Biology em 25 de abril, analisou 155 acasalamentos bem-sucedidos de aranhas em laboratório. Os únicos três machos que não conseguiram catapultar depois da cópula foram rapidamente capturados, mortos e comidos pela fêmea. Os pesquisadores também intervieram e impediram fisicamente que 30 aranhas machos pulassem após a cópula — e todas se tornaram presas de suas parceiras.

Usando câmeras de alta resolução e alta velocidade, os cientistas puderam observar que após o ato, as aranhas masculinas parecem usar suas patas dianteiras para chutar a fêmea, jogando-se no ar a até 88 centímetros por segundo (cm/s). Para cada segundo de seu voo, a aranha gira cerca de 175 vezes.

Veja no vídeo abaixo:

De acordo com os pesquisadores, a pressão hidráulica do acúmulo de fluido nos membros anteriores é o que permite que o macho salte em alta velocidade. Este mecanismo é um pouco diferente do que é visto em outras aranhas saltadoras, que tendem a estender seu quarto par de pernas para poder saltar.

Na natureza, os machos dessa espécie podem acasalar até seis vezes com a mesma fêmea. Para continuar voltando, o macho mantém uma linha de segurança continuamente amarrada à teia da parceira. Quando os pesquisadores cortaram essa linha de segurança no laboratório, as aranhas machos caíram quando catapultaram, e não conseguiram subir de volta para a fêmea.

“As fêmeas podem usar esse comportamento para julgar a qualidade de um macho durante o acasalamento”, explica o pesquisador do comportamento animal Shichang Zhang, da Universidade de Hubei, em comunicado. "Se um macho não pode realizar a catapulta, então mate-o, e se um macho pode fazê-lo várias vezes, então aceite seu esperma."